EVA SOBRE EVITA: O PAPEL DE HISTORIADORA E ESCRITORA CRÍTICA EM A COSTA DOS MURMÚRIOS

Autores

  • Henrique Barbosa Borgato Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Resumo

Escrito por Lídia Jorge, em 1988, A costa dos murmúrios apresenta a personagem Eva Lopo, que observa externamente sua vida, durante seu casamento com um militar português e sua estadia na África, no início dos anos 1970. Ao longo do romance, é perceptível o trabalho teórico e analítico que a narradora-personagem faz a respeito de seu próprio passado. Essas características narrativas permitiram a identificação de uma semelhança com a definição teórica de historiador que Leyla Perrone-Moisés faz. Além disso, o conceito de desconstrução de Culler também está presente, quando Eva desconstrói inúmeros ideais, como o discurso militar. O presente trabalho focou dois objetivos: identificar o escritor-crítico ou historiador, teorizado por Leyla Perrone-Moisés, e também a desconstrução, teorizada por Culler.

 

DOI: 10.5935/1984-6614.20200013

Biografia do Autor

Henrique Barbosa Borgato, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Formado em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UEPG.

Referências

CULLER, J. A desconstrução. In: _____. Sobre a desconstrução: teoria e crítica do pós-estruturalismo. Rio de Janeiro: Record; Rosa dos Tempos, 1997, p. 99-127.

DERRIDA, J. Margens da filosofia. Campinas: Papirus, 1991.

JORGE, L. A costa dos murmúrios. Rio de Janeiro: Record, 2004.

LANSON, G. Essais de méthode et de critique littéraire. Paris: Hachette, 1975.

PERRONE-MOISÉS, L. A modernidade em ruínas. In: _____. Altas literaturas. Escolha e valor na obra crítica de escritores modernos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 174-215.

_____. História literária e julgamento de valor. In: _____. Altas literaturas. Escolha e valor na obra crítica de escritores modernos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 19-58.

Downloads

Publicado

2020-07-03

Edição

Seção

Tempo e memória