LITERATURA & CRÍTICA

Autores

  • Verônica Daniel Kobs Uniandrade

Resumo

A vigésima terceira edição da Scripta alumni apresenta o dossiê intitulado Literatura & crítica. Para desenvolver esse tema, cinco seções da revista apresentam quinze trabalhos, que oferecem diferentes perspectivas e abordagens. Portanto, neste número, as discussões surgem a partir de análises comparativas de épocas, contextos e expressões artístico-ideológicas distintas. Consequentemente, as análises abrangem outras artes e áreas do conhecimento — filosofia, política, cinema, música, história, entre outras —, que complementam a literatura, em um diálogo necessário e constante.

 

DOI: 10.5935/1984-6614.20200001

Referências

BLOOM, B. S. et al. Taxonomy of educational objectives, v. 1. New York: David Mckay, 1956.

CALVINO, I. Por que ler os clássicos? São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CANDIDO, A. Direitos humanos e literatura. Disponível em:

https://bibliaspa.org/wp-content/uploads/2014/09/direitos-humanos-e-literatura-por-antonio-candido.pdf. Acesso em: 9 out. 2019.

CEYLÃO, F. Piada em debate. Helena, n. 6, Curitiba, primavera de 2017, p. 88-99.

CHIAPPINI, L.; FLEISCHMANN, U. Entrevista com Alfredo Bosi. Iberoamericana, v. III, n. 10, [s/l], 2003, p. 155-170.

DIAS, S. Crítica e arte: a função da crítica. Disponível em:

www.ciberkiosk.pt/ARTES/sousadias.htm. Acesso em: 5 out. 2004.

GUMBRECHT, H. U. Leitores não-profissionais de literatura e seus esafios. Minicurso ministrado no XI Seminário de Pesquisa do Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade, Curitiba, 20 set. 2019a.

_____. [Sem título]. Reunião do Grupo de Pesquisa em Teoria Literária e Crítica Cultural (do Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade) com Hans Ulrich Gumbrecht, Curitiba, 20 set. 2019b.

_____. [Sem título]. Comunicação via e-mail entre Hans Ulrich Gumbrecht e Verônica Daniel Kobs, no período de 14 a 30 out. 2019c.

_____. ¿Una universidad futura sin Humanidades? Inmediaciones de la comunicación, v. 9, n. 9, Montevideo, 2014, p. 117-141.

JOBIM, J. L. Crítica literária: questões e perspectivas. Itinerários, n. 35, Araraquara, 2012, p. 145-157.

KOBS, V. D. Tertúlia literária com Hans Gumbrecht: crítica, escrita e leitura no século XXI. Disponível em: https://danielkobsveronica.wixsite.com/interartes/post/tert%C3%BAlia-liter%C3%A1ria-com-hans-gumbrecht-cr%C3%ADtica-escrita-e-leitura-no-s%C3%A9culo-xxi. Acesso em: 25 jun. 2020.

LLOSA, M. V. Elogio de la lectura y la ficción. Disponível em:

http://elpais.com/diario/2010/12/08/cultura/1291762802_850215.html. Acesso em: 23 jun. 2015.

LOPES, D. Notas sobre crítica a paisagens transculturais. Cadernos de Estudos Culturais, v. 2, n. 3, Campo Grande, 2010, p. 21-28.

NUNES, B. A clave do poético. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

PORTO, T. M. E. As tecnologias de comunicação e informação na escola. Relações possíveis... Relações construídas. Disponível em: http://www.scielo.br/ pdf/rbedu/v11n31/a05v11n31.pdf. Acesso em: 24 set. 2016.

SILVA, E. R. da. Nu desde o nada: o perigo da nudez como possibilidade estética. Disponível em: http://teorialiterariauniandrade.blogspot.com/2017/11/nu-desde-o-nada-o-perigo-da-nudez-como.html. Acesso em: 25 jun. 2020.

SÜSSEKIND, F. A crítica como papel de bala. In: CORDEIRO, R. et al. (Orgs.). A crítica literária brasileira em perspectiva. Cotia: Ateliê, 2013, p. 299-305.

_____. Que eficácia pode ter: adaptabilidade e resistência? In: _____; PEDROSA, C; DIAS, T. (Org.). Crítica e valor. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2014, p. 49-67.

Downloads

Publicado

2020-07-03

Edição

Seção

Apresentação