FAUSTO, DE GOETHE A SOKUROV: TRADUÇÃO DE ATMOSFERAS COMO FORMA DE TRANSPOSIÇÃO MIDIÁTICA

Autores

  • Alex Martoni CES-JF

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v16i3.1053

Resumo

A partir do questionamento de como pensar a natureza dos processos de transposição midiática, como a tradução e a adaptação, em face da consideração das especificidades materiais de cada meio e como elas influem na construção de sentidos, este ensaio tem como objetivo pensar o rendimento da noção de atmosfera para os estudos intermidiais, mais particularmente no domínio das reflexões acerca dos modos de transposição midiática. Dentro dessa perspectiva, desenvolveremos nossa exposição em três partes: na primeira, vamos nos questionar sobre o porquê de a dimensão sensível da experiência estética ter se tornado uma questão tão relevante para nós hoje; na segunda, discorreremos sobre as noções de atmosfera e de materialidades da comunicação como instrumentos que possibilitam, justamente, a incorporação dessa dimensão sensível ao discurso analítico; ao final, na terceira e mais extensa parte, vamos nos debruçar sobre a análise de uma livre-adaptação do Fausto de Goethe realizada pelo cineasta russo Aleksandr Sokurov com o objetivo de testar o rendimento de uma possível noção de tradução de atmosferas no domínio dos estudos intermidiais. 

Palavras-chave: Fausto. Sokurov. Atmosferas. Transposição midiática.

 

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DOI: 10.5935/1679-5520.20180054

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Publicado

2018-11-11