GUERNICA EM DIÁLOGO COM A INFOGRAFIA: O INSÓLITO NA TRANSPOSIÇÃO INTERSEMIÓTICA

Autores

  • Aurora Gedra Ruiz Alvares Aurora Gedra Ruiz Alvares

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v16i3.1056

Resumo

Amparado na Teoria Literária e nos Estudos da Intermidialidade, este artigo discute duas questões: a primeira diz respeito à presença do insólito, fenômeno muito discutido como procedimento estético pelos estudiosos da literatura. Neste trabalho se investiga o modo como esse recurso comparece em Guernica, de Pablo Picasso, e na leitura desta obra feita por Lena Gieseke, em uma infografia digital. A segunda questão está relacionada à transposição intersemiótica. Nesta questão se focaliza o modus operandi desse processo, analisando as linguagens e as soluções estéticas escolhidas para cada mídia.

Palavras-chave: Guernica. Pablo Picasso. Lena Gieseke. Transposição intersemiótica.

 

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética (A Teoria do Romance). Tradução de Aurora Fornoni Bernadini et alii. 4. ed. São Paulo: Editora UNESP, 1998.

BELLOUR, Raymond. Entre-imagens: foto, cinema, vídeo. Tradução de Luciana A. Penna. Campinas: Papirus, 1997.

CLÜVER, Claus. Inter textus / Inter Artes / Inter Media. Revista Aletria. Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais. n. 14, p. 11-41, jul-dez. 2006. Disponível em: < http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/1357 >. Acesso em 07 mar. 2018.

DOMINGUES, José António. O paradigma mediológico: Debray depois de McLuhan. Covilhã: LabCom Books, 2010.

DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. Tradução de Mateus Araújo Silva. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

GIESEKE, Lena. Guernica. 08 mai. 2013. YouTube. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=QeJmNKtnTQI&feature=fvwp&NR=1 > e em < https://www.youtube.com/watch?v=8B3bSiEMhr8 >. Acessos em 07 mar. 2018.

______. Filmography: Visual effects. In: IMDb. Disponível em: < http://www.imdb.com/name/nm3128912/ > Acesso em 08 mar. 2016.

______. Animatrix: Lena Gieseke’s 3D “Guernica”. In: Supertouch. 26 jul. 2008. Entrevista. Disponível em: < http://www.supertouchart.com/2008/07/26/animatrixlena-giesekes-3d-guernica/ >. Acesso em 08 jul. 2015.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Tradução de Freda Indursky. 3. ed. Campinas: Pontes, 1997.

PICASSO, Pablo. Guernica (1937). Museo Nacional Reina Sofia. Disponível em: < http://www.museoreinasofia.es/en/collection/artwork/guernica >. Acesso em: 10 jul. 2018.

RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In DINIZ, Thaïs F. N.; REIS, Eliana Lourenço de Lima (Org.). Intermidialidade e Estudos interartes. Desafios da arte contemporânea. Tradução de Thaïs F. N. Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012, p. 15-46.

RIDING, Alan. Paris, a festa continuou: a vida cultural durante a ocupação nazista (1940-4). Tradução de Celso Nogueira e Rejane Rubino. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

SANZ, Luis. Hi VIP y Picasso: Guernica. 10 jun. 2014. Vídeo apresentação do quadro Guernica. Espanha: Hi VIP. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cM3MmJFDfbk >. Acesso em: 20 jul. 2018.

VALERO SANCHO, José Luis. La infografia digital en el ciberperiodismo. Latina. Revista Latina de Comunicación Social. n. 63, 2008. Disponível em: < http://www.ull.es/publicaciones/latina/08/42_799_65_Bellaterra/Jose_Luis_Valero.html>. Acesso em 12 jun. 2018.

DOI: 10.5935/1679-5520.20180051

Downloads

Publicado

2018-11-11