MATERIALIDADES DO CINEMA NA LITERATURA: PAUL AUSTER E ENRIQUE VILA-MATAS

Autores

  • Barbara C. Marques Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v16i3.1057

Resumo

Há, pelo menos, três décadas tem havido uma redefinição significativa dos campos de investigação das Humanidades e das Artes, em consonância com o impacto das mudanças paradigmáticas operadas pela tecnologia. De modo mais vigoroso, desde o decênio de 1980, têm surgido construções de linhas teóricas promissoras no que se refere a uma completa revisão do modelo hermenêutico tão valorizado pelas Humanidades. Cabe a referência aos estudos oriundos dos países de língua alemã, representados principalmente pelos trabalhos de Gumbrecht, Kittler, Flusser e Luhmann. Das incursões transdisciplinares desses e de outros teóricos da chamada Teoria das Mídias, o estudo da(s) materialidade(s) surge como um importante conceito para se pensar as práticas estéticas na contemporaneidade. Esse artigo tratará de possíveis diálogos entre literatura e cinema nas obras de Paul Auster e Enrique Vila- Matas a partir do conceito de materialidade.

Palavras-chave: Materialidades. Cinema-literatura. Paul Auster. Enrique Vila-Matas.

 

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DOI: 10.5935/1679-5520.20180047

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Publicado

2018-11-11