O HETERODISCURSO NO CONTO “A MENSAGEM”, DE CLARICE LISPECTOR: QUESTÕES DE LINGUAGEM

Autores

  • Wilder Kleber Fernandes de Santana Wilder Kleber Fernandes de Santana
  • Terezinha de Jesus Gomes do Nascimento Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v16i3.1120

Resumo

O presente trabalho se propõe a delimitar como objeto de estudo o conto “A mensagem”, de Clarice Lispector, um dos treze textos que integram o livro A legião estrangeira (1977 [1964]). Para tanto, selecionou-se como categoria analítica o conceito de heterodiscurso, desenvolvida por Mikhail Bakhtin em estudos sobre a estilística no romance (2010 [1930-1934]), 2015). No texto literário, o heterodiscurso constitui um feixe de sentidos e tons apreciativos que expressam um posicionamento axiológico por parte das personagens, tendo em vista o processo de acabamento do autor-criador. A pesquisa demonstra que a linguagem (literária) não é morta, nem imanente, mas viva, concreta, constituída por relações dialógicas.

Palavras-chave: Heterodiscurso. “A mensagem”. Relações dialógicas.

 

Biografia do Autor

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Wilder Kleber Fernandes de Santana

Doutorando e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Bacharel em Teologia (Faculdade Teológica Nacional, 2016); Mestrando em Arqueologia Bíblica (Faculdade Teológica Nacional, 2017) e Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB, 2017). Atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística, desenvolvendo pesquisas em teorias do discurso, especificamente a perspectiva dialógica dos estudos da linguagem. É integrante do GPLEI (Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação).

Terezinha de Jesus Gomes do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Linguística (UFPB), possui Graduação em Letras (com habilitação Português/Inglês), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa (2007) pela Universidade de Pernambuco (UPE) e formação no Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar (2012).

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DOI: 10.5935/1679-5520.20180059

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Publicado

2018-11-11