QUADROS DE QUERMESSE EM UN MÂLE, DE CAMILLE LEMONNIER : UM TOPOS NATURALISTA

Autores

  • Rubens Vinícius Marinho Pedrosa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v17i1.1238

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a estética pictural de Camille Lemonnier a partir das descrições de cenas de quermesse presentes no romance Un Mâle (1882). São, para este fim, examinadas pinturas flamengas que tematizam a quermesse, estabelecendo aproximações com as descrições encontradas no romance, e sublinhados os aspectos culturais associados a esse tipo de festa tipicamente campesina, nos quais se incluem marcadamente a dança e a comida. Pretende-se discutir, por um lado, a pertinência da estética pictural engendrada por Camille Lemonnier como marca da singularidade da literatura belga francófona e, por outro lado, o modo como ela se articula com o naturalismo e aproxima Lemonnier de escritores franceses como Gustave Flaubert, Joris-Karl Huysmans e Émile Zola. As análises se apoiam nos trabalhos de Pierre Bourdieu, Liliane Louvel e Svetlana Alpers.

Palavras-chave: Camille Lemonnier. Un Mâle. Romance belga. Pintura. Quermesses.

 

DOI: 10.5935/1679-5520.20190011

 

Biografia do Autor

Rubens Vinícius Marinho Pedrosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Letras Neolatinas - Literaturas de língua francesa pela UFRJ.

 

Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Letras Neolatinas pela UFRJ e Professor de Língua e Literatura Francesa na mesma universidade.

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DOI: 10.5935/1679-5520.20190011

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Publicado

2019-06-07