A FONTE DE TODOS OS MALES: SEDUÇÃO FEMININA EM UM CONTO DE BÉCQUER

Autores

  • Joyce Conceição Gimenes Romero Universidade Federal de Minas Gerais UFMG
  • María Dolores Aybar Ramírez Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara UNESP

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v17i1.1313

Resumo

O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da configuração da personagem fantástica feminina na obra “Ojos verdes” (1861), de Gustavo Adolfo Bécquer. Tendo em vista a perspectiva dos estudos mitocríticos que contemplam o aspecto ancestral do feminino maléfico, observa-se como se produz a manifestação da mulher fatal, vinculada ao feminino terrível e às águas na literatura do século XIX por meio da obra bequeriana. Analisa-se, assim, a representação simbólica que denominamos mulher-sereia, imagem que, repleta da carga mítica, se apresenta no conto construindo a figura arquetípica de mulher sedutora e atraente, mas perigosa e por vezes fatal, que pode conduzir suas vítimas à perdição.

Palavras-chave: Mulher-sereia. Arquétipos literários. Literatura fantástica. Gustavo Adolfo Bécquer.

 

DOI: 10.5935/1679-5520.20190002

 

 

Biografia do Autor

Joyce Conceição Gimenes Romero, Universidade Federal de Minas Gerais UFMG

Atualmente, é doutoranda do Programa de Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG, desenvolvendo o projeto "A transgressão de Eva: o fantástico, o mito e o feminino em "El infinito en la palma de la mano" (2008), de Gioconda Belli, sob orientação da Professora Doutora Graciela Ravetti. Possui graduação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). É mestra pelo Programa de Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara da UNESP (2014). É professora de Redação, Língua Portuguesa e suas literaturas no Ensino Médio e em cursos pré-universitários no estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas especificamente na pesquisa de literatura hispanoamericana e espanhola.

María Dolores Aybar Ramírez, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara UNESP

Possui graduação em Filologia Francesa pela Universidad Complutense de Madrid (1986); Mestrado em Letras Modernas  Espanhol (Investigaciones sobre cultura popular y en particular las fiestas a partir de las Relaciones de Pueblos del Obispado de Cuenca s. XVI) pela Université Sorbonne Nouvelle  Paris 3 (1992); Doutorado em Estudos Literários (Da literatura dos exilados à literatura exilada: Espacialidade em L´agneau carnivore, de Agustin Gomez-Arcos) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- FCLAr, 2003) e Pós-Doutorado em Literatura Espanhola (História e Mulher  Juana I entre a França e a Espanha e entre a História e a Ficção), pela Universidade do Estado de São Paulo (USP, São Paulo, 2015). Atualmente é Professora Assistente Doutora MS-3.1 de Literatura Espanhola na UNESP, Campus de Araraquara -SP (FCLAr) e Docente credenciada na Pós-graduação em Estudos Literários dessa mesma universidade. Desde 2018 é Professora Convidada no Programa de Pós-Graduação de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da USP, São Paulo.

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DOI: 10.5935/1679-5520.20190002

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Publicado

2019-06-07