REPRESENTAÇÕES DO CONTINENTE AFRICANO E DA MULHER NEGRA NOS CONTOS “NO SEU PESCOÇO” E “JUMPING MONKEY HILL”, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE

Autores

  • Marcela Gizeli Batalini Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR).
  • Geniane Diamante Ferreira Ferreira Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR).

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v17i1.1314

Resumo

Analisam-se nos contos “No seu pescoço” e “Jumping Monkey Hill”, ambos da escritora Chimamanda Ngozi Adichie, as representações do continente africano, bem como das personagens negras, em especial a mulher, que rompem com padrões culturais e estáticos no campo da literatura. A fundamentação teórica se dá pelo viés dos Estudos Culturais, mais especificamente o pós-colonialismo e o feminismo, com autores(as) como: Brah (2002), Davis (2017) e Spivak (2010). Podemos compreender, em geral, que a percepção sobre o continente africano e seus habitantes ainda parte do binarismo e é estereotipada. Desta forma, tornam-se relevantes estudos que lancem luz a tais questões, que enfoquem a multiplicidade presente nesses espaços e no que se refere à identidade feminina.

Palavras-chave: Continente africano. Mulher negra. Contos. Adichie.

 

DOI: 10.5935/1679-5520.20190005

 

Biografia do Autor

Marcela Gizeli Batalini, Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR).

Possui graduação em Letras, habilitação Português/Inglês, pela Universidade Estadual de Maringá (2010); Especialização em Formação de Professor de Língua Estrangeira (Língua Inglesa), Universidade Estadual de Maringá (2012) e Mestrado em Letras, área de concentração: Estudos Literários, Universidade Estadual de Maringá (2014). Cursa o Doutorado em Letras, também em Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Maringá, com trabalhos relacionados aos temas: literatura de autoria feminina e pós-colonialismo.

Geniane Diamante Ferreira Ferreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR).

Professora de Literatura em Língua Inglesa e Tradução no Departamento de Letras Modernas da Universidade Estadual de Maringá. Desenvolve pesquisa em Literatura Pós Colonial, área em que defendeu sua dissertação de mestrado sob título "Resistência, Subjetividade e Identidade do Sujeito Negro em Crossing the River, de Caryl Phillips", bem como seu doutorado com a tese sob título "Lagos Na América: A Representação da Mulher de Terceiro Mundo na Diáspora em 'Americanah' e 'The Lowland'; e tem seus principais trabalhos publicados em anais e periódicos científicos.

Referências

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DOI: 10.5935/1679-5520.20190005

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Publicado

2019-06-07