OPACIDADE E TRANSPARÊNCIA NO COMPORTAMENTO DAS PERSONAGENS FEMININAS NA OBRA DE CHIMAMANDA ADICHIE

Autores

  • Silvania Núbia Chagas Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v17i1.1390

Resumo

As personagens femininas se destacam na obra de Chimamanda Adichie, cujo tecido narrativo é engendrado em torno da condição feminina propiciada pela sociedade em que elas estão inseridas.  Suas vidas são guiadas ora pela tradição ora pela modernidade. No entanto, têm como “pano de fundo” sempre o imbricamento entre esses dois pressupostos. Contrapondo-se a isso, há também a questão da alteridade, amplamente discutida, pois o “eu” que quer ser o “outro”, porém não renuncia a si, gera o conflito identitário nessas personagens, cujo comportamento oscila entre a opacidade e a transparência. Coadjuvante desse dilema é o processo de colonização, em boa parte, responsável pela dizimação da cultura. A visibilidade das mulheres nessas sociedades é resultante de uma luta silenciosa e constante. Haja vista que, além de terem sobre si o jugo da colonização, têm também a questão do patriarcalismo, ou seja, a hegemonia do gênero masculino, a qual se revela desde a origem, pois fundamenta a tradição e se instaura na modernidade. Diante disso, as personagens femininas, na obra de Adichie, nos remetem a esse universo em que o feminino se revela de maneira silenciosa, por meio de estratégias que, aparentemente, não agridem, mas determinam e transformam o futuro das novas gerações. Analisar o comportamento dessas personagens é o objetivo desse trabalho.  Para fundamentação teórica, utilizaremos os estudos de Said (1995), Bhabha (1998), Hall (2006), Spivak (2010), Bamisile (2007), Obiechina (1975), Bourdieu (1999), entre outros.

Palavras-chaves: Chimamanda Adichie. Feminismo. Opacidade. Transparência.

 

DOI: 10.5935/1679-5520.20190006

 

Biografia do Autor

Silvania Núbia Chagas, Universidade de Pernambuco

SILVANIA NÚBIA CHAGAS é mestre pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo; Pós-Doutorado na Universidade Federal da Bahia e na Universidade de Coimbra. Professora de Literaturas Africanas e Teoria Literária na Universidade de Pernambuco. Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas e, Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre África e Brasil, da mesma instituição. Tem várias publicações no Brasil e no exterior.

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DOI: 10.5935/1679-5520.20190006

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Publicado

2019-06-07