A MORTE DE OFÉLIA EM LOOP

INTERMIDIALIDADE NO GAME ELSINORE (GOLDEN GLITCH, 2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55391/2674-6085.2023.3022

Palavras-chave:

Adaptação, Game Studies, Hamlet, Intermidialidade, Jogo digital, Tragédia

Resumo

Neste artigo, analisamos de que maneira a intermidialidade está presente no game Elsinore (Golden Glitch, 2019), jogo que adapta a narrativa do clássico Hamlet. Nessa adaptação, o jogador é posicionado em um espaço fronteiriço: ora ele é um leitor da história, ora precisa interpretar a protagonista tal como um ator, ora é um espectador dos eventos. Na análise crítica do objeto, partimos das reflexões sobre intermidialidade de Higgins (2012) e Glaser (2009), além das contribuições sobre o tema adaptação de Hutcheon e O’Flynn (2013) e Flanagan (2013) como uma fonte de reflexão sobre o adaptado. Por meio deste estudo, ressaltamos a potencialidade do game na promoção de experiências literárias intermídia e na reflexão da obra de Shakespeare.

Biografia do Autor

Pedro Melo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando e Mestre em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Comunicação Social, com habilitação para Jornalismo (UFPE, 2016). Experiência em assessoria de imprensa, comunicação interna, redação e diagramação. Tem interesse em pesquisas na área de Literatura e tecnologia, atuando com ênfase nos seguintes temas: adaptação, cibercultura, estudos comparativos, intermidialidade, jogos digitais e literatura eletrônica.

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Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Dossiê