INTERMIDIALIDADE E LETRAMENTO MIDIÁTICO
REFLEXÕES E PROPOSTAS PARA A SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.55391/2674-6085.2023.3075Palavras-chave:
Intermidialidade, letramento midiático, ensino-aprendizagemResumo
Este trabalho tem em conta o contexto mutante desafiador da atualidade, e com base em pesquisas de extração variada, propõe uma abordagem intermidiática dos processos de ensino-aprendizagem. A proposta parte da indagação sobre as consequências, na educação, de uma realidade sempre instável, dominada pela comunicação tecnológica e formula a hipótese de que nela residem tanto as dificuldades quanto as soluções para os desafios em sala de aula. Para tal, sugere uma dinâmica (a partir de Semali e Pailliotet, 1999) para o desenvolvimento da leitura e da produção textual por meio do relato de experiências desenvolvidas em graduações de Letras. A fundamentação teórico-metodológica traz Elleström (2017), para a compreensão dos tipos de mídia envolvidos; as ponderações sobre gênero discursivo, textual e literário, de Bakhtin (2016), Marcuschi (2002) e Soares (2007); e no que tange às mediações tecnológicas, Deleuze (1996), Agamben (2009), Hari (2022) e (Gumbrecht (2010).
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