INTERMIDIALIDADE E LETRAMENTO MIDIÁTICO

REFLEXÕES E PROPOSTAS PARA A SALA DE AULA

Autores

  • Cristine Fickelscherer de Mattos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maria Cristina Cardoso Ribas Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.55391/2674-6085.2023.3075

Palavras-chave:

Intermidialidade, letramento midiático, ensino-aprendizagem

Resumo

Este trabalho tem em conta o contexto mutante desafiador da atualidade, e com base em pesquisas de extração variada, propõe uma abordagem intermidiática dos processos de ensino-aprendizagem. A proposta parte da indagação sobre as consequências, na educação, de uma realidade sempre instável, dominada pela comunicação tecnológica e formula a hipótese de que nela residem tanto as dificuldades quanto as soluções para os desafios em sala de aula. Para tal, sugere uma dinâmica (a partir de Semali e Pailliotet, 1999) para o desenvolvimento da leitura e da produção textual por meio do relato de experiências desenvolvidas em graduações de Letras. A fundamentação teórico-metodológica traz Elleström (2017), para a compreensão dos tipos de mídia envolvidos; as ponderações sobre gênero discursivo, textual e literário, de Bakhtin (2016), Marcuschi (2002) e Soares (2007); e no que tange às mediações tecnológicas, Deleuze (1996), Agamben (2009), Hari (2022) e (Gumbrecht (2010).

Biografia do Autor

Cristine Fickelscherer de Mattos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

CRISTINE FICKELSCHERER DE MATTOS é mestre em Literatura pela USP (1994), doutora em Literatura também pela USP (2004) e pós-doutoranda em Teoria Literária e Intermidialidades pela UERJ. Professora associada da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), atua como pesquisadora no Programa de CRISTINE FICKELSCHERER DE MATTOS é mestre em Literatura pela USP (1994), doutora em Literatura também pela USP (2004) e pós-doutoranda em Teoria Literária e Intermidialidades pela UERJ. Professora associada da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), atua como pesquisadora no Programa de Pósgraduação em Letras e Linguística (UERJ - PPLIN, campus de São Gonçalo) e nos seguintes grupos de pesquisa: Intermídia: estudos sobre intermidialidade (CNPq/UFMG); “Leitura Comparada das mídias” (CNPq/UNISC); Núcleo de Pesquisa e Extensão em Leitura, Literatura e Intermidialidade da UERJ (NuPEELI). É membro da International Association of Word and Image Studies / Association Internationale pour l’Etude des Rapports entre Texte et Image (IAWIS/AIERTI). Dentre suas publicações estão os livros La otra realidad de Tomás Eloy Martínez, pela editora mexicana Fondo de Cultura Económica (2006) e Conceitos e práticas de literatura comparada, em coautoria com Helena Bonito do Couto Pereira, pela editora Mackenzie (2021).

Maria Cristina Cardoso Ribas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

MARIA CRISTINA CARDOSO RIBAS é mestre em Literatura pela PUC-Rio (1987), doutora em Teoria Literária pela UFRJ (1998), com pós-doutorado em Intermidialidades pela UFF (2018). Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Procientista Faperj em sua quinta renovação (2023) e Bolsista de Produtividade (PQ2) CNPq. É vice coordenadora do Programa de Pósgraduação em Letras e Linguística (PPLIN, campus de São Gonçalo), atuando como professora e pesquisadora na Linha de pesquisa Literatura: teoria, critica e história, deste Programa e na Pós-graduação em Letras (PGL, campus Maracanã). Dentre suas publicações, estão duas organizações com Thaïs Flores Nogueira Diniz e Alex Martoni: e-book Estudos de Intermidialidade: teorias, práticas, expansões, (CRV,2022); e a SOLETRAS UERJ n.46, “Literatura em campo expandido: práticas intermidiáticas de criação literária e artística no mundo contemporâneo” (2023) e o capítulo “Narrations transculturelles et intermédiatiques: Du bout des doigts, de Sarah Waters et Mademoiselle, de Park Chan-Wook” (Presses Culturelles, 2022).

Downloads

Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Teoria aplicada