INTERTEXTUALIDADE EM INTO THE (SHAKESPEAREAN) WOODS, DE MYA GOSLING

Autores

  • Rebeca Pinheiro Queluz Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v14i2.508

Resumo

Este artigo visa analisar as relações intertextuais presentes na série de quadrinhos intitulada Into the (Shakespearean) Woods, de Mya Gosling, produzida no final de 2014. O texto da quadrinista dialoga principalmente com a adaptação de 1991 do musical de Stephen Sondheim e James Lapine, Into the Woods, e com três peças shakespearianas: Como gostais, Sonho de uma noite de verão e Macbeth. Nesse sentido, busca-se compreender como se dá o entrelaçamento textual dessas obras, seja através da apropriação das músicas, dos personagens e dos enredos, ou mesmo por meio da configuração do espaço nos quadrinhos. O embasamento teórico de nossa reflexão se dará por meio dos trabalhos de Julia Kristeva (1974), Laurent Jenny (1979) e Célia Arns de Miranda (2005).

PALAVRAS-CHAVE: Shakespeare. Intertextualidade. Into the Woods. Mya Gosling.

Biografia do Autor

Rebeca Pinheiro Queluz, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do  Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná. Área de concentração: Estudos Literários. Linha de pesquisa: Literatura e outras linguagens.

Referências

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DOI: 10.5935/1679-5520.20160024

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Publicado

2016-12-31