INTERTEXTUALIDADE EM INTO THE (SHAKESPEAREAN) WOODS, DE MYA GOSLING
DOI:
https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v14i2.508Resumo
Este artigo visa analisar as relações intertextuais presentes na série de quadrinhos intitulada Into the (Shakespearean) Woods, de Mya Gosling, produzida no final de 2014. O texto da quadrinista dialoga principalmente com a adaptação de 1991 do musical de Stephen Sondheim e James Lapine, Into the Woods, e com três peças shakespearianas: Como gostais, Sonho de uma noite de verão e Macbeth. Nesse sentido, busca-se compreender como se dá o entrelaçamento textual dessas obras, seja através da apropriação das músicas, dos personagens e dos enredos, ou mesmo por meio da configuração do espaço nos quadrinhos. O embasamento teórico de nossa reflexão se dará por meio dos trabalhos de Julia Kristeva (1974), Laurent Jenny (1979) e Célia Arns de Miranda (2005).
PALAVRAS-CHAVE: Shakespeare. Intertextualidade. Into the Woods. Mya Gosling.
Referências
GOSLING, M. Peace, Good Tickle Brain: an eclectic collection of mostly Shakespeare-related comics and other miscellany. Disponível em: http://goodticklebrain.com/. Acesso em: 23 set. 2016.
HELIODORA, B. Reflexões shakespearianas. Rio de Janeiro. Lacerda Editores, 2004.
JENNY, L. A estratégia da forma. In: Intertextualidades. Poétique – Revista de Teoria e Análise Literária. Coimbra: Livraria Almedina, 1979. p. 5-27.
KAHMANN, A. C. Intertextualidade e interdisciplinaridade na obra De todo lo visible y lo invisible, de Lucía Etxebarría. In: Espéculo. Revista de Estudios Literarios. Universidad Complutense de Madrid, 2004. Disponível em: https://pendientedemigracion.ucm.es/info/especulo/numero28/inteetxe.html. Acesso em: 28 set. 2016.
KOCH, I. G. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2005.
KRISTEVA, J. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.
MIRANDA, C. A. M. O entrelaçamento textual no pós-modernismo. In: Intertextualidades. Scripta Uniandrade nº 3. Curitiba: Uniandrade, 2005.
UHM, T. Into the Woods: into the Words. s/d. Disponível em: http://www.sondheim.com/discussions/uhm.html. Acesso em: 27 set. 2016.
VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, A. et al. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006. p. 7-30.
DOI: 10.5935/1679-5520.20160024
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Licença Creative Commons Attribution 3.0
A revista permitirá que os autores retenham os direitos autorais e de publicação de seus artigos sem restrições.