DUAS LEITURAS DE HAMLET: UMA PINTURA DE FUSELI E O POEMA SINFÔNICO N. 10 DE LISZT
DOI:
https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v14i2.510Resumo
Mesmo após 400 anos, as obras de Shakespeare são ainda encenadas/ transformadas/ adaptadas para várias mídias, muitas bem distantes dos textos de origem. O texto analisa duas obras derivadas de Hamlet – a pintura de Henry Fuseli “Hamlet e o fantasma” e o poema sinfônico de Franz Liszt intitulado “Hamlet” – que prestam homenagem ao dramaturgo inglês. A primeira retrata o sentimento do homem frágil frente ao poder do sobrenatural. A segunda mostra a correspondência, na obra musical, dos sentimentos dos personagens que perpassam toda a obra. Conclui-se que o poeta continua a alimentar recriações e o que chamamos de único e autêntico em Shakespeare é apenas a capacidade que suas peças demonstram de se transformarem em obras multimidiáticas.
PALAVRAS-CHAVE: Shakespeare. Pintura. Poema sinfônico.
Referências
ANDERSON, R. (Ed.). A Brush with Shakespeare: The Bard in Painting: 1780-1910. Montgomery, AL: Montgomery Museum of Fine Arts, 1986.
BENTON, M.; BUTCHER, S. Painting Shakespeare. Journal of Aesthetic Education, v. 32, n. 3, p. 53-66, Autumn, 1998.
COTTE, R. J. V. Música e simbolismo. Trad. Rolando Roque da Silva. São Paulo: Cultrix, 1988.
EDENBAUM, R. I. Delacroix’s “Hamlet” Studies. Art Journal, v. 26, n. 4, p. 340-351-373, 1967.
HURÉ, P.; KNEPPER, C. Comparaison avec la pièce de Shakespeare. Disponível em: <http://fr.wikipedia.org/wiki/Hamlet_%28Liszt%29> Acesso em: 30 nov. 2013.
LAWRENCE, W. W. The Play Scene in Hamlet. The Journal of English and German Philology, v. 18, n. 1 , p. 1-22, 1919.
MAZER, C. Shakespeare and the Theatre of Illustration. In: ANDERSON, R. (Ed). A Brush with Shakespeare: The Bard in Painting: 1780-1910. Montgomery: Museum of Fine Arts, 1986.
MEEK, R. Narrating the Visual in Shakespeare. Bodmin, Cornwall: MPG Books, Ltd, 2009.
MILLS, J. A. Hamlet on Stage: The Great Tradition. Westport, CT: Greenwood Press, 1985.
OLIVEIRA, D. A humanidade em Hamlet. Recanto das letras. 2010. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/2515761> Acesso em: 30 nov. 2013
PRESSLY, W. L. A Catalogue of Paintings in the Folger Shakespeare Library. New Haven and London: Yale University Press, 1993.
RAMANN, L. Franz Liszt, o pedagogo. Composições para piano. Trad. Cristina Capparelli Gerling, Stefanie Freitas e Rodolfo Faistauer. Porto Alegre: Sulina, 2012.
ROSEN, C. The Classical Style: Haydn, Mozart, Beethoven. Expanded Edition. New York, London: W. W. Norton & Company, 1997.
ROSENBERG, M. The Masks of Hamlet. Newark, NJ: University of Delaware Press, 1992.
Shakespeare Illustrated. Available at: <http://shakespeare.emory.edu/illustrated_index.cfm> Access on: 30 nov. 2003.
SHAKESPEARE, W. Hamlet. New York: W.W. Norton & Company Edition, 1992.
SHAKESPEARE, W. Hamleto, príncipe da Dinamarca. Trad.: Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Edições Melhoramentos, Obras completas de Shakespeare, volume XIII, s/d.
TRANCHEFORT, Francois-René (Org.). Guia da Música Sinfônica. Trad.: vários; supervisão da tradução e revisão técnica de Bruno Furlanetto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
YOUNG, A. R. Hamlet and the Visual Arts, 1709-1900. Newark: University of Delaware Press, 2002.
DOI: 10.5935/1679-5520.20160018
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Licença Creative Commons Attribution 3.0
A revista permitirá que os autores retenham os direitos autorais e de publicação de seus artigos sem restrições.