DUAS LEITURAS DE HAMLET: UMA PINTURA DE FUSELI E O POEMA SINFÔNICO N. 10 DE LISZT

Autores

  • Cecília Nazaré de Lima Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (EM/UFMG) Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Thaïs Nogueira Flores Diniz Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais(FALE/UFMG) Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v14i2.510

Resumo

Mesmo após 400 anos, as obras de Shakespeare são ainda encenadas/ transformadas/ adaptadas para várias mídias, muitas bem distantes dos textos de origem. O texto analisa duas obras derivadas de Hamlet – a pintura de Henry Fuseli “Hamlet e o fantasma” e o poema sinfônico de Franz Liszt intitulado “Hamlet” – que prestam homenagem ao dramaturgo inglês. A primeira retrata o sentimento do homem frágil frente ao poder do sobrenatural. A segunda mostra a correspondência, na obra musical, dos sentimentos dos personagens que perpassam toda a obra. Conclui-se que o poeta continua a alimentar recriações e o que chamamos de único e autêntico em Shakespeare é apenas a capacidade que suas peças demonstram de se transformarem em obras multimidiáticas.

PALAVRAS-CHAVE: Shakespeare. Pintura. Poema sinfônico.

Biografia do Autor

Cecília Nazaré de Lima, Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (EM/UFMG) Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Programa de P´s-graduação em Estudos Literários

Faculdade de Letras UFMG

Teoria da Literatura e Literatura Comparada

Literatura, outras artes e mídias

Thaïs Nogueira Flores Diniz, Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais(FALE/UFMG) Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

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DOI: 10.5935/1679-5520.20160018

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Publicado

2016-12-31