O GÊNERO VESTUÁRIO E O GÊNERO COMO VESTUÁRIO: TRANSGRESSÃO DE GÊNERO NA AUTOBIOGRAFIA DE MARGARET SKINNIDER

Autores

  • Adelaine LaGuardia Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v12i2.529

Resumo

Sob um viés pós-estruturalista, problematizamos a identidade de gênero e a dialética entre sua normatização e transgressão no projeto nacional irlandês, tomando como exemplo o caso paradigmático da militante feminista e nacionalista Margaret Skinnider que atuou no sangrento Levante da Páscoa. Mediante análise de sua autobiografia, investigamos, com base na teoria da performatividade (BUTLER, 1990), seu uso transgressivo do vestuário na constituição performativa do gênero, sublinhando sua instrumentalização do vestuário em microrresistências operadas nos interstícios das tecnologias disciplinares. Atentos ao modo como Skinnider jogava com padrões de vestuário, demonstramos que a militante transgredia duplamente as normatividades de gênero, seja por uma condescendência estratégica na qual burlava códigos de feminilidade no ato mesmo de sua suposta iteração, seja pela prática da travestilidade que lhe facultava uma constante flutuação entre os pólos masculino e feminino.

Palavras-chave: Gênero. Performatividade. Margaret Skinnider. Nacionalismo.

 

Referências

BHABHA, Homi K. Sly civility. October, v. 34, p. 71-80, Outono, 1985.

BUTLER, Judith. Gender trouble: feminism and the subversion of identity. New York: Routledge, 1990.

CAIRNS, David; RICHARDS, Shaun. Writing Ireland: colonialism, nationalism, and culture. New York: St. Martin’s, 1988.

CLARKE, Kathleen. Revolutionary Woman: my fight for Ireland’s freedom. Ed. Helen Litton Dublin: The O’Brien Press, 1991.

CURTIS, Liz. The Cause of Ireland. Belfast: Beyond the Pale Publications, 1994.

DE CERTEAU, Michel. L’invention du quotidien: 1. Arts de faire. Paris: Gallimard, 1980.

FELSKI, Rita. The Gender of Modernity. Cambridge: Harvard University Press, 1995.

FOUCAULT, Michel. Histoire de la sexualité, v. I: La volonté de savoir. Paris: Gallimard, 1976.

HALL, Stuart. Encoding and Decoding in the Television Discourse. Birmingham: University of Birmingham Centre for Contemporary Cultural Studies, 1973.

HALL, Stuart. Introduction: Who needs identity? In: HALL, Stuart; DU GAY, Paul (eds.). Questions of Cultural Identity. London: Sage, 1996, p. 1-17.

HOWES, Marjorie. Yeats’s Nations: gender, class, and Irishness. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

INGLIS, Tom. Origins and Legacies of Irish Prudery: sexuality and social control in modern Ireland. Éire-Ireland, v. 40, n. 3-4, p. 9-37, 2005.

IRIGARAY, Luce. Masquerade Reconsidered: further thoughts on the female spectator. Discourse, v. 11, n. 1, p. 42-54, 1989.

IRIGARAY, Luce. Speculum of the Other Woman. Ithaca: Cornell University Press, 1985.

MCCOOLE, Sinéad. No Ordinary Women: Irish female activists in the revolutionary years, 1900-1923. Madison: University of Wisconsin Press, 2003.

MURPHY, Cliona. The Women’s Suffrage Movement and Irish society in the Early Twentieth Century. New York: Harvester Wheatsheaf, 1989.

NAMASTE, Ki. “Tragic Misreadings”: queer theory's erasure of transgender subjectivity. In: BEEMYN, Brett; ELIASON, Mickey (eds.). Queer Studies: a lesbian, gay, bisexual, and transgender anthology. New York: New York University Press, 1996, p. 183-203.

RIVIERE, Joan. Womanliness as Masquerade. The International Journal of Psychoanalysis, v. 10, p. 303-313, 1929.

SKINNIDER, Margaret. Doing My Bit for Ireland. New York: The Century Co., 1917.

VALENTE, Joseph. The Myth of Manliness in Irish National Culture, 1880-1922. Urbana: University of Illinois Press, 2011.

_____. The Myth of Sovereignty: gender in the literature of Irish nationalism. ELH, v. 61, n. 1, p. 189-210, 1994.

WARD, Margaret. Unmanageable Revolutionaries: women and Irish nationalism. London: Pluto Press, 1989.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.18305/1679-5520/scripta.uniandrade.v12n2p116-128

Downloads

Publicado

2016-10-13

Edição

Seção

Artigos