SOB O OLHAR DISTÓPICO DE SALOMÉ
DOI:
https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v11i1.572Resumo
O presente ensaio debate o drama trágico-poético Salomé, de Oscar Wilde, escrito originalmente em francês, no qual o escritor irlandês escandaliza e inova ao apresentar uma apropriação do episódio bíblico da decapitação de João Batista, do Novo Testamento, de forma perversa e sádica. Buscamos mostrar o modo pelo qual o pensamento da distopia ocorre, e como a Salomé wildeana é representativa de categorias ligadas à presença de uma distopia do corpo feminino, no sentido de mostrar a maneira especulativa que se estabelece em relação ao olhar do e para o feminino. A peça busca desconstruir o que se pode denominar de discurso opressor, que apresenta a mulher a partir de uma tradição patriarcal saturada de valores que só a desmerecem.
Palavras-chave: Oscar Wilde. Salomé. Corpos transgressores.
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DOI: http://dx.doi.org/10.18305/1679-5520/scripta.uniandrade.v11n1p154-167
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