ENTRE A FORMA, O CONTEÚDO E OS GÊNEROS TEATRAIS: A TESSITURA DO DRAMA HISTÓRICO TUDOR

Autores

  • Régis Augustus Bars Closel Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v14i2.634

Resumo

Este artigo discute a estrutura do drama histórico escrito às vésperas e ao longo do período jacobino e que recupera enredos que ocorrem na época dos Tudors, buscando descrever a estética dramática da Reforma Inglesa quanto às suas características próprias e às divergências em relação a peças do mesmo gênero. Através de comparações e análises de um vasto grupo de peças históricas, é proposto que o conteúdo sócio-histórico tenha um caráter formador, definindo os recursos de estrutura e de forma.


PALAVRAS-CHAVE: Peças históricas elisabetano-jacobinas. Estética. Reforma inglesa. Drama inglês. Shakespeare. Inglaterra, século XVI.

Biografia do Autor

Régis Augustus Bars Closel, Universidade de São Paulo

Pesquisador de Pós Doutorado na USP (FAPESP)

Referências

AGAMBEM, G. Homo Sacer. Il potere sovrano e la nuda vita. Torino: Einaudi, 2005 [1995].

ASCH, R. G. Sacral Kingship between Disenchantment and Re-Enchantment: The French and English Monarchies, 1587–1688. New York: Berghahn Books, 2014.

BATE, J. et RASMUSSEN, E; with Jan Sewell, Will Sharpe, Peter Kirwan and Sarah Stewart (Eds.). William Shakespeare and Others: Collaborative Plays. Basingstoke: Macmillan, 2013.

BORMAN, T. Thomas Cromwell. The Untold story of Henry VIII’s most faithful servant. London: Rodder, 2015.

BROWN, P.(Ed.). Reading Dreams: The interpretation of Dreams from Chaucer to Shakespeare. Oxford: Oxford University Press, 1999.

CAMPBELL, L. Shakespeare’s Histories: Mirrors of Elizabethan Policy. Abington: Routledge, 2005 [1947].

CLOSEL, R. A. B. & MARIN, R. (Orgs.). Shakespeare 450 Anos. BMA Edições. São Paulo: Instituto Shakespeare Brasil – Cena IV Shakespeare Cia, 2014 [2014a].

CLOSEL, R.A.B. ‘A presença da reforma inglesa em Sir Thomas More’. In: CLOSEL, Régis Augustus Bars & MARIN, Ronaldo (Orgs.). Shakespeare 450 Anos. São Paulo: Instituto Shakespeare Brasil, 2014, p. 35-68 [2014b].

______. ‘A utopia no teatro histórico de Shakespeare, Jack Cade em Henrique VI Parte II’. In: BERRIEL, C. E. O. (Ed.) et CLOSEL, R. A. B; MACHADO, L. C.; SPINELLI, D. (Orgs.). Onze Vezes Utopia: Estudos Comparados. Campinas: IEL-Unicamp, 2011, p. 111-126.

______. ‘Drama and Censorship in The Booke of Sir Thomas More’. In: MARINHO, C. (Org.). Teatro do Mundo – Drama e Censura. Porto: Universidade do Porto, 2013, p. 41-52, [2013a].

______. ‘Obediência e Livre Arbítrio no Universo Elisabetano: uma reflexão acerca da opressão em ‘Medida Por Medida’ e ‘The Booke of Sir Thomas More’’.In: CARDOSO, A. et al. (Orgs.). Habitando modernidades: utopia, controle social e livre-arbítrio. Niterói: Letras da UFF, 2012, p. 45-53.

______. “Ação Humana e Fortuna em peças elisabetanas sobre Reforma Inglesa”. Revista Tempo Brasileiro, n. 199, p. 55-68, 2014 [2014c].

______. “De Casibus elisabetano: refletindo a trajetória dramática em Sir Thomas More”. MORUS: Utopia e Renascimento, vol. 9, p. 41-60, 2014 [2014d].

______. “Fictional Remembrances of Sir Thomas More: Part I The Sixteenth Century”. Moreana, vol. 53, 203-204, p. 171-202, 2016 [2016a].

______. “Fictional Remembrances of Sir Thomas More: Part II – Early Seventeenth Century”, Moreana, vol. 54, 205-206, 2016 [2016b].

______. “O mundo fora do cânone: considerações sobre algumas peças apócrifas de Shakespeare”. Anais do XIII Congresso Internacional ABRALIC. XIII Congresso Internacional ABRALIC 2013. Campina Grande: Realize, 2013 [2013b].

______. “Shakespeare e a prática da colaboração: O caso de ‘Sir Thomas More’ e sua tradução”. Tradução em Revista, vol. 14, n.1, p. 10-35, 2013 [2013c]. Disponível em: <http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/22058/22058.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2013.

______. “The Marginal Latin Tag in the Manuscript of Sir Thomas More”. Notes & Queries, vol. 61, n.2, p. 257-260, 2014 [2014e]. Disponível em: <http://nq.oxfordjournals.org/content/61/2/257.short?rss=1>. Acesso em: 30 abr. 2014. [DOI:10.1093/notesj/gju006].

CRAWFORD, P. “Women’s Dreams in Early Modern England”. History Workshop Journal, vol. 49, p. 129-141, Spring, 2000. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/4289661>. Acesso em: 10 jun. 2011.

CRUPI, C. W. “Reading Nascent Capitalism in Part II of Thomas Heywood’s If You Know Not Me, You Know Nobody”. Texas Studies in Literature and Language, v. 46, Number 3, 2004. p. 296-323,

HONINGMAN, E. A. J. “Shakespeare, Sir Thomas More and Asylum-Seekers”. Shakespeare Survey, vol. 57, 2004. p. 225-235,

______. “The play of Sir Thomas More and some contemporary events”. Shakespeare Survey, vol. 42, 1990. p. 77-84,

HOWE, J. N. (Ed.); ROWLEY, S. A critical edition of Samuel Rowley's 'When you see me, you know me'. PhD Thesis. Bath: Bath Spa University, 2015.

HUMPHREYS, A. R. (Ed.). SHAKESPEARE, W. King Henry IV Part 2. The Arden Shakespeare Second Series. London: Methuen Drama, 2007 [1981].

LEMON, R. Treason by words, Ithaca: Cornell Press, 2006.

LUNA, S. A tragédia no teatro do tempo: das origens clássicas ao drama moderno. João Pessoa: Ideia, 2008.

______. Arqueologia da ação trágica – O legado grego. João Pessoa: Ideia, 2005.

MONTA, S. B. “The book of Sir Thomas More and laugher of the heart”. The Sixteenth Century Journal, vol. 34, n.1, p. 107-121, Spring, 2003. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/20061315>. Acesso em: 22 nov. 2010.

______. Martyrdom and Literature in Early Modern England. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

QUARMBY, K. A. The Disguised Ruler in Shakespeare and his Contemporaries. Abingdon: Routledge, 2012.

RIBNER, I. “The Tudor History Play: An Essay in Definition”. PMLA, vol. 69, p. 591-609, 1954.

______. The English History Play in the Age of Shakespeare. Revised Edition. London: Methuen, 1965.

SACCIO, P. Shakespeare’s English Kings. Oxford: Oxford University Press, 2000 [1977].

SCHOFIELD, S. J. Staging Tudor Royalty: Religious Politics in Stuart Historical Drama (1603-1607). Tese de Doutorado, Graduate Department of English, University of Toronto, 2010.

SHAKESPEARE, William. Henry IV Part II. Arden Shakespeare Third Series. Edited by James C. Bulman. London: Bloomsbury, 2016

SHAPIRO, J. 1606 – William Shakespeare and the year of Lear. London: Faber & Faber, 2015.

SHARPE, W. ‘Compreendendo a autoria colaborativa de Shakespeare’. In: CLOSEL, R. A. B. & MARIN, R. (Orgs.). Shakespeare 450 Anos. Tradução do artigo “Framing Shakespeare’s collaborative authorship” feita por Régis Augustus Bars Closel. São Paulo: Instituto Shakespeare Brasil, 2014, p. 35-68.

SPIKES, J. D. “The Jacobean history play and the myth of the elect nation”. Renaissance Drama, vol. 8, 1977. p. 117-149.

WATKINS, J. Representing Elizabeth in Stuart England: literature, history, sovereignty. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

WIGGINS, M. British Drama, 1558-1642. Editado por Martin Wiggins com o apoio de Catherine Richardson. Oxford: Oxford University Press, 7 vols., 2007- atual [previsão de 10 vols.].

DOI: 10.5935/1679-5520.20160028

Downloads

Publicado

2016-12-31