https://revista.uniandrade.br/index.php/revistalicenciaturasepesquisa/issue/feed [L&P] - Licenciaturas & Pesquisa UNIANDRADE 2021-10-21T13:54:00-03:00 Denis Pereira Martins licenciaturas@uniandrade.edu.br Open Journal Systems A revista <strong>[L&amp;P] - Licenciaturas &amp; Pesquisa UNIANDRADE</strong> é um periódico científico que visa contribuir na divulgação dos conhecimentos na área das licenciaturas e áreas afins. Sua finalidade é publicar artigos científicos inéditos, ensaios e resenhas originais sobre temáticas educacionais com enfoque nas seguintes áreas: Educação, Ciências Exatas, Ciências Naturais, Ciências Humanas e áreas correlatas à licenciatura. A revista [L&amp;P] é aberta a colaboradores da comunidade científica em âmbito nacional e internacional. https://revista.uniandrade.br/index.php/revistalicenciaturasepesquisa/article/view/1151 A repercussão do Ensino à Distância no contexto de uma nova perspectiva cultural 2018-10-23T15:47:03-03:00 Ana Maria Cordeiro Vogt ana.vogt@gmail.com Lucia Helena de Oliveira Silva prof.luciahos@hotmail.com <p>A educação, pelo método Ensino à Distância-EaD, é uma realidade em desenvolvimento desde o século XIX, em plenitude mundial de expansão crescente, em mobilizar o acompanhamento de uma sociedade carente de informações sobre as novas profissões, na utilização de recursos tecnológicos inovadores, em diversos setores do mercado de trabalho. O escopo da presente pesquisa foi documentar e incentivar a integração de pessoas, de diferentes classes sociais e faixa-etárias à cultura científica, com informações pertinentes aos Cursos de Ensino à Distância. A metodologia do presente trabalho, foi constituída pela análise qualitativa nos sites disponíveis da Capes, Scielo, Pubmed e Bireme. Os resultados pesquisados, encontrados na literatura, documentam uma retrospectiva, credenciamento, competência, vantagens e regulamento do EaD. Conclui-se que esta modalidade de ensino, na utilização de novas tecnologias, terá no futuro maior flexibilidade e acessibilidade a esta oferta de educação, enfrentando conceitos tradicionais, para proporcionar conhecimento para todas as pessoas, em maior interatividade, nas áreas da educação, economia, governo, saúde e da sociedade, como um todo.</p> 2018-10-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 [L&P] - Licenciaturas & Pesquisa UNIANDRADE https://revista.uniandrade.br/index.php/revistalicenciaturasepesquisa/article/view/1088 O brincar para o desenvolvimento de criança com transtorno do espectro autista (TEA) na Educação Infantil 2018-10-16T16:53:04-03:00 Anelise Barbosa Coelho anelise.coelho@hotmail.com Larissa Baian de Azevedo larissa.baian@hotmail.com <p>Este artigo pretendeu descrever o brincar para o desenvolvimento de criança com Transtorno do Espectro Autista inserida na Educação Infantil. O brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças Espectro Autistas, pois se compreende que é por meio do brincar que a criança se comunica, se expressa e apresenta suas inquietações. O brincar é um estimulo para a criança, que demonstra seus sentimentos e desejos para o educador no momento de interação. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno invasivo do desenvolvimento. O estudo realizado pretendeu compreender a relação entre o brincar e a criança Espectro Autista inserida na Educação Infantil e apresentou estratégias e sugestões de metodologia para a prática docente. A pesquisa foi qualitativa do tipo bibliográfica e teve como fonte de referência livros, artigos científicos e dissertações. As principais referências utilizadas para o desenvolvimento da presente pesquisa foram Kanner, Vygotsky e Martin. O brincar para a criança TEA é importante para seu desenvolvimento, o que é favorecido pela construção do vínculo entre a criança e o professor, pois compreende-se a interação como necessária para a formação da criança.</p> <p><strong>Palavras chaves: </strong>Brincar; Educação Infantil; Transtorno do Espectro Autista.</p> 2018-10-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 [L&P] - Licenciaturas & Pesquisa UNIANDRADE https://revista.uniandrade.br/index.php/revistalicenciaturasepesquisa/article/view/948 Gamificação em Sala de Aula: concepções de Professores de Matemática 2018-10-23T15:47:03-03:00 Nicole Amanda Rozin niarozin@gmail.com Guilherme Augusto Pianezzer guilherme.pianezzer@hotmail.com <p>A gamificação consiste no uso dos elementos dos games em outros contextos, no qual o desejo maior é engajar pessoas dentro de um objetivo para gerar motivação nos indivíduos envolvidos. Esse artigo se preocupa em divulgar pesquisas e realizar um levantamento bibliográfico sobre a gamificação e suas possibilidades. O objetivo é conhecer a concepção d<ins datetime="2018-05-16T17:52" cite="mailto:Guilherme%20Augusto%20Pianezzer">e</ins> professores de Matemática quanto à gamificação em sala de aula, por meio de uma metodologia qualitativa do tipo exploratória e entrevista com cinco professores da rede estadual de ensino do Paraná. A análise de dados permitiu conhecer uma visão prévia dos entrevistados acerca da gamificação: se a reconhecem como metodologia, se entendem seus fundamentos e se aplicam em sala alguns de seus aspectos próprios da teoria. Os resultados indicaram que não possuem conhecimento formal da gamificação, embora reconheçam ou até mesmo a apliquem e, de modo geral, reconhecem seu papel na escola como fator motivador.</p> 2018-10-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 [L&P] - Licenciaturas & Pesquisa UNIANDRADE https://revista.uniandrade.br/index.php/revistalicenciaturasepesquisa/article/view/937 O currículo no Ensino Médio: uma análise da proposta do Colégio Sesi Paraná 2018-10-23T15:47:03-03:00 Denis Pereira Martins licenciaturas@uniandrade.edu.br Camila Zanella camila.zanella@sesipr.org.br <p class="Default"><span>O Colégio Sesi, por meio das Oficinas de Aprendizagem, metodologia adotada pela rede de 51 colégios presentes no Estado do Paraná, busca a formação integral do aluno. Isso somente é possível pelo currículo, fruto de uma seleção e produção de saberes, de cultura, de valores, de concepções de conhecimento e aprendizagem, de formas de imaginar e perceber o mundo. No Colégio Sesi, o currículo é organizado por Segmentos (nome dado à organização curricular) e sua aplicação é trimestral, nove ao longo de todo o ciclo do Ensino Médio, isto é, um Segmento por trimestre. De acordo com essa metodologia, o aluno tem autonomia na escolha das Oficinas de Aprendizagem que quer estudar, não necessariamente há uma forma linear, rígida de escolha e sequência a ser cursada. Diante disso, o único compromisso do aluno é se inscrever ao menos uma vez em cada Segmento, sem repetições, durante os três anos dessa etapa. Este trabalho busca analisar o processo de construção e de organização do currículo da referida rede e entender suas premissas de aplicação. Inicialmente haverá a discussão sobre a temática curricular, na sequência, um histórico desse processo na instituição e, por fim, a análise de sua aplicação em três Oficinas de Aprendizagem. É evidente que o currículo temático, como proposto por essa rede, é algo recente no Brasil e muito debatido no exterior, o que demonstra o caráter inovador da proposta pedagógica e da organização curricular aplicada por essa comunidade escolar.</span></p><br /> 2018-10-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 [L&P] - Licenciaturas & Pesquisa UNIANDRADE https://revista.uniandrade.br/index.php/revistalicenciaturasepesquisa/article/view/1150 Avaliação da aprendizagem – abordagem da metodologia da aprendizagem baseada em problemas no Ensino Superior 2018-10-23T15:47:03-03:00 Denis Pereira Martins licenciaturas@uniandrade.edu.br Mariana Gonçalves Vieira mariana-gvieira@hotmail.com <p>Este artigo teve como objetivo analisar como ocorre o processo avaliativo quando utilizada a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) em uma Instituição do Ensino Superior. A PBL é uma metodologia que tem o intuito de quebrar paradigmas tradicionais no ensino aprendizagem, apresentando propostas inovadoras para que a educação possa atender as novas demandas sociais. O processo metodológico se deu através de análises documentais, observações em sala de aula e aplicação de questionário. Todo este processo foi realizado no curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior no Parará, onde buscou-se analisar como se fundamenta a proposta pedagógica e quais são as ferramentas e os agentes envolvidos na efetivação do processo avaliativo da IES, que assume como um dos seus componentes epistemológicos, a PBL e seus princípios qualitativos de avaliação.</p> 2018-10-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 [L&P] - Licenciaturas & Pesquisa UNIANDRADE https://revista.uniandrade.br/index.php/revistalicenciaturasepesquisa/article/view/1144 Livros didáticos de Física: características e especificidades 2018-10-23T15:47:03-03:00 Everton Ribeiro everton_fisico@hotmail.com Milene Dutra da Silva milenedutra13@gmail.com <p>Manuais didáticos são elementos que fazem parte do ambiente escolar e fundamentais no planejamento das atividades propostas em sala de aula. O Plano Nacional do Livro Didático tornou este instrumento de ensino que já era importante, um material acessível aos estudantes da educação básica pública no Brasil. Sua utilização é influenciada por vários aspectos, dentre os quais se destaca inicialmente a complexidade do próprio espaço escolar. A discussão aqui estabelecida busca compreender inicialmente algumas questões referentes ao ambiente escolar onde o uso do livro didático ocorre e os processos de ensino e aprendizagem permeados por seu uso. Num segundo momento, apresenta-se as características de livros didáticos em geral e mais especificamente dos livros didáticos de Física, analisando alguns de seus elementos. No ano 2000 a dissertação do professor Wagner Wuo apresentou uma análise de livros didáticos de Física utilizados na década de 90. Utilizando as categorias indicadas nesta dissertação, estendemos a análise aos livros didáticos selecionados pelo PNLD 2010/2011. Algumas dessas categorias tiveram de ser excluídas e outras novas incluídas, para que se atendesse as atuais características apresentadas pelos livros didáticos. Aspectos presentes nos livros didáticos de Física são observados com o objetivo de perceber suas especificidades, originadas de características próprias da ciência e de suas linguagens. Nas considerações finais os autores apontam que as semelhanças entre as obras selecionadas são inegáveis, tais como: organização das unidades didáticas, divisão de temas, conteúdos e estruturação. Outra característica bastante comum é a apresentação de um texto complementar ou uma proposta de experimento, apenas no final de cada unidade/capítulo. Nesta perspectiva recai sobre o docente a responsabilidade de seleção e posteriormente, de utilização desta ferramenta de ensino.</p> 2018-10-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 [L&P] - Licenciaturas & Pesquisa UNIANDRADE https://revista.uniandrade.br/index.php/revistalicenciaturasepesquisa/article/view/1142 Educacão Ambiental Nas Escolas: Concientização Sobre Importância Da Proteção Da Espécie Araucaria Angustifolia (Bertol) Otto Kuntze 2018-10-23T15:47:03-03:00 Paloma Gonçalves palomasga95@gmail.com Daniela Cristina Imig daniela.imig@gmail.com De acordo com o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFLORA) a espécie <em>Araucaria angustifolia</em> (Bertol) Otto Kuntze, encontra-se em um risco muito elevado de extinção na natureza, em seu projeto lista vermelha está classificado como endangered (EN) cor vermelha, ou seja, ameaçada de extinção. Nesse contexto, é importante desenvolver trabalhos que analisem a percepção ambiental dos alunos de escolas, que destaquem a importância da conservação da espécie <em>A. angustifolia</em>. No ambiente escolar quando trabalhado a educação ambiental, pode-se obter um novo tipo de percepção, aquela sobre importância de conservação de espécies ameaçadas de extinção. Diante do exposto acima, a proposta deste trabalho é analisar qual o nível de conhecimento de alunos de 1º, 2º e 3º série do ensino médio de duas escolas estaduais do sul do Brasil sobre a espécie trabalhada, e utilizar estes dados para um diagnóstico percepção e educação ambiental voltada <em>A. angustifolia.</em> 2018-10-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 [L&P] - Licenciaturas & Pesquisa UNIANDRADE https://revista.uniandrade.br/index.php/revistalicenciaturasepesquisa/article/view/1143 O ensino de astronomia na educação básica e a ausência dessa abordagem nos cursos de licenciatura em ciências biológicas 2018-10-23T15:47:03-03:00 Tatiane Carvalho dos Santos thaticarvalho@hotmail.com Daniela Cristina Imig ciencias.biologicas@uniandrade.edu.br <p>O presente artigo discorre sobre o ensino de Astronomia na educação básica e a ausência dessa abordagem nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, tendo como objetivo analisar criticamente as grades curriculares dos cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas de nove Instituições de Ensino Superior (IES) de Curitiba, no que se refere aos conteúdos relacionados à Astronomia, cujo estudo é exigido no ensino de Ciências no nível fundamental, nos termos do que estabelecem as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica no Estado do Paraná e as Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores. Como metodologia foi adotada a pesquisa de documental, aliada à pesquisa bibliográfica, realizada em fontes primárias e secundárias, e o resultado dessa investigação mostra que nenhuma das doze IES que constituem o universo da pesquisa contempla em sua estrutura curricular o desenvolvimento de professores para o ensino de conteúdos de Astronomia, deficiência que se observa tanto em IES mantidas pela iniciativa privada quanto as pelo poder público, contexto preocupante, pois permite vislumbrar uma solução de continuidade, sem possibilidades de mudança nesse cenário em curto prazo. Enquanto isso, professores e alunos padecem da falta de conhecimentos específicos nesse campo e a educação, como um todo, continua mais distante do que deveria do processo de desenvolvimento da ciência e da tecnologia.</p> 2018-10-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 [L&P] - Licenciaturas & Pesquisa UNIANDRADE https://revista.uniandrade.br/index.php/revistalicenciaturasepesquisa/article/view/1091 As interações e as brincadeiras no processo ensino-aprendizagem na educação infantil a e prática docente 2018-10-23T15:47:03-03:00 Anelise Barbosa Coelho anelise.coelho@hotmail.com Kellei Mayara Ribeiro kelleimayara@hotmail.com <p>Este artigo pretende descrever a real importância das interações e das brincadeiras para o processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento das crianças na Educação Infantil e a importância da ação docente. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil apresentam como eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica as interações e as brincadeiras, pois é brincando que a criança cria experiências e se apropria de conhecimentos, favorecendo que ela vivencie desafios e aprenda a resolver conflitos. Sabendo da importância da primeira infância no desenvolvimento da criança, é preciso selecionar materiais que chamem a sua atenção e que lhes ajude na capacidade de imaginação, fazendo com que a criança interaja com as outras crianças e com os adultos que estão ao seu redor. Assim, este estudo tem como objetivo compreender como as interações e brincadeiras favorecem o processo ensino aprendizagem na Educação Infantil e apresentar propostas de práticas pedagógicas que favoreçam o brincar e as interações. A pesquisa desenvolvida é qualitativa do tipo bibliográfico e tem como fonte de referência Vygotsky e Tizuko Kishimoto, utilizando-se de livros, dissertações e artigos científicos que se pautaram nas obras desses dois autores. A ação docente, as interações e as brincadeiras na Educação Infantil proporcionam a expressão dos sentimentos e desenvolve a capacidade de imaginação da criança, favorecendo sua aprendizagem, ampliando seu repertório e seu conhecimento do mundo.</p> <p><strong>Palavras chaves: </strong>Interações e brincadeiras; Ensino Aprendizagem; Prática docente.<strong></strong></p> 2018-10-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 [L&P] - Licenciaturas & Pesquisa UNIANDRADE