Revista Iberoamericana de Psicologia https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi <p>A RIBPSI - Revista Iberoamericana de Psicologia é uma publicação semestral do Departamento de Psicologia do Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE. A publicação tem como objetivo em publicar trabalhos que inovem tanto no aspecto teórico, quanto prático, da ciência psicológica, permitindo avanços substanciais na ciência psicológica, principalmente em países iberoamericanos.</p> pt-BR thiago.moraes@uniandrade.edu.br (Thiago Perez Bernardes de Moraes) thiago.moraes@uniandrade.edu.br (Thiago Perez Bernardes de Moraes) Tue, 03 Oct 2023 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.7 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Comportamento de risco no trânsito: https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2637 <p>Comportamentos de risco no trânsito é um tema que merece atenção por constituir em importante problema social e de saúde pública. A análise dessa temática torna-se relevante tanto para a pesquisa, quanto para as intervenções na área da Psicologia do Trânsito na medida em que se pode, a partir de seu estudo, verificar as principais variáveis de risco para os acidentes de trânsito, grupos mais vulneráveis, bem como se refletir acerca de políticas públicas que auxiliem na educação para o trânsito e diminuição dos índices de acidentes. Este estudo analisou criticamente a literatura científica nacional sobre comportamentos de risco no trânsito, publicada entre 2003 e 2018, nas bases de dados PePSIC e SciELO. Dos principais resultados, foram analisados 21 artigos, com a maior parte publicada no ano de 2014. Os periódicos que mais publicaram foram relacionados à Psicologia e saúde no geral. As amostras mais investigadas foram de estudantes (que dirigiam), motociclistas e motoristas, com predomínio de idade na fase jovem adulto. Acidentes de trânsito e consumo de álcool as variáveis mais associadas aos comportamentos de risco nos estudos. Entrevistas e instrumentos psicométricos foram os mais utilizados para a avaliação dos comportamentos de risco no trânsito. São feitas considerações sobre a temática e sugestões de novos estudos a partir das lacunas identificadas por meio desta pesquisa. Limitações e a agenda de pesquisa são apresentadas ao longo deste manuscrito. Espera-se que, com esta pesquisa, novas investigações sejam desenvolvidas com o intuito de diminuir os indicadores de acidentes de trânsito que são tão presentes na realidade brasileira.</p> Marta Alice Nelli Bahia, Hugo Cardoso Copyright (c) 2023 Revista Iberoamericana de Psicologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2637 Tue, 03 Oct 2023 00:00:00 -0300 Fatores de risco para transtornos alimentares em adolescentes do sexo feminino https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2616 <p>Introdução: Os transtornos alimentares são um grupo de transtornos mentais que resultam em uma alimentação alterada que implica significativamente na saúde física e psicossocial do indivíduo. Em razão da gravidade deste transtorno, se faz necessária a identificação de seus sinais, sintomas e fatores de risco para que as estratégias de promoção e prevenção sejam mais efetivas e eficazes. Metodo: Realizou-se uma revisão de literatura de caráter explicativo&nbsp; e descritivo a partir de trabalhos publicados nos últimos dez anos em duas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde - BVS e <em>Scientific Electronic Library Online </em>- <em>SciELO</em>. Resultados e discussão: Os resultados obtidos revelaram a insatisfação e distorção da imagem corporal, profissionais da área da saúde, sobrepeso e obesidade, idade, cultura familiar, contato com experiências alimentares inadequadas, supervalorização do corpo magro e práticas incorretas de controle do peso. Considerações finais: Tais fatores refletem diretamente no aparecimento e manutenção dos sintomas dos transtornos alimentares, tornando-se indispensável a criação de estratégias para a identificação precoce dos sinais e sintomas das doenças, de forma a evitar o desenvolvimento da bulimia e anorexia nervosa na população.</p> Andressa Carvalho, Luiz Roberto Marquezi Ferro, Joice Colere, Cássia Machado Aristeu, Deise Léia Farias Hofmeister, Aislan José de Oliveira Copyright (c) 2023 Revista Iberoamericana de Psicologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2616 Tue, 03 Oct 2023 00:00:00 -0300 Mitos sobre criatividade https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2949 <p>A criatividade é um construto que vem sendo valorizado em diferentes contextos, sendo considerada uma das habilidades essenciais no século XXI. Apesar dessa valorização, diversos mitos e concepções equivocadas ainda se encontram difundidas no senso comum. Diante dessa constatação, o presente estudo teve como objetivo conhecer as concepções de criatividade presentes na população em geral. A amostra foi composta por 518 participantes, com idades entre 19 e 75 anos, sendo 67,5% do sexo feminino e diferentes níveis de escolaridade. Um questionário contendo 12 mitos associados à criatividade foi elaborado, incluindo questões de natureza sociodemográfica para descrição da amostra. Os participantes deveriam ler cada frase e assinalar se concordavam ou discordavam, sendo importante esclarecer que todos os itens envolviam mito ou concepções equivocadas. Os resultados indicaram a presença de seis mitos que se mostraram mais frequentes, assinalados por mais de 30% da amostra como verdadeiros. Dentre eles, “a criatividade é um dom presente em poucos indivíduos”, “a criatividade é uma inspiração que aparece do nada, sem uma explicação”, “pessoas criativas sempre têm grandes ideias”, “as pessoas já nascem criativas”, “é possível que algumas pessoas não tenham nenhum tipo de criatividade” e “eu não nasci criativo”. Os resultados apontam para a importância de um trabalho voltado ao esclarecimento da população, sendo necessário reiterar o fato de que a criatividade é um potencial presente em todos os indivíduos e que pode se manifestar, em maior ou menor intensidade, em uma ou mais áreas, de acordo com as condições ambientais encontradas. Tal medida pode incentivar o desenvolvimento de programas voltados a estimulação dessa característica nos mais diferentes ambientes, incluindo o escolar, social e organizacional.</p> Tatiana de Cassia Nakano, Laura Gandia Romancini, Ana Luiza Pelaquim Silva, Victor Ceridono Couto Copyright (c) 2023 Revista Iberoamericana de Psicologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2949 Tue, 03 Oct 2023 00:00:00 -0300 Conhecimento de jovens em idade para primeira habilitação https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2951 <p>Apesar de prevista em lei, a educação para o trânsito ainda não é realidade na maior parte do país. Por meio de um estudo exploratório, o presente estudo buscou avaliar o nível de conhecimento de jovens estudantes sobre aspectos relacionados ao trânsito e aqueles exigidos na prova de conhecimentos que compõe o curso de formação de condutores. A amostra foi constituída por 142 estudantes do 3º ano do ensino médio, com idades entre 16 e 19 anos (M=17,58), provenientes de uma escola de ensino público de um município do interior do Estado de São Paulo. Dos participantes, 59,15% eram do sexo feminino. Os participantes responderam a um simulado preparatório para a etapa do exame teórico do curso de formação de condutores retirado do banco de dados do Detran-SP. A análise do desempenho dos participantes indicou que 76,76% deles estariam aprovados caso fizessem a prova agora. Os resultados revelam que, embora a maioria dos participantes tenha atingido a pontuação mínima necessária, intervenções educativas visando ampliar e, principalmente sensibilizar as concepções a respeito do trânsito devem ser pensadas pela Psicologia.</p> Cleber Montanholi de Sena, Tatiana de Cassia Nakano Copyright (c) 2023 Revista Iberoamericana de Psicologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2951 Tue, 03 Oct 2023 00:00:00 -0300 Psicologia e Cinema https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2950 <p>Enquanto componente da mídia em geral, o cinema transmite signos e valores que podem influenciar os modos de pensar e agir da sociedade. O papel e a atribuição de diferentes profissionais são constantemente retratados pela mídia em geral, algumas vezes com precisão mas outras vezes de modo estereotipado. Com isso, objetivou-se investigar os estereótipos apresentados na indústria cinematográfica referentes aos profissionais de saúde mental, mais especificamente aqueles que praticam alguma modalidade clínica. Para tanto, utilizou-se o site Box Office Mojo, da empresa <em>Internet Movie Database </em>(IMDB) para a seleção dos 20 títulos mais assistidos em cada um dos últimos 20 anos. A análise da amostra resultou em 19 filmes contendo, no mínimo, um (1) personagem identificado enquanto profissional da área psicológica ou terapêutica. Entre os achados, evidenciou-se a sexualização da mulher, a imagem cômica do terapeuta, a recorrência de vilões e profissionais perversos, agentes sociais e aqueles que genuinamente desejam ajudar. Em conclusão, reitera-se a importância de novos estudos que atualizem tais concepções e avaliem a influência dos estereótipos no imaginário social da sociedade.</p> Lucas Suisso Oliveira, Wanderson Fernandes Souza Copyright (c) 2023 Revista Iberoamericana de Psicologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2950 Tue, 03 Oct 2023 00:00:00 -0300 O Uso da Terapia Cognitiva comportamental ante as implicações biológicas do Transtorno De Estresse Pós-Traumático https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2952 <p><strong>&nbsp;</strong><strong>RESUMO: </strong>O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é caracterizado por perturbações ansiosas advindas de eventos traumáticos. Os principais sintomas do TEPT são: pesadelos, reações dissociativas, etc. Dado as características do TEPT, a utilização da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), é muito benéfica, já que um dos seus métodos é o empirismo colaborativo. O artigo tem por objetivo trazer a exposição das relações biológicas com o TEPT assim como, a atuação do psicólogo. Para a produção do artigo usou-se o método de pesquisa bibliográfica descritiva qualitativa, buscou-se em fontes físicas e virtuais. Há diversas respostas ligadas ao TEPT, como a liberação de corticotrofina, e o neuropeptídio vasopressina são liberados no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e um processo de estimulação acontece. As reações são motivadas por eventos traumáticos para o sujeito, esses geram uma hiperatividade, e com isso há mudanças significativas no organismo, causando instabilidade emocional, descontrole, etc. A TCC usando do método de Dessensibilização Sistemática e outras técnicas irá auxiliar o restabelecimento do sujeito. Os estudos acerca da TEPT devem ser motivados e não devem se ater somente às áreas já estudadas, pesquisas mais amplas sobre a TEPT podem criar hipóteses gerando novas percepções.</p> Márcus Vinícius Moreira Copyright (c) 2023 Revista Iberoamericana de Psicologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2952 Tue, 03 Oct 2023 00:00:00 -0300 Cannabis – Da proibição ao uso terapêutico e alternativa socieconômica https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2697 <p>Introdução: A cannabis Sativa se entrelaça à história da humanidade há milênios. Nas últimas décadas, seu uso foi alvo de grandes políticas proibicionistas. Entretanto, com o avanço da neurociência, as descobertas sobre o potencial terapêutico que a erva oferece tem se multiplicado. Cada vez mais países estão legalizando e regulamentando seu uso, o que possibilita novos estudos e gera um mercado lucrativo, com produção e vendas em larga escala. Objetivo: Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo geral explicitar o contexto histórico da cannabis, o porquê de sua proibição e as políticas que corroboraram para isso, chegando aos dias atuais, com a legalização para seu uso terapêutico. Métodos: Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica, a fim de problematizar não só a criminalização da cannabis, como também o seu proibicionismo. Resultados: Com isso, buscou-se trazer novas formas de pensar essa erva, com foco nas políticas repressivas contra a maconha, considerada o vício dos pobres e pretos. Com todas as descobertas e os avanços a respeito da cannabis nas últimas décadas, fica evidente que ela foi proibida por questões político-raciais pseudocientíficas. Conclusões: Proibir e coibir o uso de uma planta eficaz a tantas áreas pertinentes à saúde, ao meio ambiente e à economia é negar o direito ao bem-estar, à escolha pessoal, além de negar a história e dizer sim a políticas ultrapassadas, em que métodos violentos que matam principalmente populações periféricas, pobres e negros bem como sua cultura. Para além das discussões e produções de conhecimento, a temática canábica e sua regulamentação afeta diretamente a saúde física e psíquica de diversos seres. Sua proibição, mais que um retrocesso, é a negação do direito ao bem-estar e qualidade de vida, temas próprios do campo de promoção à saúde.&nbsp;</p> Jesse Barros Copyright (c) 2023 Revista Iberoamericana de Psicologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2697 Tue, 03 Oct 2023 00:00:00 -0300 Comparação de desempenho em flexibilidade e inibição em grupos de usuários e não usuários de substâncias psicoativas https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2945 <p><strong>Introdução:</strong> Atualmente considera-se que o uso de substâncias psicoativas (SPA) é um grave problema de saúde presente em muitos países. O seu uso pode acarretar lesões corticais principalmente em áreas frontais, regiões responsáveis pelas Funções Executivas (FEs). Alterações de FEs resultam em prejuízos cognitivos, comportamentais e regulatórios onde fatores como impulsividade, flexibilidade e inibição podem ter relação direta com o desenvolvimento de TUS (Transtorno por uso de substâncias). <strong>Objetivo: </strong>Verificar se existe diferença no desempenho de flexibilidade e inibição entre usuários de substâncias psicoativas e não usuários. <strong>Metodologia: </strong>Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de abordagem quantitativa de caráter experimental com 80 indivíduos do sexo masculino, sendo que 40 tem diagnostico por uso de substâncias e 40 sem diagnostico. Os dados foram coletados por meio do teste de Cinco Dígitos, para avaliar flexibilidade e inibição. <strong>Resultados: </strong>Os resultados revelaram que há diferenças no tempo de resposta em relação a inibição e flexibilidade entre os dois grupos de dependentes e não dependentes, entretanto essa diferença não é significativamente estatística. <strong>Considerações:</strong> embora existam diferenças no desempenho na comparação dos resultados entre os grupos, essa diferença não foi significativamente estatística.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong><strong>: </strong>flexibilidade<strong>, </strong>inibição, funções executivas, substâncias psicoativas, dependência.</p> Aislan José de Oliveira, Juliane Carneiro de Carvalho, Claudia Kais de Melo, Luiz Roberto Marquezi Ferro, Manuel Morgado Rezende Copyright (c) 2023 Revista Iberoamericana de Psicologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2945 Tue, 03 Oct 2023 00:00:00 -0300 O papel das práticas parentais educativas no desenvolvimento do transtorno de conduta https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2947 <p>Este estudo teve como objetivo investigar através da literatura o papel das práticas parentais educativas no desenvolvimento do transtorno de conduta. Trata-se de uma revisão de literatura sistemática de natureza qualitativa e descritiva. As buscas foram realizadas nas bases de dados BVS, Scielo e Pepsic. Foram identificados 79 artigos e, com a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 7 que contemplavam o objetivo principal do estudo. A partir da análise desses estudos foi possível observar que as práticas educativas negativas podem influenciar o desenvolvimento de comportamentos antissociais.</p> <p><strong>Palavras-Chave: </strong>Transtorno de Conduta, Poder Familiar, Cuidados Parentais&nbsp;</p> Giovanna de Souza Gouveia, Amanda Thaynara Moreira da Silva, Aislan José de Oliveira, Luiz Roberto Marquezi Ferro, Deise Léia Farias Hofmeister, Manuel Morgado Rezende Copyright (c) 2023 Revista Iberoamericana de Psicologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2947 Tue, 03 Oct 2023 00:00:00 -0300 Avaliação do consumo de drogas entre universitários do interior de São Paulo https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2946 <p>O consumo de drogas lícitas e ilícitas tem aumentado consideravelmente no mundo todo, sendo muito perceptível na população de universitários. Diante disso, este trabalho teve o intuito de avaliar quais drogas, lícitas ou ilícitas são mais consumidas por uma amostra da população universitária, bem como saber percentualmente os índices de dependência, consumo abusivo. Trata-se de uma pesquisa descritiva com uma população de 152 universitários do interior do Estado de São Paulo. Verificou-se um elevado consumo de álcool entre os estudantes avaliados, seguido pelo uso do tabaco e da maconha. Os resultados do estudo evidenciaram a influência dos fatores de risco para o uso de drogas e a importância dos fatores protetores para a prevenção do consumo abusivo de drogas.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Promoção de saúde, universitários, drogas lícitas e ilícitas</p> Luiz Roberto Marquezi Ferro, Aislan José de Oliveira, Giovanna de Souza Gouveia, Amanda Thaynara Moreira da Silva, Manuel Morgado Rezende Copyright (c) 2023 Revista Iberoamericana de Psicologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/2946 Tue, 03 Oct 2023 00:00:00 -0300 El tormento silencioso de Prometeo https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/3019 <p>Žižek cuestiona si el actual sistema económico y político tiene el poder de prevenir más violencia de la que provoca. A partir de esta incógnita, Žižek propone que la violencia está más allá de la realidad, teniendo lugar sobre todo en la realidad. En ese espíritu, este breve ensayo ofrece ideas para redactar una teoría política de la violencia. Para ello se sugiere un diálogo de Žižek buscando consonancia en los trazos de Pierre Bourdieu y Byung Chul-Han. Žižek, describe un tipo de violencia concebida como sistémica (objetiva), que se extiende a todos lados y que se deriva del funcionamiento “normal” del sistema político y económico. La violencia subjetiva (consecuencia de la violencia objetiva) en cambio, es más visible, se configura a partir de actos vandálicos, hurtos, homicidios y otras prácticas. El tercer eje es el de la violencia simbólica, fulgurada en discurso y lenguaje, sustentando y camuflando la violencia sistémica. En una línea similar, Bourdieu habla de una violencia simbólica invisible que infunde en los sujetos ideas, prácticas e ideologías que fortalecen el vínculo entre dominados y dominados. Finalmente, Byung Chul-Han, habla de un paso de la violencia negativa a la violencia positiva que no solo es aceptado por el sujeto (sin crear defensas inmunológicas) sino que conduce a una especie de autoflagelación a través de la autoexploración.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> Thiago Perez Bernardes de Moraes, Leandro Alberto Gaitan, Rogério Pereira Leal Copyright (c) 2023 Revista Iberoamericana de Psicologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revista.uniandrade.br/index.php/ribpsi/article/view/3019 Tue, 03 Oct 2023 00:00:00 -0300