IDENTIDADE E MEMÓRIA DO HORROR EM O PRISIONEIRO, DE ÉRICO VERÍSSIMO

Autores

  • Juracy Assmann Saraiva Universidade Feevale
  • Éderson de Oliveira Cabral Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v17i1.1287

Resumo

O autoritarismo, a desigualdade, o preconceito, além de muitos outros conflitos habitam o mundo contemporâneo. Essas questões e o horror desencadeado por elas foram representadas no romance O prisioneiro, de Érico Veríssimo, lançado em 1967. Objetiva-se, neste artigo, analisar a historicidade dos eventos, isto é, a metaficcionalidade histórica presente na narrativa; os traços que configuram o narrador e sua articulação com a problemática da identidade e da memória. O aporte teórico para análise tem como base os trabalhos de Linda Hutcheon (1991), de Paul Ricouer (1997), de Fernando Catroga (2001) e de Kathryn Woodward (2012). Conclui-se que, por meio da narrativa,Veríssimo denuncia o horror da violência e mobiliza o leitor a posicionar-se diante dela.

Palavras-chave: O prisioneiro. Érico Verrísimo. Identidade. Memória.

 

DOI: 10.5935/1679-5520.20190007

Biografia do Autor

Juracy Assmann Saraiva, Universidade Feevale

Doutora em Teoria Literária pela PUC/RS e Pós-doutora em Teoria Literária pela UNICAMP. Professora e pesquisadora da Universidade Feevale e bolsista em produtividade do CNPq.

Éderson de Oliveira Cabral, Universidade Feevale

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais na Universidade FEEVALE; Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; Especialista em Língua Espanhola pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS; Licenciado em Letras-Português/Espanhol pela UNISINOS.

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DOI: 10.5935/1679-5520.20190007

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Publicado

2019-06-07