ASPECTOS DA VISUALIDADE NO ROMANCE A MÁQUINA DE FAZER ESPANHÓIS

Autores

  • Solange Viaro Padilha FARESC

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v17i3.1541

Resumo

Valter Hugo Mãe, autor português reconhecido pela densidade de seu texto e por ter uma linguagem marcadamente poética, recebeu dois importantes prêmios pelo romance A máquina de fazer espanhóis. O objetivo deste estudo é destacar a aproximação com a fotografia existente no romance. Em nossa análise, sublinharemos a maneira pela qual o mundo do protagonista, o Senhor António Jorge da Silva, é configurado por meio de sua consciência e de suas memórias. Em seu universo composicional, Mãe utiliza-se de elementos comuns às artes visuais. Esta pesquisa tenciona examinar a relação da fotografia com outros elementos da narrativa de Mãe. Utilizaremos como base teórica textos de Boris Kossoy (2005, 2012), Irina Rajewsky (2012), Roland Barthes (2012) e Susan Sontag (2004), entre outros.

Palavras-chave: Literatura e fotografia. Intermidialidade. Valter Hugo Mãe.

 

DOI: 10.5935/1679-5520.20190041

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DOI: 10.5935/1679-5520.20190041

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Publicado

2019-12-16