POESIA, IDENTIDADE E NACIONALISMOS: CRUZAMENTOS POLÍTICOS E CULTURAIS NAS OBRAS DE NOÉMIA DE SOUSA E DE JOSÉ CRAVEIRINHA

Autores

  • Rejane Vecchia da Rocha e Silva Universidade de São Paulo
  • Ubiratã Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v18i1.1714

Resumo

Com base na análise de configurações estéticas específicas de poemas de Noémia de Sousa e de José Craveirinha, é possível perceber de que modo a literatura moçambicana expressa os cruzamentos entre as múltiplas identidades do território colonial e as mudanças de consciência política que levaram à emergência de nacionalismos independentistas. Nesta análise, argumentos estéticos serão mobilizados desde o interior dos poemas para demonstrar a superação dos “protonacionalismos”, conforme definido por Mário Pinto de Andrade, em direção aos nacionalismos críticos que se seguiriam a partir da década de 1950.

 

Palavras-chave: José Craveirinha. Noémia de Sousa. Poesia moçambicana. Nacionalismos.

Biografia do Autor

Rejane Vecchia da Rocha e Silva, Universidade de São Paulo

Professora doutora RDIDP da Universidade de São Paulo na área de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Araraquara (1987), graduação em História pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado (1994) e doutorado (2000) em Letras pela Universidade de São Paulo. Realizou dois estágios de pós-doutoramento: um na Faculdade de Letras da Universidade Federal da Bahia (2002-2006), Bolsista PRODOC/Capes e um de curta duração na Université Paris Sorbonne (2014). Atualmente, exerce o cargo de diretora do Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa da FFLCH/USP e é vice-coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África: Novos Horizontes (FFLCH/USP). Vice-diretora do Centro de Estudos Africanos (CEA) da USP em 2019.

Ubiratã Souza, Universidade de São Paulo

Ubiratã Souza possui doutorado (2019) e mestrado (2014) em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e bacharelado em Letras (2012), todos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). No primeiro semestre de 2017, cumpriu estágio doutoral sob os auspícios do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior da Capes em Maputo, Moçambique. Desenvolve pesquisa de crítica literária e suas interfaces com a história social e sociologia histórica, investigando os estudos africanos, da diáspora africana no Brasil e as literaturas africanas de língua portuguesa. É autor do livro Entre armas e palavras: literatura e guerra civil em Moçambique (EdUFABC, 2017), e de capítulos de livro e artigos científicos.

Referências

ALEXANDRE, V. Velho Brasil, novas Áfricas: Portugal e o Império (1808 -1975). Porto: Afrontamento, 2000.

ANDRADE, M. P. Origens do nacionalismo africano. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.

CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2013.

CABAÇO, J. L. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

CRAVEIRINHA, J. Antologia poética. (Org. Ana Mafalda Leite – Coleção Poetas de Moçambique). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

NGOENHA, S. Identidade Moçambicana: já e ainda não. In: SERRA, C. (Org.). Identidade, moçambicanidade e moçambicanização. Maputo: Livraria Universitária Universidade Eduardo Mondlane, 1998.

SAETERSDAL, T. Makonde carvings: cultural and symbolic aspects. In: SEPPÄLÄ, P.; KODA, B. The making of a periphery: economic development and cultural encounters in Southern Tanzania. Uppsala: Nordiska Africainstitutet, 1998.

SANTOS, G. A. Reino de Gaza: o desafio português na ocupação do sul de Moçambique (1821 – 1897). São Paulo: Alameda, 2010.

SAÚTE, N. “Noémia de Sousa: a mãe dos poetas”. In: SOUSA, N. Sangue negro. Maputo: Associação dos Escritores Moçambicanos, 2001.

SOUSA, N. Sangue negro. Maputo: Associação dos Escritores Moçambicanos, 2001.

Downloads

Publicado

2020-07-11