AUTOFICÇÃO COMO RECURSO METATEATRAL EM CAIO FERNANDO ABREU

Autores

  • Ricardo Augusto Lima Universidade Estadual de Londrina (UEL) Londrina, Paraná, Brasil
  • Sonia Pascolati Universidade Estadual de Londrina (UEL) Londrina, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v12i1.538

Resumo

Já é garantido o espaço que Caio Fernando Abreu (1948-1996) possui entre os contistas brasileiros da segunda metade do século XX. Entretanto, nota-se, ainda, uma escassez de estudos sobre o seu teatro, pouco conhecido e lido. A edição que reúne o seu teatro completo comprova que Caio Fernando Abreu possuía conhecimento de recursos dramáticos inovadores e uma escrita singular. Neste artigo, analiso a peça Pode ser que seja só o leiteiro lá fora sob o viés autoficcional. Nosso objetivo é mostrar que, assim como sua prosa, seu texto dramático também é baseado em situações empíricas ficcionalizadas. No teatro, porém, há uma singularidade: a autoficção torna-se recurso metateatral, responsável por quebrar a ilusão dramática.

Palavras-chave: Caio Fernando Abreu. Autoficção. Teatro. Metateatro.

 

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DOI: http://dx.doi.org/10.18305/1679-5520/scripta.uniandrade.v12n1p106-123

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Publicado

2016-10-15