A MULHER NA LITERATURA INDIANA: NARRATIVA E RESISTÊNCIA

Autores

  • Cielo Griselda Festino Universidade Paulista (UNIP) São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v11i2.553

Resumo

Este artigo traz uma leitura de contos de autoria feminina, escritos nas línguas vernáculas da Índia e traduzidos para o inglês, nos quais a questão da mulher indiana é o tema central. A leitura dos contos é feita a partir da tensão entre as personagens femininas e a comunidade que dá forma ao enredo e, por sua vez, dramatiza a relação entre a mulher e a sociedade. O argumento central é o de que essas narrativas se tornam um local de resistência que permite à mulher fugir de seu papel de vítima para se tornar agente de seu destino.

Palavras-chave: Conto. Feminismo. Agenciamento.

 

Referências

ALMEIDA, S. R. G. “O Poder da Escrita: Gênero, Espaço e Afeto na Literatura Contemporânea”. In: Revista Cerrados, v. 20, n. 31, 2011, p. 297-315.

ANTARJANAM, L. [1990]  “Revenge Herself” In: The Inner Courtyard. Stories by Indian Women.  Lakshmi Holmström (ed). Nova Delhi: Rupa & Co., 2007, p. 3-13.

APPADURAI, A. Modernity at Large. Critical Dimensions of Globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996.

CHUGTAI, I. “The Quilt”. In: ___. The Quilt and Other Stories. Riverdale-on-Hudson, New York: The Sheep Meadow Press, 1994, p. 5-12.DAS, V. “I Am Complete”. In: Separate Journeys. Short Stories by Contemporary Indian Women. Geeta Dharmajan (ed.). Columbia: University of South Carolina Press, 2004, p.119-120.

DHARMARAJAN, G. “Introduction”. In: Separate Journeys. Short Stories by Contemporary Indian Women. Columbia: University of South Carolina Press, 2004, (p.vii-xxiv).

DESAI, A. “Introduction”. In: CHUGTAI, I. The Quilt and Other Stories. Riverdale-on-Hudson, New York: The Sheep Meadow Press, 1994.

GANGOLI, G. Indian Feminism. Law, Patriarchies and Violences in India. London: Ashgate Publishing Limited, 2007.

GILBERT, S.; GUBAR, S. The Mad Woman in the Attic.  Yale U. Press, 2000.GUPTA, C “Mapping the Domestic Domain”. In: ___. Sexuality, Obscenity, Community. New York: Palgrave Macmillan, 2002.

HOLMSTRÖM, L. “Introduction” In: The Inner Courtyard. Stories by Indian Women.  Lakshmi Holmström (ed.). Nova Delhi: Rupa & Co., 2007, p. ix-xvii.

JACKSON, E. Feminism and Contemporary Women’s Writing. New York: Palgrave, Macmillam, 2010.

KRISHANAN, S. et al. “An Intergenerational Women’s Empowerment Intervention to Mitigate Domestic Violence: Results of a Pilot Study in Bengaluru, India”. Disponível em: http://vaw.sagepub.com/content/18/3/346. Acessado em: 16 ag. 2012.

MUKHERJEE, M. Realism and Society. The Novel and Society in India. New Delhi: Oxford University Press, 1999.NIRANJANA, A. [1993] “A Day with Charulata” In: Separate Journeys. Short Stories by Contemporary Indian Women. Geeta Dharmarajan (ed.). Columbia: University of South Carolina Press, 2004, p. 15-23.

NUSSBAUM, M. C. Women and Human Development. The Capabilities Approach. Chicago: The University of Chicago Press, 2001.

PANDE, M. “Girls” In: The Inner Courtyard. Stories by Indian Women.  Lakshmi Holmström (ed.). Nova Delhi: Rupa & Co., 2007, p. 57-64.

SELIGMANN-SILVA, M. “Narrar o trauma – A questão dos testemunhos de catástrofes históricas” In: Psicologia Clínica. Rio de Janeiro, v. 20, n.1, p. 65 – 82, 2008.

THARU, S.; K. LALITA. Women Writing in India. V. 1 & 2. New York: The Feminist Press, 1991.

VAIDEHI. “An Afternoon with Shakuntala”. Trad. Jaswant Jadav. In: THARU, S.; K. LALITA. Women Writing in India. Vol 1 & 2. New York: The Feminist Press, 1991, p. 533-546.

 

 

DOI: http://dx.doi.org/10.18305/1679-5520/scripta.uniandrade.v11n2p113-137

Downloads

Publicado

2016-10-21