ESTRANHAMENTO NO CONTO “THE SECRET SHARER” DE JOSEPH CONRAD
DOI:
https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v11i2.555Resumo
A partir do tratamento que Joseph Conrad confere à atividade artística em seus ensaios, este artigo se propõe a discutir como a relação entre cumplicidade e estranhamento opera no conto “The secret sharer” (“O cúmplice secreto”), publicado em 1910. Para tanto, o texto concentra-se nos deslocamentos identitários sofridos pelo protagonista em decorrência do contato com uma figura que lhe é “estranha” (unfamiliar), mas que, justamente por seu distanciamento, aciona um processo de (auto)identificação no personagem. Em poucas palavras, “The secret sharer” sugere que, de modo paradoxal, o encontro consigo só é viável numa situação de estrangeirismo, em que as fronteiras do eu encontram-se suspensas.
Palavras-chave: Identidade. Cumplicidade. Estranhamento. Conrad.
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DOI: http://dx.doi.org/10.18305/1679-5520/scripta.uniandrade.v11n2p154-167
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