“ISSO NÃO SOU EU QUE DIGO, É B QUE PENSA”: O AUTOR EM CENA NO LIVRO PUTAS ASSASSINAS, DE ROBERTO BOLAÑO

Autores

  • Maria Iranilde Almeida Costa UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

DOI:

https://doi.org/10.18305/scripta%20uniandra.v16i1.993

Resumo

O artigo propõe-se a analisar o livro de contos Putas assassinas (2008), do escritor chileno Roberto Bolaño, destacando o modo como se comporta a escrita autoral que coloca em suspeição o lugar da escrita ao denunciar uma ficção enlaçada à própria história pessoal do autor. Nessa proposta, encaminha-se uma discussão para o encontro com o autor ficcionalizado nos contos, cujo viés autoficional é muito pronunciado e que, por essa razão, faz revelações da formação literária de um escritor, utilizando a própria literatura como tema, em um processo de autorreferenciação. O crítico literário, o adolescente talentoso e promissor, o jovem que se descobre e também se perde nos vários exílios sempre com o livro como companhia, o escritor que designa à escritura uma força vital, todos parecem convergir para o próprio Bolaño, um autor que, mesmo quando dissimula uma ausência textual, aponta para si e para suas experiências pessoais.

Palavras-chave:  Escrita de si. Autoficção. Performance. Putas assassinas.

 

Biografia do Autor

Maria Iranilde Almeida Costa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (1995), mestrado em Ciência da Literatura (2001) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Ciência da Literatura(2014), também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Adjunta II da Universidade Estadual do Maranhão e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Poesia e Ficção contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas contemporâneas, teoria literária e literatura brasileira.

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DOI: 10.5935/1679-5520.20180005

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Publicado

2018-09-23