O brincar para o desenvolvimento de criança com transtorno do espectro autista (TEA) na Educação Infantil

Autores

  • Anelise Barbosa Coelho Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade
  • Larissa Baian de Azevedo Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade

Resumo

Este artigo pretendeu descrever o brincar para o desenvolvimento de criança com Transtorno do Espectro Autista inserida na Educação Infantil. O brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças Espectro Autistas, pois se compreende que é por meio do brincar que a criança se comunica, se expressa e apresenta suas inquietações. O brincar é um estimulo para a criança, que demonstra seus sentimentos e desejos para o educador no momento de interação. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno invasivo do desenvolvimento. O estudo realizado pretendeu compreender a relação entre o brincar e a criança Espectro Autista inserida na Educação Infantil e apresentou estratégias e sugestões de metodologia para a prática docente. A pesquisa foi qualitativa do tipo bibliográfica e teve como fonte de referência livros, artigos científicos e dissertações. As principais referências utilizadas para o desenvolvimento da presente pesquisa foram Kanner, Vygotsky e Martin. O brincar para a criança TEA é importante para seu desenvolvimento, o que é favorecido pela construção do vínculo entre a criança e o professor, pois compreende-se a interação como necessária para a formação da criança.

Palavras chaves: Brincar; Educação Infantil; Transtorno do Espectro Autista.

Biografia do Autor

Anelise Barbosa Coelho, Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade

Professora de Licenciaturas. Educação. Curso de Pedagogia.

Larissa Baian de Azevedo, Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade

Pedagoga. Educação. Curso de Pedagogia.

Publicado

2018-10-23