As interações e as brincadeiras no processo ensino-aprendizagem na educação infantil a e prática docente
Resumo
Este artigo pretende descrever a real importância das interações e das brincadeiras para o processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento das crianças na Educação Infantil e a importância da ação docente. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil apresentam como eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica as interações e as brincadeiras, pois é brincando que a criança cria experiências e se apropria de conhecimentos, favorecendo que ela vivencie desafios e aprenda a resolver conflitos. Sabendo da importância da primeira infância no desenvolvimento da criança, é preciso selecionar materiais que chamem a sua atenção e que lhes ajude na capacidade de imaginação, fazendo com que a criança interaja com as outras crianças e com os adultos que estão ao seu redor. Assim, este estudo tem como objetivo compreender como as interações e brincadeiras favorecem o processo ensino aprendizagem na Educação Infantil e apresentar propostas de práticas pedagógicas que favoreçam o brincar e as interações. A pesquisa desenvolvida é qualitativa do tipo bibliográfico e tem como fonte de referência Vygotsky e Tizuko Kishimoto, utilizando-se de livros, dissertações e artigos científicos que se pautaram nas obras desses dois autores. A ação docente, as interações e as brincadeiras na Educação Infantil proporcionam a expressão dos sentimentos e desenvolve a capacidade de imaginação da criança, favorecendo sua aprendizagem, ampliando seu repertório e seu conhecimento do mundo.
Palavras chaves: Interações e brincadeiras; Ensino Aprendizagem; Prática docente.
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