O ensino de astronomia na educação básica e a ausência dessa abordagem nos cursos de licenciatura em ciências biológicas

Autores

  • Tatiane Carvalho dos Santos
  • Daniela Cristina Imig Centro Universitário Campos de Andrade

Resumo

O presente artigo discorre sobre o ensino de Astronomia na educação básica e a ausência dessa abordagem nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, tendo como objetivo analisar criticamente as grades curriculares dos cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas de nove Instituições de Ensino Superior (IES) de Curitiba, no que se refere aos conteúdos relacionados à Astronomia, cujo estudo é exigido no ensino de Ciências no nível fundamental, nos termos do que estabelecem as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica no Estado do Paraná e as Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores. Como metodologia foi adotada a pesquisa de documental, aliada à pesquisa bibliográfica, realizada em fontes primárias e secundárias, e o resultado dessa investigação mostra que nenhuma das doze IES que constituem o universo da pesquisa contempla em sua estrutura curricular o desenvolvimento de professores para o ensino de conteúdos de Astronomia, deficiência que se observa tanto em IES mantidas pela iniciativa privada quanto as pelo poder público, contexto preocupante, pois permite vislumbrar uma solução de continuidade, sem possibilidades de mudança nesse cenário em curto prazo. Enquanto isso, professores e alunos padecem da falta de conhecimentos específicos nesse campo e a educação, como um todo, continua mais distante do que deveria do processo de desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

Publicado

2018-10-23