Livros didáticos de Física: características e especificidades

Autores

  • Everton Ribeiro Centro Universitário Campos de Andrade
  • Milene Dutra da Silva Centro Universitário Campos de Andrade

Resumo

Manuais didáticos são elementos que fazem parte do ambiente escolar e fundamentais no planejamento das atividades propostas em sala de aula. O Plano Nacional do Livro Didático tornou este instrumento de ensino que já era importante, um material acessível aos estudantes da educação básica pública no Brasil. Sua utilização é influenciada por vários aspectos, dentre os quais se destaca inicialmente a complexidade do próprio espaço escolar. A discussão aqui estabelecida busca compreender inicialmente algumas questões referentes ao ambiente escolar onde o uso do livro didático ocorre e os processos de ensino e aprendizagem permeados por seu uso. Num segundo momento, apresenta-se as características de livros didáticos em geral e mais especificamente dos livros didáticos de Física, analisando alguns de seus elementos. No ano 2000 a dissertação do professor Wagner Wuo apresentou uma análise de livros didáticos de Física utilizados na década de 90. Utilizando as categorias indicadas nesta dissertação, estendemos a análise aos livros didáticos selecionados pelo PNLD 2010/2011. Algumas dessas categorias tiveram de ser excluídas e outras novas incluídas, para que se atendesse as atuais características apresentadas pelos livros didáticos. Aspectos presentes nos livros didáticos de Física são observados com o objetivo de perceber suas especificidades, originadas de características próprias da ciência e de suas linguagens. Nas considerações finais os autores apontam que as semelhanças entre as obras selecionadas são inegáveis, tais como: organização das unidades didáticas, divisão de temas, conteúdos e estruturação. Outra característica bastante comum é a apresentação de um texto complementar ou uma proposta de experimento, apenas no final de cada unidade/capítulo. Nesta perspectiva recai sobre o docente a responsabilidade de seleção e posteriormente, de utilização desta ferramenta de ensino.

Publicado

2018-10-23