O currículo no Ensino Médio: uma análise da proposta do Colégio Sesi Paraná

Autores

  • Denis Pereira Martins Centro Universitário Campos de Andrade Serviço Social da Indústria
  • Camila Zanella Serviço Social da Indústria

Resumo

O Colégio Sesi, por meio das Oficinas de Aprendizagem, metodologia adotada pela rede de 51 colégios presentes no Estado do Paraná, busca a formação integral do aluno. Isso somente é possível pelo currículo, fruto de uma seleção e produção de saberes, de cultura, de valores, de concepções de conhecimento e aprendizagem, de formas de imaginar e perceber o mundo. No Colégio Sesi, o currículo é organizado por Segmentos (nome dado à organização curricular) e sua aplicação é trimestral, nove ao longo de todo o ciclo do Ensino Médio, isto é, um Segmento por trimestre. De acordo com essa metodologia, o aluno tem autonomia na escolha das Oficinas de Aprendizagem que quer estudar, não necessariamente há uma forma linear, rígida de escolha e sequência a ser cursada. Diante disso, o único compromisso do aluno é se inscrever ao menos uma vez em cada Segmento, sem repetições, durante os três anos dessa etapa. Este trabalho busca analisar o processo de construção e de organização do currículo da referida rede e entender suas premissas de aplicação. Inicialmente haverá a discussão sobre a temática curricular, na sequência, um histórico desse processo na instituição e, por fim, a análise de sua aplicação em três Oficinas de Aprendizagem. É evidente que o currículo temático, como proposto por essa rede, é algo recente no Brasil e muito debatido no exterior, o que demonstra o caráter inovador da proposta pedagógica e da organização curricular aplicada por essa comunidade escolar.


Biografia do Autor

Denis Pereira Martins, Centro Universitário Campos de Andrade Serviço Social da Indústria

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, pesquisa/bolsista pela CAPES. Mestre em Letras na Universidade Estadual de Londrina, pesquisador/bolsista pela CAPES. Especialista em Prevenção à Dependência Química pelo IBTF em 2014. Graduado em Letras Franco-Portuguesas na Universidade Estadual de Londrina em 2007. Cursando Pedagogia pela Uninter. Consultor em Gestão Escolar de Qualidade pela Fundação L'Hermitage. Foi voluntário do Programa de Acompanhamento ao estudante com necessidades Educacionais Especiais entre os anos de 2005 e 2007. Atuou entre os anos de 2009 a 2018 como analista da área de Educação do Serviço Social da Indústria (SESI). Atualmente é coordenador do curso de Letras e Pedagogia da Uniandrade - presencial e a distância; e Analista Técnico Sênior da Gerência de Qualidade na Educação do Serviço Social da Indústria.

Camila Zanella, Serviço Social da Indústria

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Especialista em Didática e Metodologia em Ensino Superior pela ESAP. Graduada em História pelo Centro Pastoral Educacional e Assistência Dom Carlos (2005). Atualmente é responsável pela equipe multidisciplinar na Gerência de Educação Básica e Continuada do Serviço Social da Indústria (Sesi). Tem experiência na área de história, com ênfase em educação, com atuação no ensino médio, superior, educação a distância e na elaboração de materiais e projetos.

Publicado

2018-10-23