O currículo no Ensino Médio: uma análise da proposta do Colégio Sesi Paraná
Resumo
O Colégio Sesi, por meio das Oficinas de Aprendizagem, metodologia adotada pela rede de 51 colégios presentes no Estado do Paraná, busca a formação integral do aluno. Isso somente é possível pelo currículo, fruto de uma seleção e produção de saberes, de cultura, de valores, de concepções de conhecimento e aprendizagem, de formas de imaginar e perceber o mundo. No Colégio Sesi, o currículo é organizado por Segmentos (nome dado à organização curricular) e sua aplicação é trimestral, nove ao longo de todo o ciclo do Ensino Médio, isto é, um Segmento por trimestre. De acordo com essa metodologia, o aluno tem autonomia na escolha das Oficinas de Aprendizagem que quer estudar, não necessariamente há uma forma linear, rígida de escolha e sequência a ser cursada. Diante disso, o único compromisso do aluno é se inscrever ao menos uma vez em cada Segmento, sem repetições, durante os três anos dessa etapa. Este trabalho busca analisar o processo de construção e de organização do currículo da referida rede e entender suas premissas de aplicação. Inicialmente haverá a discussão sobre a temática curricular, na sequência, um histórico desse processo na instituição e, por fim, a análise de sua aplicação em três Oficinas de Aprendizagem. É evidente que o currículo temático, como proposto por essa rede, é algo recente no Brasil e muito debatido no exterior, o que demonstra o caráter inovador da proposta pedagógica e da organização curricular aplicada por essa comunidade escolar.
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