Gamificação em Sala de Aula: concepções de Professores de Matemática
Resumo
A gamificação consiste no uso dos elementos dos games em outros contextos, no qual o desejo maior é engajar pessoas dentro de um objetivo para gerar motivação nos indivíduos envolvidos. Esse artigo se preocupa em divulgar pesquisas e realizar um levantamento bibliográfico sobre a gamificação e suas possibilidades. O objetivo é conhecer a concepção de professores de Matemática quanto à gamificação em sala de aula, por meio de uma metodologia qualitativa do tipo exploratória e entrevista com cinco professores da rede estadual de ensino do Paraná. A análise de dados permitiu conhecer uma visão prévia dos entrevistados acerca da gamificação: se a reconhecem como metodologia, se entendem seus fundamentos e se aplicam em sala alguns de seus aspectos próprios da teoria. Os resultados indicaram que não possuem conhecimento formal da gamificação, embora reconheçam ou até mesmo a apliquem e, de modo geral, reconhecem seu papel na escola como fator motivador.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Uma vez aceito o trabalho, o autor autoriza sua publicação na revista [L&P]- Licenciatura & Pesquisa UNIANDRADE, cedendo os direitos autorais e responsabilizando-se pela veracidade das fontes citadas e pelos créditos das citações.