Vetores prejudiciais à saúde ocupacional dos profissionais de enfermagem na UTI

Autores

  • Josimar Huillguener Gomes Do Espirito Santo Uniandrade

DOI:

https://doi.org/10.5935/revuniandrade.v21i2.1417

Palavras-chave:

saude ocupacional, uti, riscos ocupacionais, bardin, equipe de enfermagem

Resumo

RESUMO

Objetivo: Expor efeitos que prejudiquem a saúde do profissional de enfermagem no decorrer de suas atribuições na UTI.

Materiais e Métodos: Nesse tipo de pesquisa, será implementado uma abordagem quantitativa através do método de Bardin, com o intuito de priorizar dados relevantes por meio estatístico, com base em artigos científicos, para fins de estruturar amostras de dados para o público alvo.

Serão adotados alguns critérios de inclusão tais como: artigos científicos dos anos de 2010 a 2019, com o universo da pesquisa restrita a profissionais da equipe de enfermagem (Enfermeiros e técnicos de enfermagem), que fazem atuação na unidade de terapia intensiva.

O critério de exclusão será para profissionais que não estejam inclusos na equipe de enfermagem, e nos artigos fora das datas que propõem a inclusão. Resultados: Essa pesquisa teve resultados perante a importância na qual, deve se atentar aos fatores a equipe está suscetível, alcançando pertinência, para tratar com uma atenção holísticas, sucessões aos quais estarão convivendo, para assim fundamentar o conhecimento sobre os vetores que podem ocasionar algum comprometimento na sua integridade.

Foi identificado e mesclado de forma coesa, para que se tenha uma base cientifica, agregando notoriedade e zelo pelos profissionais de enfermagem. Cada vetor tem um vínculo sobre os riscos aos quais os servidores de enfermagem têm probabilidade de colocar em risco a saúde ocupacional.

Neles estão contidos resultados: Vetor Físico 33,33%, Vetor Químico 14,29%, Vetor biológico 9,25%, Vetor Ergonômico 19,05%, Vetor Fisiológico 4,76%, Vetor Psíquicas/Emocionais 19,05%

Conclusão: Conclui se que os profissionais da equipe de enfermagem estão sucintos a vários riscos durante sua atuação no setor de unidade de terapia intensiva, possuindo adversidades que circundam no cotidiano da área, devido esse pretexto, tem importância exaltar tais vetores, para conscientizar e ajudar na preservação da saúde ocupacional da equipe.

Downloads

Publicado

25-08-2020

Edição

Seção

Artigos