Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Ciente de que precisa enviar durante a submissão dois arquivos separados, um com a folha de rosto e o outro com a produção, sem os dados dos autores.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos. O texto está em espaço simples; usa a fonte Times New Roman em todo corpo do texto; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Submissões.
  • Há ciência de que os textos submetidos a partir de 1º de maio de 2023, após o aceite para publicação, terão uma taxa de editoração no valor de R$ 60,00 para aqueles que desejam incluir o DOI em suas publicações.
  • Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos artigos, inclusive do ponto de vista ético e de originalidade do texto. A ocorrência de plágio implica em exclusão imediata do sistema de avaliação.
  • A composição/Estrutura do trabalho foi conferida na tabela e está de acordo com o tipo de colaboração: artigo cientifico, artigo de revisão ou casos clínicos.

Diretrizes para Autores

A Revista Uniandrade a partir de 1º de maio de 2023, passa a cobrar uma taxa para publicação. A taxa de publicação é cobrada apenas para trabalhos aceitos que desejam a inclusão do DOI. Não existe taxa de submissão. 

Procedimentos para Submissão de Artigos: Os artigos enviados devem ser originais, isto é, não terem sido publicados em outro periódico. O procedimento adotado para aceitação definitiva será o seguinte:

  • Primeira Etapa: seleção dos artigos segundo critérios de relevância e adequação às diretrizes editoriais;
    Segunda Etapa: parecer a ser elaborado por 2 consultores “ad hoc”.

Línguas: Serão aceitos trabalhos redigidos em inglês, português (BR) ou espanhol. E a produção deve ter no MÍNIMO 08 PÁGINAS E NO MÁXIMO 19 PÁGINAS.

 Os artigos devem ser digitados em editor de texto Microsoft Word, OpenOffice ou RTF no formato .doc. Serão aceitos trabalhos redigidos em inglês, português ou espanhol.

O texto propriamente dito deve ser escrito em um documento separado da folha de rosto (download aqui). Devendo iniciar pela introdução e seguir os demais tópicos que compõem o trabalho. A composição/Estrutura do trabalho deve ser conferida na tabela a seguir e os tópicos seguirão o tipo de artigo produzido: cientifico, de revisão ou casos clínicos.

Tipo de colaboração

Composição / Estrutura

Artigo Científico¹

Título (Português, Inglês ou Espanhol); Resumo; Palavras-chave; Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos (quando necessários), e Referências

Artigo de Revisão²

Título (Português, Inglês ou Espanhol), Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências.

Casos Clínicos³

Título (Português, Inglês ou Espanhol), Resumo, Palavras-chave, Abstract, Key words, Introdução, Relato e desenvolvimento do caso, Conclusão e Referências.

¹Artigos Científicos: Apresentam, geralmente, estudos teóricos ou práticos referentes à pesquisa e desenvolvimento que atingiram resultados conclusivos significativos.

²Artigos de Revisão: Apresentam um breve resumo de trabalhos existentes, seguidos de uma avaliação das novas ideias, métodos, resultados e conclusões, e uma bibliografia relacionando as publicações significativas sobre o assunto.

³Casos Clínicos: Apresentam a descrição de casos clínicos, seguido de avaliação dos procedimentos, métodos, resultados e conclusões, e uma bibliografia relacionando as publicações significativas sobre o assunto.

Folha de rosto

A folha de rosto deverá ser enviada em um arquivo separado da produção, pois, ela não será disponibilizada aos pareceristas, visto que o sistema de avaliação é por pares duplo-cego. Não esquecer de preencher conforme as instruções abaixo e fazer upload do documento no momento da submissão, como documento “Outros”.

O autor que submete o artigo cadastra-se e preenche os espaços referentes aos demais autores (num máximo de cinco autores por artigo/caso, incluso o orientador).

ESTRUTURA DA FOLHA DE ROSTO

A página deverá ser em formato A4, com formatação de margens superior e esquerda (3 cm) e inferior e direita (2 cm), espaçamento simples (1.0), recuo primeira linha 0,5. Cor da fonte: preto.

Título principal em português/espanhol/inglês: letra times new roman, centralizado, tamanho 12, negrito, maiúsculo.

Título em idioma diferente do título principal (português/espanhol/inglês): letra times new roman, centralizado, tamanho 12, negrito, maiúsculo.

AUTORES (max. 5 autores com o orientador) - Em ordem de relevância, orientador no final. Letra Times New Roman, Tamanho 12, Negrito, Centralizado, Minúsculo.

FILIAÇÃO: Universidades, faculdades ou instituições de cada autor. Representados por números 1, 2.... Centralizado, Letra Times New Roman, tamanho 11. (Exemplo abaixo)

¹ Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Campos de Andrade, Curitiba, Brasil.

² Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Campos de Andrade, Curitiba, Brasil.

E-mail: e-mail do autor principal. letra Times New Roman Tamanho 11, centralizado.

RESUMO Título com letra times new roman, centralizado, tamanho 12, negrito, maiúsculo.

 RESUMO em português (ou em Espanhol/Inglês, se o texto completo for nesse idioma), com no máximo 200 palavras. Deve conter um breve relato do trabalho de acordo com a estrutura na tabela acima. Todas as informações que aparecem no Resumo e no Abstract devem aparecer também no texto principal. O texto deve ser organizado em 1 coluna, espaço simples, recuo na primeira linha 0,5, letra Times New Roman Tamanho 12 e alinhamento justificado. Palavras-chave, sendo mínimo 3 e máximo 5, separadas por ponto e vírgula. Recomendamos que as palavras-chave não sejam as mesmas já utilizadas no título do artigo. Palavras-chave: Palavras-chave (mínimo 3 e máximo 5).

ABSTRACT – Título com letra times new roman, centralizado, tamanho 12, negrito, maiúsculo.

 ABSTRACT deverá ser em um idioma diferente do texto principal. Os idiomas aceitos no resumo traduzido são inglês e espanhol ou português (BR), se o texto principal for em lingua estrangeira, com no máximo 200 palavras. Deve ter exatamente o mesmo conteúdo do resumo. Todas as informações que aparecem no Resumo e no Abstract devem aparecer também no texto principal. O texto deve ser organizado em 1 coluna, espaço simples, recuo na primeira linha 0,5, letra Times New Roman Tamanho 12 e alinhamento justificado. Key words (mínimo 3 e máximo 5) em inglês/espanhol ou em português (BR), se o texto principal for em lingua estrangeira, separadas por ponto e vírgula, devem ser as mesmas utilizadas nas palavras chaves. Key words: Key words (mínimo 3 e máximo 5). 

Estrutura/forma de apresentação da produção

Este documento deve ser separado da folha de rosto (baixar o modelo da produção ABNT aqui). A página deverá ser em formato A4, com formatação de margens superior e esquerda (3 cm) e inferior e direita (2 cm), espaçamento simples (1.0). Cor da fonte: preto.

A PRODUÇÃO DEVE TER NO MÍNIMO 08 PÁGINAS E NO MÁXIMO 19 PÁGINAS. Serão aceitos trabalhos redigidos em inglês, português (BR) ou espanhol.

Todo o artigo deverá ser dividido em 2 colunas, com espaçamento simples, recuo na primeira linha 1.25 (exceto titulos), letra Times New Roman tamanho 12, justificado.

Deverá ser iniciado pela introdução e a formatação dos títulos deve ter espaçamento simples, recuo na esquerda de 0,5 e deslocamento de 0.25, letra Times New Roman tamanho 12, em negrito e maiúsculo, alinhado à esquerda. Todos devem ser enumerados conforme a ordem citada acima. Em caso de haver subtítulos estes devem seguir a enumeração dos títulos, exemplo:

  1. INTRODUÇÃO

1.1 A história da psicologia

 Na formatação do subtítulo o espaçamento é simples, recuo na esquerda de 0,5 e deslocamento de 0.25, letra Times New Roman tamanho 12, em negrito e apenas a primeira letra maiúscula, alinhado à esquerda. Em casos de intertítulos, estes também devem seguir a enumeração dos anteriores, exemplo:

  1. INTRODUÇÃO

1.1. A história da psicologia

1.2.1. Quem foi Freud

Na formatação de intertítulos o espaçamento é simples, recuo na esquerda de 0,5 e deslocamento 0.25, letra Times New Roman tamanho 12 e apenas a primeira letra maiúscula, alinhado à esquerda (o intertítulo não deve ser em negrito).

Figuras e tabelas

 Figuras e tabelas devem ser sequências mencionadas no texto, com legenda abaixo para as figuras e acima para as tabelas. Legendas: letra times new roman tamanho 11. Seguir numeração (Ex. Figura 1, Figura 2, Tabela 1, Tabela 2...). Inserir os títulos e fontes em negrito, letra Times New Roman tamanho 11, alinhado à esquerda, recuo nenhum. Exemplo:

Figura 1. Logo da faculdade. Fonte: Centro Universitário Campos de Andrade, 2023.

Tabela 1. Demonstração de modelo

Exemplo

N 1

N 2

N 3

N 4

A1

AN1

AN1

AN1

AN1

A2

AN2

AN2

AN2

AN2

A3

AN3

AN3

AN3

AN3

Fonte: Centro Universitário Campos de Andrade, 2023.

Citações

Citação direta curta

Trata-se de uma citação de até 3 linhas na qual você deve utilizar as mesmas palavras do autor. Para isso, cite:

  • O sobrenome do autor;
  • O ano de publicação da obra;
  • A página em que a informação foi extraída.

Além disso, sempre utilize aspas. Veja os exemplos:

Com 1 autor do início da citação

De acordo com Fernandes (2018, p. 76)” o cliente deseja receber um atendimento de qualidade e personalizado, que atenda às suas necessidades”.

Com 1 autor no final da citação

“O cliente deseja receber um atendimento de qualidade e personalizado, que atenda às suas necessidades”. (FERNANDES, 2018, p. 76).

Com 2 autores no início da citação

Para Silva e Santos (2017, p. 56) “ É fundamental investir em estratégias de marketing digital para superar a concorrência e melhorar os resultados da empresa”.

Com 2 autores no final da citação

“É fundamental investir em estratégias de marketing digital para superar a concorrência e melhorar os resultados da empresa”.(SILVA; SANTOS,  2017, p. 56).

Com 3 autores no início da citação

Conforme Diniz, Braga e Machado (2014, p. 98) “devido à evolução tecnológica, o mundo mudou bastante e as pessoas precisam se adaptar a essa nova realidade. Ressalta-se que as tecnologias proporcionam inúmeros benefícios para a sociedade”.

Com 3 autores no final da citação

“Devido à evolução tecnológica, o mundo mudou bastante e as pessoas precisam se adaptar a essa nova realidade. Ressalta-se que as tecnologias proporcionam inúmeros benefícios para a sociedade”.(DINIZ; BRAGA; MACHADO,  2014, p. 98)

Com 4 autores ou mais no início da citação

Na opinião de Martins et al. (2016, p. 12) “ o consumidor está mais conectado. Hoje, antes de fazer uma compra, a primeira coisa que ele faz é pesquisar mais informações sobre a empresa na Internet”.

Com 4 autores ou mais no final da citação

“ O consumidor está mais conectado. Hoje, antes de fazer uma compra, a primeira coisa que ele faz é pesquisar mais informações sobre a empresa na Internet”. (MARTINS et al., 2016, p. 12).

Citação direta longa

 A citação direta longa trata-se de um trecho composto por mais de 3 linhas. Nesse caso, você deve copiar as mesmas palavras do autor, sem modificações.

Para mencionar a opinião do autor da forma certa, é importante inserir no texto:

  • o sobrenome do autor;
  • o ano de publicação da obra;
  • o número da página na qual a ideia foi retirada.

É necessário realizar a formatação do trecho também. Fazendo com que ele se destaque do texto principal da seguinte forma:

  • Fonte 10;
  • Espaçamento simples;
  • Recuo de 4 cm à esquerda.

Vale destacar que não é necessário utilizar aspas.

Exemplos de citação direta longa

(Atenção: recuo de 4 centímetros à esquerda não tem como ser exibido no texto aqui, mas não se esqueça de inserir no texto, favor se atentar.)

Com 1 autor no início da citação

De acordo com Fernandes (2017, p. 28):

O cliente deseja ser atendido de forma personalizada. Para isso, é fundamental treinar toda a equipe, principalmente a linha de frente. Vale destacar que esse grupo tem o contato direto com o consumidor, representando a empresa. Também é necessário motivar os funcionários e incentivar a participação deles durante todo processo.

Com 1 autor no final da citação

O cliente deseja ser atendido de forma personalizada. Para isso, é fundamental treinar toda a equipe, principalmente a linha de frente. Vale destacar que esse grupo tem o contato direto com o consumidor, representando a empresa. Também é necessário motivar os funcionários e incentivar a participação deles durante todo processo. (FERNANDES, 2017, p. 28).

Com 2 autores no início da citação

Conforme Azevedo e Marques (2015, p. 35):

As empresas precisam investir em estratégias de marketing digital. Ressalta-se que estar presente na internet é uma forma de construir autoridade, atrair mais clientes, aumentar as vendas e ter acesso a ótimas oportunidades de negócios.

Com 2 autores ao final da citação

As empresas precisam investir em estratégias de marketing digital. Ressalta-se que estar presente na internet é uma forma de construir autoridade, atrair mais clientes, aumentar as vendas e ter acesso a ótimas oportunidades de negócios. (AZEVEDO; MARQUES, 2015, p.35).

Com 3 autores no início da citação

Na opinião de Barroso, Diniz e Mendonça (2019, p. 76):

O comportamento do consumidor mudou bastante ao longo dos anos. Hoje, antes de adquirir um produto ou serviço, o freguês pesquisa mais sobre a empresa, além de analisar a opinião de outros compradores. Somente depois disso é que ele decide se irá ou não se tornar cliente de uma determinada organização.

Com 3 autores ao final da citação

O comportamento do consumidor mudou bastante ao longo dos anos. Hoje, antes de adquirir um produto ou serviço, o freguês pesquisa mais sobre a empresa, além de analisar a opinião de outros compradores. Somente depois disso é que ele decide se irá ou não se tornar cliente de uma determinada organização. (BARROSO; DINIZ; MENDONÇA, 2019, p. 76).

Com 4 autores ou mais no início da citação

Conforme Domingos et al. (2016, p. 98):

As organizações precisam ouvir o cliente para identificar as suas reais necessidades e desejos. Desse modo, é possível oferecer o que eles precisam, quando precisam. Isso aumenta as chances de satisfação e fidelização. Também é fundamental buscar formas de não apenas agradá-los, mas surpreendê-los.

Com 4 autores ou mais ao final da citação

As organizações precisam ouvir o cliente para identificar as suas reais necessidades e desejos. Desse modo, é possível oferecer o que eles precisam, quando precisam. Isso aumenta as chances de satisfação e fidelização. Também é fundamental buscar formas de não apenas agradá-los, mas surpreendê-los. (DOMINGOS et al., 2016, p. 98).

Citação indireta curta

Nesse tipo de citação, você vai escrever a ideia do autor com as suas próprias palavras em até 3 linhas. Para tal, insira:

  • O sobrenome do autor;
  • A data de publicação da obra.
  • Não é necessário citar número da página ou colocar entre aspas.
  • Inserção do sobrenome do autor e/ou ano de publicação da obra entre parênteses.

Observe os exemplos:

Com 1 autor no início da citação

De acordo com Silva (2020) as empresas precisam investir em presença digital para se destacarem num mercado cada vez mais competitivo.

Com 1 autor no final da citação

As empresas precisam investir em presença digital para se destacarem num mercado cada vez mais competitivo. (SILVA, 2020).

Com 2 autores no início da citação

De acordo com diversos autores (HERCULANO, 1996; HOLANDA, 2010), o marketing digital é importante para o crescimento…

Com 2 autores no final da citação

O marketing digital auxilia o crescimento das empresas (HERCULANO, 1996; HOLANDA, 2010).

Citação indireta de mais de dois autores na mesma obra

Quando uma obra possui mais de dois autores, recomenda-se usar a expressão “et al.” ou “e col.”, seguida do ano de publicação. Isso serve para não precisar escrever os sobrenomes de todos os escritos do trabalho. Veja o exemplo:

No início da citação:

De acordo com Herculano et al. (2018) A publicação nas mídias sociais é uma nova forma de tornar uma empresa mais visível no mercado.

No final da citação:

A publicação nas mídias sociais envolve a inserção de artes no feed e nos stories (HERCULANO et al, 2018).

Citação indireta de várias obras

Quando a citação é do mesmo autor, mas de várias obras diferentes, os anos devem ser separados por vírgulas, como é mostrado abaixo:

No início da citação:

Conforme Herculano (1996, 2016, 2018), o marketing digital é uma boa estratégia para divulgação de um novo produto.

No final da citação:

O marketing digital pode melhorar a comunicação entre marca e público (HERCULANO, 1996, 2016, 2018).

Citação indireta longa

Trata-se de uma citação que possui mais de 3 linhas. Nesse caso, você não deve fazer a transcrição literal da ideia do autor, mas expressá-la com as suas próprias palavras. Para isso, é importante inserir:

  • O sobrenome do autor;
  • O ano de publicação da obra.

Referente às regras de formatação, utilize:

  • Tamanho 10;
  • Recuo de 4 centímetros à esquerda;
  • Espaçamento simples.

Exemplos de citação indireta longa

Atenção: recuo de 4 centímetros à esquerda não tem como ser exibido no texto aqui, mas não se esqueça de inserir no texto, favor se atentar.)

Com 1 autor no início da citação

Para Gonçalves (2018):

Atender o consumidor com qualidade e de maneira personalizada é uma forma muito eficiente de satisfazê-lo. As empresas que desejam ter sucesso no mercado precisam melhorar continuamente o atendimento e investir na capacitação dos funcionários, proporcionando uma experiência única ao cliente.

Com 1 autor no final da citação

Atender o consumidor com qualidade e de maneira personalizada é uma forma muito eficiente de satisfazê-lo. As empresas que desejam ter sucesso no mercado precisam melhorar continuamente o atendimento e investir na capacitação dos funcionários, proporcionando uma experiência única ao cliente. (GONÇALVES, 2018).

Com 2 autores no início da citação

Segundo Santos e Silva (2017):

As organizações devem melhorar de forma contínua os seus processos, produtos ou serviços. Além disso, é importante investir em inovação para superar os concorrentes e obter sucesso num mercado tão competitivo. As empresas que não tomarem essas atitudes com certeza terão sérios problemas, inclusive a falência.

Com 2 autores no final da citação

As organizações devem melhorar de forma contínua os seus processos, produtos ou serviços. Além disso, é importante investir em inovação para superar os concorrentes e obter sucesso num mercado tão competitivo. As empresas que não tomarem essas atitudes com certeza terão sérios problemas, inclusive a falência. (SANTOS; SILVA, 2017).

Com 3 autores no início da citação

Na opinião de Braga, Fagundes e Vasconcelos (2015):

Investir em estratégias de marketing digital é uma maneira excelente para alavancar os resultados de qualquer organização. Ressalta-se que construir presença na web é uma forma de aumentar a carteira de clientes, obter vantagem competitiva e ter acesso a ótimas oportunidades de negócios.

Com 3 autores no final da citação

Investir em estratégias de marketing digital é uma maneira excelente para alavancar os resultados de qualquer organização. Ressalta-se que construir presença na web é uma forma de aumentar a carteira de clientes, obter vantagem competitiva e ter acesso a ótimas oportunidades de negócios. (BRAGA; FAGUNDES; VASCONCELOS, 2015 ).

Com 4 autores ou mais no início da citação

Conforme Azevedo et al. (2019):

As organizações que desejam obter sucesso no mercado e superar a concorrência precisam começar a construir presença no ambiente digital. É importante usar, por exemplo, o potencial das redes sociais para fortalecer o relacionamento com os clientes e atrair outros potenciais compradores. As empresas que não se atentar a essa nova realidade sofrerão sérias consequências, inclusive a falência.

Com 4 autores ou mais no final da citação

As organizações que desejam obter sucesso no mercado e superar a concorrência precisam começar a construir presença no ambiente digital. É importante usar, por exemplo, o potencial das redes sociais para fortalecer o relacionamento com os clientes e atrair outros potenciais compradores. As empresas que não se atentar a essa nova realidade sofrerão sérias consequências, inclusive a falência. (AZEVEDO et al., 2019).

Citação da citação

Essa citação ocorre quando você menciona no seu trabalho a opinião de um autor que foi citado por outro. Assim, é preciso fazer o uso do “Apud” e inserir as seguintes informações:

  • O sobrenome no autor da obra original;
  • O ano de publicação;
  • Apud
  • O sobrenome do autor da obra que você leu;
  • O ano de publicação do documento;
  • O número da página.

Veja como fica na prática:

No início da citação:

Segundo Fernandes (1991 apud CARVALHO, 2017, p. 76) “ O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos tempos. Desse modo, as empresas que desejam obter sucesso no mercado precisam estar atentas a essa nova realidade”.

No final da citação:

 “O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos tempos. Desse modo, as empresas que desejam obter sucesso no mercado precisam estar atentas a essa nova realidade”. (FERNANDES, 1991 apud CARVALHO, 2017, p.76).

Referências

As referências citadas devem ser listadas ao final do artigo no tópico REFERÊNCIAS, em ordem alfabética e NÃO numerada, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT para os trabalhos que não são da area da saúde. Os que pertencem a area da saúde podem optar por inserir em ordem numérica, seguindo as normas Vancouver, ficando a criterio dos autores. Na formatação o espaçamento é simples, recuo na esquerda de 0,5 e deslocamento de 0.25, com alinhamento de texto à esquerda e espaço de uma linha em branco entre duas referências.

Considerações

Caso tenha alguma dúvida siga as orientações para os autores desta página. Relembramos que para a submissão ser aceita é necessário que a contribuição seja original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

 É necessário enviar durante a submissão dois arquivos separados, um da folha de rosto e o outro da produção nas normas ABNT.

A Revista Uniandrade cobra taxas para publicação para assegurar a regularidade e qualidade dos artigos publicados. A cobrança é destinada aos custos de revisão, diagramação, registro do DOI e manutenção da Revista. Portanto, a taxa é cobrada apenas para trabalhos aceitos que desejam a inclusão do DOI. Não existe taxa de submissão. Favor colocar o número/nome do seu artigo no PIX ou depósito realizado para a Revista Uniandrade.

Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos artigos, inclusive do ponto de vista ético e de originalidade do texto e a ocorrência de plágio implica em exclusão imediata do sistema de avaliação.

Artigos

Artigos Científicos: Apresentam, geralmente, estudos teóricos ou práticos referentes à pesquisa e desenvolvimento que atingiram resultados conclusivos significativos.

Artigos de Revisão: Apresentam um breve resumo de trabalhos existentes, seguidos de uma avaliação das novas ideias, métodos, resultados e conclusões, e uma bibliografia relacionando as publicações significativas sobre o assunto.

Relato de Caso

Casos Clínicos: Apresentam a descrição de casos clínicos, seguido de avaliação dos procedimentos, métodos, resultados e conclusões, e uma bibliografia relacionando as publicações significativas sobre o assunto.

Resumo

Modalidade exclusiva para os trabalho do Seminário de Saúde Coletiva.  

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.