Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Ciente de que precisa enviar durante a submissão dois arquivos separados, um com a folha de rosto e o outro com a produção, sem os dados dos autores.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos. O texto está em espaço simples; usa a fonte Times New Roman em todo corpo do texto; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Submissões.
- Há ciência de que os textos submetidos a partir de 1º de maio de 2023, após o aceite para publicação, terão uma taxa de editoração no valor de R$ 60,00 para aqueles que desejam incluir o DOI em suas publicações.
- Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos artigos, inclusive do ponto de vista ético e de originalidade do texto. A ocorrência de plágio implica em exclusão imediata do sistema de avaliação.
- A composição/Estrutura do trabalho foi conferida na tabela e está de acordo com o tipo de colaboração: artigo cientifico, artigo de revisão ou casos clínicos.
Diretrizes para Autores
A Revista Uniandrade a partir de 1º de maio de 2023, passa a cobrar uma taxa para publicação. A taxa de publicação é cobrada apenas para trabalhos aceitos que desejam a inclusão do DOI. Não existe taxa de submissão.
Procedimentos para Submissão de Artigos: Os artigos enviados devem ser originais, isto é, não terem sido publicados em outro periódico. O procedimento adotado para aceitação definitiva será o seguinte:
- Primeira Etapa: seleção dos artigos segundo critérios de relevância e adequação às diretrizes editoriais;
• Segunda Etapa: parecer a ser elaborado por 2 consultores “ad hoc”.
Línguas: Serão aceitos trabalhos redigidos em inglês, português (BR) ou espanhol. E a produção deve ter no MÍNIMO 08 PÁGINAS E NO MÁXIMO 19 PÁGINAS.
Os artigos devem ser digitados em editor de texto Microsoft Word, OpenOffice ou RTF no formato .doc. Serão aceitos trabalhos redigidos em inglês, português ou espanhol.
O texto propriamente dito deve ser escrito em um documento separado da folha de rosto (download aqui). Devendo iniciar pela introdução e seguir os demais tópicos que compõem o trabalho. A composição/Estrutura do trabalho deve ser conferida na tabela a seguir e os tópicos seguirão o tipo de artigo produzido: cientifico, de revisão ou casos clínicos.
Tipo de colaboração |
Composição / Estrutura |
Artigo Científico¹ |
Título (Português, Inglês ou Espanhol); Resumo; Palavras-chave; Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos (quando necessários), e Referências |
Artigo de Revisão² |
Título (Português, Inglês ou Espanhol), Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências. |
Casos Clínicos³ |
Título (Português, Inglês ou Espanhol), Resumo, Palavras-chave, Abstract, Key words, Introdução, Relato e desenvolvimento do caso, Conclusão e Referências. |
¹Artigos Científicos: Apresentam, geralmente, estudos teóricos ou práticos referentes à pesquisa e desenvolvimento que atingiram resultados conclusivos significativos.
²Artigos de Revisão: Apresentam um breve resumo de trabalhos existentes, seguidos de uma avaliação das novas ideias, métodos, resultados e conclusões, e uma bibliografia relacionando as publicações significativas sobre o assunto.
³Casos Clínicos: Apresentam a descrição de casos clínicos, seguido de avaliação dos procedimentos, métodos, resultados e conclusões, e uma bibliografia relacionando as publicações significativas sobre o assunto.
Folha de rosto
A folha de rosto deverá ser enviada em um arquivo separado da produção, pois, ela não será disponibilizada aos pareceristas, visto que o sistema de avaliação é por pares duplo-cego. Não esquecer de preencher conforme as instruções abaixo e fazer upload do documento no momento da submissão, como documento “Outros”.
O autor que submete o artigo cadastra-se e preenche os espaços referentes aos demais autores (num máximo de cinco autores por artigo/caso, incluso o orientador).
ESTRUTURA DA FOLHA DE ROSTO
A página deverá ser em formato A4, com formatação de margens superior e esquerda (3 cm) e inferior e direita (2 cm), espaçamento simples (1.0), recuo primeira linha 0,5. Cor da fonte: preto.
Título principal em português/espanhol/inglês: letra times new roman, centralizado, tamanho 12, negrito, maiúsculo.
Título em idioma diferente do título principal (português/espanhol/inglês): letra times new roman, centralizado, tamanho 12, negrito, maiúsculo.
AUTORES (max. 5 autores com o orientador) - Em ordem de relevância, orientador no final. Letra Times New Roman, Tamanho 12, Negrito, Centralizado, Minúsculo.
FILIAÇÃO: Universidades, faculdades ou instituições de cada autor. Representados por números 1, 2.... Centralizado, Letra Times New Roman, tamanho 11. (Exemplo abaixo)
¹ Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Campos de Andrade, Curitiba, Brasil.
² Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Campos de Andrade, Curitiba, Brasil.
E-mail: e-mail do autor principal. letra Times New Roman Tamanho 11, centralizado.
RESUMO – Título com letra times new roman, centralizado, tamanho 12, negrito, maiúsculo.
RESUMO em português (ou em Espanhol/Inglês, se o texto completo for nesse idioma), com no máximo 200 palavras. Deve conter um breve relato do trabalho de acordo com a estrutura na tabela acima. Todas as informações que aparecem no Resumo e no Abstract devem aparecer também no texto principal. O texto deve ser organizado em 1 coluna, espaço simples, recuo na primeira linha 0,5, letra Times New Roman Tamanho 12 e alinhamento justificado. Palavras-chave, sendo mínimo 3 e máximo 5, separadas por ponto e vírgula. Recomendamos que as palavras-chave não sejam as mesmas já utilizadas no título do artigo. Palavras-chave: Palavras-chave (mínimo 3 e máximo 5).
ABSTRACT – Título com letra times new roman, centralizado, tamanho 12, negrito, maiúsculo.
ABSTRACT deverá ser em um idioma diferente do texto principal. Os idiomas aceitos no resumo traduzido são inglês e espanhol ou português (BR), se o texto principal for em lingua estrangeira, com no máximo 200 palavras. Deve ter exatamente o mesmo conteúdo do resumo. Todas as informações que aparecem no Resumo e no Abstract devem aparecer também no texto principal. O texto deve ser organizado em 1 coluna, espaço simples, recuo na primeira linha 0,5, letra Times New Roman Tamanho 12 e alinhamento justificado. Key words (mínimo 3 e máximo 5) em inglês/espanhol ou em português (BR), se o texto principal for em lingua estrangeira, separadas por ponto e vírgula, devem ser as mesmas utilizadas nas palavras chaves. Key words: Key words (mínimo 3 e máximo 5).
Estrutura/forma de apresentação da produção
Este documento deve ser separado da folha de rosto (baixar o modelo da produção ABNT aqui). A página deverá ser em formato A4, com formatação de margens superior e esquerda (3 cm) e inferior e direita (2 cm), espaçamento simples (1.0). Cor da fonte: preto.
A PRODUÇÃO DEVE TER NO MÍNIMO 08 PÁGINAS E NO MÁXIMO 19 PÁGINAS. Serão aceitos trabalhos redigidos em inglês, português (BR) ou espanhol.
Todo o artigo deverá ser dividido em 2 colunas, com espaçamento simples, recuo na primeira linha 1.25 (exceto titulos), letra Times New Roman tamanho 12, justificado.
Deverá ser iniciado pela introdução e a formatação dos títulos deve ter espaçamento simples, recuo na esquerda de 0,5 e deslocamento de 0.25, letra Times New Roman tamanho 12, em negrito e maiúsculo, alinhado à esquerda. Todos devem ser enumerados conforme a ordem citada acima. Em caso de haver subtítulos estes devem seguir a enumeração dos títulos, exemplo:
- INTRODUÇÃO
1.1 A história da psicologia
Na formatação do subtítulo o espaçamento é simples, recuo na esquerda de 0,5 e deslocamento de 0.25, letra Times New Roman tamanho 12, em negrito e apenas a primeira letra maiúscula, alinhado à esquerda. Em casos de intertítulos, estes também devem seguir a enumeração dos anteriores, exemplo:
- INTRODUÇÃO
1.1. A história da psicologia
1.2.1. Quem foi Freud
Na formatação de intertítulos o espaçamento é simples, recuo na esquerda de 0,5 e deslocamento 0.25, letra Times New Roman tamanho 12 e apenas a primeira letra maiúscula, alinhado à esquerda (o intertítulo não deve ser em negrito).
Figuras e tabelas
Figuras e tabelas devem ser sequências mencionadas no texto, com legenda abaixo para as figuras e acima para as tabelas. Legendas: letra times new roman tamanho 11. Seguir numeração (Ex. Figura 1, Figura 2, Tabela 1, Tabela 2...). Inserir os títulos e fontes em negrito, letra Times New Roman tamanho 11, alinhado à esquerda, recuo nenhum. Exemplo:
Figura 1. Logo da faculdade. Fonte: Centro Universitário Campos de Andrade, 2023.
Tabela 1. Demonstração de modelo
Exemplo |
N 1 |
N 2 |
N 3 |
N 4 |
A1 |
AN1 |
AN1 |
AN1 |
AN1 |
A2 |
AN2 |
AN2 |
AN2 |
AN2 |
A3 |
AN3 |
AN3 |
AN3 |
AN3 |
Fonte: Centro Universitário Campos de Andrade, 2023.
Citações
Citação direta curta
Trata-se de uma citação de até 3 linhas na qual você deve utilizar as mesmas palavras do autor. Para isso, cite:
- O sobrenome do autor;
- O ano de publicação da obra;
- A página em que a informação foi extraída.
Além disso, sempre utilize aspas. Veja os exemplos:
Com 1 autor do início da citação
De acordo com Fernandes (2018, p. 76)” o cliente deseja receber um atendimento de qualidade e personalizado, que atenda às suas necessidades”.
Com 1 autor no final da citação
“O cliente deseja receber um atendimento de qualidade e personalizado, que atenda às suas necessidades”. (FERNANDES, 2018, p. 76).
Com 2 autores no início da citação
Para Silva e Santos (2017, p. 56) “ É fundamental investir em estratégias de marketing digital para superar a concorrência e melhorar os resultados da empresa”.
Com 2 autores no final da citação
“É fundamental investir em estratégias de marketing digital para superar a concorrência e melhorar os resultados da empresa”.(SILVA; SANTOS, 2017, p. 56).
Com 3 autores no início da citação
Conforme Diniz, Braga e Machado (2014, p. 98) “devido à evolução tecnológica, o mundo mudou bastante e as pessoas precisam se adaptar a essa nova realidade. Ressalta-se que as tecnologias proporcionam inúmeros benefícios para a sociedade”.
Com 3 autores no final da citação
“Devido à evolução tecnológica, o mundo mudou bastante e as pessoas precisam se adaptar a essa nova realidade. Ressalta-se que as tecnologias proporcionam inúmeros benefícios para a sociedade”.(DINIZ; BRAGA; MACHADO, 2014, p. 98)
Com 4 autores ou mais no início da citação
Na opinião de Martins et al. (2016, p. 12) “ o consumidor está mais conectado. Hoje, antes de fazer uma compra, a primeira coisa que ele faz é pesquisar mais informações sobre a empresa na Internet”.
Com 4 autores ou mais no final da citação
“ O consumidor está mais conectado. Hoje, antes de fazer uma compra, a primeira coisa que ele faz é pesquisar mais informações sobre a empresa na Internet”. (MARTINS et al., 2016, p. 12).
Citação direta longa
A citação direta longa trata-se de um trecho composto por mais de 3 linhas. Nesse caso, você deve copiar as mesmas palavras do autor, sem modificações.
Para mencionar a opinião do autor da forma certa, é importante inserir no texto:
- o sobrenome do autor;
- o ano de publicação da obra;
- o número da página na qual a ideia foi retirada.
É necessário realizar a formatação do trecho também. Fazendo com que ele se destaque do texto principal da seguinte forma:
- Fonte 10;
- Espaçamento simples;
- Recuo de 4 cm à esquerda.
Vale destacar que não é necessário utilizar aspas.
Exemplos de citação direta longa
(Atenção: recuo de 4 centímetros à esquerda não tem como ser exibido no texto aqui, mas não se esqueça de inserir no texto, favor se atentar.)
Com 1 autor no início da citação
De acordo com Fernandes (2017, p. 28):
O cliente deseja ser atendido de forma personalizada. Para isso, é fundamental treinar toda a equipe, principalmente a linha de frente. Vale destacar que esse grupo tem o contato direto com o consumidor, representando a empresa. Também é necessário motivar os funcionários e incentivar a participação deles durante todo processo.
Com 1 autor no final da citação
O cliente deseja ser atendido de forma personalizada. Para isso, é fundamental treinar toda a equipe, principalmente a linha de frente. Vale destacar que esse grupo tem o contato direto com o consumidor, representando a empresa. Também é necessário motivar os funcionários e incentivar a participação deles durante todo processo. (FERNANDES, 2017, p. 28).
Com 2 autores no início da citação
Conforme Azevedo e Marques (2015, p. 35):
As empresas precisam investir em estratégias de marketing digital. Ressalta-se que estar presente na internet é uma forma de construir autoridade, atrair mais clientes, aumentar as vendas e ter acesso a ótimas oportunidades de negócios.
Com 2 autores ao final da citação
As empresas precisam investir em estratégias de marketing digital. Ressalta-se que estar presente na internet é uma forma de construir autoridade, atrair mais clientes, aumentar as vendas e ter acesso a ótimas oportunidades de negócios. (AZEVEDO; MARQUES, 2015, p.35).
Com 3 autores no início da citação
Na opinião de Barroso, Diniz e Mendonça (2019, p. 76):
O comportamento do consumidor mudou bastante ao longo dos anos. Hoje, antes de adquirir um produto ou serviço, o freguês pesquisa mais sobre a empresa, além de analisar a opinião de outros compradores. Somente depois disso é que ele decide se irá ou não se tornar cliente de uma determinada organização.
Com 3 autores ao final da citação
O comportamento do consumidor mudou bastante ao longo dos anos. Hoje, antes de adquirir um produto ou serviço, o freguês pesquisa mais sobre a empresa, além de analisar a opinião de outros compradores. Somente depois disso é que ele decide se irá ou não se tornar cliente de uma determinada organização. (BARROSO; DINIZ; MENDONÇA, 2019, p. 76).
Com 4 autores ou mais no início da citação
Conforme Domingos et al. (2016, p. 98):
As organizações precisam ouvir o cliente para identificar as suas reais necessidades e desejos. Desse modo, é possível oferecer o que eles precisam, quando precisam. Isso aumenta as chances de satisfação e fidelização. Também é fundamental buscar formas de não apenas agradá-los, mas surpreendê-los.
Com 4 autores ou mais ao final da citação
As organizações precisam ouvir o cliente para identificar as suas reais necessidades e desejos. Desse modo, é possível oferecer o que eles precisam, quando precisam. Isso aumenta as chances de satisfação e fidelização. Também é fundamental buscar formas de não apenas agradá-los, mas surpreendê-los. (DOMINGOS et al., 2016, p. 98).
Citação indireta curta
Nesse tipo de citação, você vai escrever a ideia do autor com as suas próprias palavras em até 3 linhas. Para tal, insira:
- O sobrenome do autor;
- A data de publicação da obra.
- Não é necessário citar número da página ou colocar entre aspas.
- Inserção do sobrenome do autor e/ou ano de publicação da obra entre parênteses.
Observe os exemplos:
Com 1 autor no início da citação
De acordo com Silva (2020) as empresas precisam investir em presença digital para se destacarem num mercado cada vez mais competitivo.
Com 1 autor no final da citação
As empresas precisam investir em presença digital para se destacarem num mercado cada vez mais competitivo. (SILVA, 2020).
Com 2 autores no início da citação
De acordo com diversos autores (HERCULANO, 1996; HOLANDA, 2010), o marketing digital é importante para o crescimento…
Com 2 autores no final da citação
O marketing digital auxilia o crescimento das empresas (HERCULANO, 1996; HOLANDA, 2010).
Citação indireta de mais de dois autores na mesma obra
Quando uma obra possui mais de dois autores, recomenda-se usar a expressão “et al.” ou “e col.”, seguida do ano de publicação. Isso serve para não precisar escrever os sobrenomes de todos os escritos do trabalho. Veja o exemplo:
No início da citação:
De acordo com Herculano et al. (2018) A publicação nas mídias sociais é uma nova forma de tornar uma empresa mais visível no mercado.
No final da citação:
A publicação nas mídias sociais envolve a inserção de artes no feed e nos stories (HERCULANO et al, 2018).
Citação indireta de várias obras
Quando a citação é do mesmo autor, mas de várias obras diferentes, os anos devem ser separados por vírgulas, como é mostrado abaixo:
No início da citação:
Conforme Herculano (1996, 2016, 2018), o marketing digital é uma boa estratégia para divulgação de um novo produto.
No final da citação:
O marketing digital pode melhorar a comunicação entre marca e público (HERCULANO, 1996, 2016, 2018).
Citação indireta longa
Trata-se de uma citação que possui mais de 3 linhas. Nesse caso, você não deve fazer a transcrição literal da ideia do autor, mas expressá-la com as suas próprias palavras. Para isso, é importante inserir:
- O sobrenome do autor;
- O ano de publicação da obra.
Referente às regras de formatação, utilize:
- Tamanho 10;
- Recuo de 4 centímetros à esquerda;
- Espaçamento simples.
Exemplos de citação indireta longa
Atenção: recuo de 4 centímetros à esquerda não tem como ser exibido no texto aqui, mas não se esqueça de inserir no texto, favor se atentar.)
Com 1 autor no início da citação
Para Gonçalves (2018):
Atender o consumidor com qualidade e de maneira personalizada é uma forma muito eficiente de satisfazê-lo. As empresas que desejam ter sucesso no mercado precisam melhorar continuamente o atendimento e investir na capacitação dos funcionários, proporcionando uma experiência única ao cliente.
Com 1 autor no final da citação
Atender o consumidor com qualidade e de maneira personalizada é uma forma muito eficiente de satisfazê-lo. As empresas que desejam ter sucesso no mercado precisam melhorar continuamente o atendimento e investir na capacitação dos funcionários, proporcionando uma experiência única ao cliente. (GONÇALVES, 2018).
Com 2 autores no início da citação
Segundo Santos e Silva (2017):
As organizações devem melhorar de forma contínua os seus processos, produtos ou serviços. Além disso, é importante investir em inovação para superar os concorrentes e obter sucesso num mercado tão competitivo. As empresas que não tomarem essas atitudes com certeza terão sérios problemas, inclusive a falência.
Com 2 autores no final da citação
As organizações devem melhorar de forma contínua os seus processos, produtos ou serviços. Além disso, é importante investir em inovação para superar os concorrentes e obter sucesso num mercado tão competitivo. As empresas que não tomarem essas atitudes com certeza terão sérios problemas, inclusive a falência. (SANTOS; SILVA, 2017).
Com 3 autores no início da citação
Na opinião de Braga, Fagundes e Vasconcelos (2015):
Investir em estratégias de marketing digital é uma maneira excelente para alavancar os resultados de qualquer organização. Ressalta-se que construir presença na web é uma forma de aumentar a carteira de clientes, obter vantagem competitiva e ter acesso a ótimas oportunidades de negócios.
Com 3 autores no final da citação
Investir em estratégias de marketing digital é uma maneira excelente para alavancar os resultados de qualquer organização. Ressalta-se que construir presença na web é uma forma de aumentar a carteira de clientes, obter vantagem competitiva e ter acesso a ótimas oportunidades de negócios. (BRAGA; FAGUNDES; VASCONCELOS, 2015 ).
Com 4 autores ou mais no início da citação
Conforme Azevedo et al. (2019):
As organizações que desejam obter sucesso no mercado e superar a concorrência precisam começar a construir presença no ambiente digital. É importante usar, por exemplo, o potencial das redes sociais para fortalecer o relacionamento com os clientes e atrair outros potenciais compradores. As empresas que não se atentar a essa nova realidade sofrerão sérias consequências, inclusive a falência.
Com 4 autores ou mais no final da citação
As organizações que desejam obter sucesso no mercado e superar a concorrência precisam começar a construir presença no ambiente digital. É importante usar, por exemplo, o potencial das redes sociais para fortalecer o relacionamento com os clientes e atrair outros potenciais compradores. As empresas que não se atentar a essa nova realidade sofrerão sérias consequências, inclusive a falência. (AZEVEDO et al., 2019).
Citação da citação
Essa citação ocorre quando você menciona no seu trabalho a opinião de um autor que foi citado por outro. Assim, é preciso fazer o uso do “Apud” e inserir as seguintes informações:
- O sobrenome no autor da obra original;
- O ano de publicação;
- Apud
- O sobrenome do autor da obra que você leu;
- O ano de publicação do documento;
- O número da página.
Veja como fica na prática:
No início da citação:
Segundo Fernandes (1991 apud CARVALHO, 2017, p. 76) “ O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos tempos. Desse modo, as empresas que desejam obter sucesso no mercado precisam estar atentas a essa nova realidade”.
No final da citação:
“O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos tempos. Desse modo, as empresas que desejam obter sucesso no mercado precisam estar atentas a essa nova realidade”. (FERNANDES, 1991 apud CARVALHO, 2017, p.76).
Referências
As referências citadas devem ser listadas ao final do artigo no tópico REFERÊNCIAS, em ordem alfabética e NÃO numerada, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT para os trabalhos que não são da area da saúde. Os que pertencem a area da saúde podem optar por inserir em ordem numérica, seguindo as normas Vancouver, ficando a criterio dos autores. Na formatação o espaçamento é simples, recuo na esquerda de 0,5 e deslocamento de 0.25, com alinhamento de texto à esquerda e espaço de uma linha em branco entre duas referências.
Considerações
Caso tenha alguma dúvida siga as orientações para os autores desta página. Relembramos que para a submissão ser aceita é necessário que a contribuição seja original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
É necessário enviar durante a submissão dois arquivos separados, um da folha de rosto e o outro da produção nas normas ABNT.
A Revista Uniandrade cobra taxas para publicação para assegurar a regularidade e qualidade dos artigos publicados. A cobrança é destinada aos custos de revisão, diagramação, registro do DOI e manutenção da Revista. Portanto, a taxa é cobrada apenas para trabalhos aceitos que desejam a inclusão do DOI. Não existe taxa de submissão. Favor colocar o número/nome do seu artigo no PIX ou depósito realizado para a Revista Uniandrade.
Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos artigos, inclusive do ponto de vista ético e de originalidade do texto e a ocorrência de plágio implica em exclusão imediata do sistema de avaliação.
Artigos
Artigos Científicos: Apresentam, geralmente, estudos teóricos ou práticos referentes à pesquisa e desenvolvimento que atingiram resultados conclusivos significativos.
Artigos de Revisão: Apresentam um breve resumo de trabalhos existentes, seguidos de uma avaliação das novas ideias, métodos, resultados e conclusões, e uma bibliografia relacionando as publicações significativas sobre o assunto.
Relato de Caso
Casos Clínicos: Apresentam a descrição de casos clínicos, seguido de avaliação dos procedimentos, métodos, resultados e conclusões, e uma bibliografia relacionando as publicações significativas sobre o assunto.
Resumo
Modalidade exclusiva para os trabalho do Seminário de Saúde Coletiva.
Declaração de Direito Autoral
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional .
A revista permitirá que os autores retenham os direitos autorais e de publicação de seus artigos sem restrições.