MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE LOCAL: USO DE CÂMERAS TRAP NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE CURITIBA

Autores

  • Karina Hiromi Fujimoto Centro Universitário Campos de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.5935/revuniandrade.v21i2.1550

Palavras-chave:

Ensino de ciências e biologia, educação ambiental, câmera trap.

Resumo

Inserir um aluno no Ensino de ciências e biologia é um grande desafio no século XXI. Formado por abrangentes temas, os conteúdos de ciências naturais são, por muitas vezes, complexos para o processo de ensino-aprendizado. Para adicionar mais uma camada de complexidade, o estudo de animais muitas vezes é ensinado fora do contexto sociocultural dos alunos. Deste modo, metodologias ativas são iniciativas cada vez mais reconhecidas como indispensáveis à educação. O presente trabalho teve como objetivo uma prática educacional em escolas do município de Curitiba/PR, envolvendo a percepção dos alunos da educação básica quanto à diversidade animal presente em seu meio. Utilizou-se câmeras trap em bosques próximas as escolas para identificar quais animais pertencem ao contexto ecológico do local. Foi possível observar animais diferentes daqueles esperados pelos alunos, assim como a presença de lixo, fator associado a um ambiente modificado pelo homem. Com esta prática, espera-se que alunos e professores percebam o potencial de aulas práticas para aprendizado, assim como estimule professores a integrar seus alunos, a praticas curriculares mais ativas.

Biografia do Autor

Karina Hiromi Fujimoto, Centro Universitário Campos de Andrade

Estudante de Ciências Biológicas Licenciatura, na instituição de Centro Universitário Campos de Andrade no câmpus Cidade Universitária em Curitiba-PR.

Apresentação da Monografia como Trabalho de Conclusão de Curso, que permeia sob as áreas de Ecologia, Metodologia Ativa e Ensino de Ciências e Biologia.

Com aprovação pela banca para publicação.

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Publicado

25-08-2020

Edição

Seção

Artigos