O CAMINHAR DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL

Autores

  • Lucia Cristina Vriesmann Centro Universitário Campos de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.5935/revuniandrade.v21i2.1612

Palavras-chave:

EaD. Brasil. Panorama.

Resumo

Mundialmente, a educação a distância (EaD) teve seus primeiros passos no século XVIII, e desde então passou por várias transformações. No Brasil, ela foi regulamentada com o intuito de democratizar a educação. Diante disso, há interesse em conhecer melhor sua trajetória no país. Assim, o presente estudo teve como objetivo mostrar a evolução dessa modalidade no Brasil e seu atual panorama. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica na base de dados SciELO, órgãos federais oficiais e ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância). Os estudos apontam que a EaD surgiu nacionalmente no início do século XX por meio de cursos de correspondência, seguidos de transmissão via rádio e TV, e atualmente utiliza-se da internet. A evolução da EaD acompanhou a evolução das novas tecnologias e sua principal expansão veio com a disseminação da internet, a qual modificou o foco de evolução da EaD. Apesar de existirem diferentes visões sobre a EaD, muitas vezes apontando que há carências em certos aspectos comparativamente à educação presencial, é notável sua gradativa expansão no Brasil. Os dados mais atuais da EaD no Brasil mostram que em 2018 mais de 9,3 milhões de estudantes se matricularam em cursos desta modalidade, em contraste com quase 310.000 alunos em 2004, sendo o maior destaque o Ensino Superior por EaD, após sua regulamentação em 2005. Portanto, ao se avaliar o número de alunos matriculados nos cursos EaD nos dias atuais, observa-se que tem atingido o objetivo da democratização, e com perspectivas de contínua evolução e aperfeiçoamento.

Biografia do Autor

Lucia Cristina Vriesmann, Centro Universitário Campos de Andrade

https://orcid.org/0000-0003-1508-8028

http://lattes.cnpq.br/6065935170724007

 

 

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Publicado

25-08-2020

Edição

Seção

Artigos