Satisfação dos Usuários de Fisioterapia SUS Paranaguá

Autores

  • Taina Ribas Melo Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Paranaguá. Docente da Universidade Campos Andrade (UNIANDRADE), do Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino (IBRATE) e do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola/UFPR.
  • Thalita Staszko Mariot Fialho Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Paranaguá.
  • Karina Angelica Santos Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Paranaguá.
  • Sibele de Andrade Melo Knaut Docente coordenadora da pós graduação em Fisioterapia Neurofuncional da Faculdade Inspirar

DOI:

https://doi.org/10.5935/revuniandrade.v16i2.168

Palavras-chave:

SUS, fisioterapia neurológica, satisfação

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o grau de satisfação de usuários dos serviços  de fisioterapia neurofuncional do SUS, verificando o ponto de vista dos próprios usuários em relação ao tratamento recebido e aos possíveis efeitos deste tratamento sobre suas atividades de vida diária. O presente estudo foi desenvolvido numa abordagem qualitativa, utilizando uma entrevista semiestruturada. Foram selecionados pacientes de forma intencional, adultos maiores de 20 anos com patologias e/ou sequelas neurológicas. A análise dos dados foi feita de forma descritiva baseado na opinião e no grau de satisfação dos pacientes. Pode-se concluir que o grau de satisfação de pacientes com alterações neurológicas atendidos por fisioterapeutas  no SUS da cidade de Paranaguá foi elevado e que os mesmos percebem de forma positiva o atendimento fisioterapêutico especializado em neurologia.

DOI: http://dx.doi.org/10.18024/1519-5694/revuniandrade.v16n2p91-100

 

Biografia do Autor

Taina Ribas Melo, Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Paranaguá. Docente da Universidade Campos Andrade (UNIANDRADE), do Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino (IBRATE) e do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola/UFPR.

Mestre em Comportamento Motor pelo Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Intervenção em Neuropediatria pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Paranaguá. Docente do Curso de Fisioterapia da Uniandrade do Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino (IBRATE). Docente e tutora do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola/UFPR. Preceptora do Projeto PET Redes de Atenção às PcD/UFPR.

Downloads

Publicado

21-08-2015

Edição

Seção

Artigos