A COMUNICAÇÃO EM LIBRAS USADA PELOS ALUNOS SURDOS PARA O ENSINO DAS TERMINOLOGIAS ESPECÍFICAS DE BOTÂNICA

Autores

  • Karoline de Azevedo Ferreira Rodrigues Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade

DOI:

https://doi.org/10.5935/revuniandrade.v21i1.1693

Palavras-chave:

Libras, Comunicação, Material Didático, Botânica,

Resumo

A comunicação entre surdos e ouvintes apresenta grandes dificuldades devido a diferença na modalidade das línguas utilizadas por cada um. A LIBRAS é a forma de comunicação e expressão de pessoas com deficiência auditiva que abrange um sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, onde é possível a transmissão de ideias e fatos. Este projeto teve como objetivo produzir sinais na área de Botânica que expliquem a morfologia e a reprodução dos organismos do Reino Plantae, para alunos surdos, uma vez que torna- se difícil passar o conhecimento científico a eles sem a existência de sinais específicos. Para desenvolvê-lo foram executadas oito reuniões com membros da comunidade surda e profissionais da botânica, onde produziram-se 50 termos relacionados aos quatro Filos do Reino Plantae, e estes foram organizados em um material didático visual que subsidiará professores da rede estadual e particular de ensino.

Biografia do Autor

Karoline de Azevedo Ferreira Rodrigues, Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade

Professora de Ciências e Biologia, formada pela Uniandrade em 2015. Pós graduada em Neuropsicopedagogia pela Faculdade São Bras em 2018. Atualmente trabalho com alunos do ensino fundamental e médio em colégios estaduais da Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

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Publicado

16-06-2020

Edição

Seção

Artigos