Exercícios Resistidos para o Bem Estar e Saúde: benefícios, frequência semanal e aderência aos programas

Autores

  • Rhodes Serra Escola de Educação Física e Desportos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Francisco Saavedra Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde de Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real, Portugal.
  • Bruno Jotta Coordenação de Programa de Pós-graduação em Engenharia- Programa de Engenharia Biomédica- Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jefferson Novaes Escola de Educação Física e Desportos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcelo Dias Instituto Metodista Granbery, Juiz de Fora
  • Claudio Souza Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará
  • Roberto Simão Escola de Educação Física e Desportos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5935/revuniandrade.v16i3.191

Resumo

Diversos estudos vêm demonstrando que as pessoas que se exercitam desfrutam de melhor qualidade de vida e que existem vários programas de exercício voltados à promoção de saúde e do bem estar em diferentes ambientes. Alguns programas fomentam a prática do exercício físico no local de trabalho e utilizam os exercícios resistidos (ER) como uma “ferramenta” importante para melhoria da aptidão física e saúde. Porém, para que um programa ER possa ser bem sucedido, variáveis como a frequência semanal devem ser manipuladas e são consideradas de grande importância, estando associadas à aderência de seus praticantes. O propósito deste estudo foi Investigar quais os exercícios físicos e frequências semanais são mais reportadas na literatura com o objetivo do bem estar e saúde geral e ainda, os fatores relacionados à aderência aos exercícios físicos nos centros de bem estar e saúde. Para isto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando diferentes fontes (livros, dissertações, sites e artigos) para análise. Na seleção dos artigos científicos foram identificados 267 estudos de 2004 a 2015 e para triagem, inicial, foi realizada a leitura do título e resumo destes artigos. Destes, os estudos em que o título e o resumo apresentaram informações suficientes foram obtidos e lidos na íntegra, sendo selecionados 82 estudos.  Após a leitura completa e a aplicação do critério de elegibilidade de análise da qualidade metodológica, restaram 39 estudos que foram utilizados para fazer esta pesquisa bibliográfica. Pode-se inferir que a frequencia semanal de duas vezes por semana permite o desenvolvimento do bem estar e saúde e ao mesmo tempo é mais a observada nos usuários de programas de ER no local de trabalho.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.18024/1519-5694/revuniandrade.v16n3p144-152

 

Biografia do Autor

Rhodes Serra, Escola de Educação Física e Desportos Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Ginástica

Escola de Educção Fisica e Desportos

Downloads

Publicado

19-12-2015

Edição

Seção

Artigos