A HIPERTROFIA MUSCULAR ASSOCIADA AO CONSUMO DE PROTEÍNAS POR JOVENS PRATICANTES DE TREINAMENTOS DE FORÇA: UMA REVISÃO

MUSCLE HYPERTROPHY ASSOCIATED WITH PROTEIN CONSUMPTION BY YOUNG STRENGTH TRAINING PRACTITIONERS: A REVIEW

Autores

  • Yuri Gomes dos Santos
  • Roniel Santos Figueiredo Faculdade de Tecnologia e Ciências e Colégio Estadual Edilson Freire
  • Lais Machado de Souza
  • William Santos Silva

DOI:

https://doi.org/10.5935/revuniandrade.v22i2.2660

Resumo

Esta revisão objetiva analisar a produção científica sobre o consumo de proteína pelos jovens praticantes de musculação e sua associação com o aumento da massa muscular. Para tanto, as buscas por informações foram realizadas nas plataformas SciELO, Pubmed, LILACS e MEDLINE. O levantamento foi realizado com os seguintes descritores em português e inglês: dieta protéica; treinamento de resistência; suplementos nutricionais; protein diet; resistance training; nutritional supplements. No processo de seleção dos artigos, foram incluídos artigos que tinham ligação com a temática abordada em seu título, resumo ou palavras-chave. O período de abrangência estabelecido foi entre1 de janeiro de 2010 a 01 de janeiro de 2020; somente foram selecionados artigos originais, escritos em português ou inglês e realizados com humanos. Após o processo de seleção e elegibilidade foram selecionados quatro artigos. Os estudos analisados apontam que a ingestão protéica, seja por suplementação ou ingestão alimentar, tem um importante papel na relação da síntese protéica e hipertrofia muscular quando associada à prática da musculação. Contudo, é notória a necessidade de que os estudos envolvendo a suplementação de proteínas observem a influência das proteínas derivadas da dieta, pois elas também são importantes componentes na promoção da hipertrofia muscular, podendo influenciar nos resultados encontrados, uma vez que são eficientes na promoção do reparo muscular, potencializando, dessa forma, a hipertrofia.

Biografia do Autor

Roniel Santos Figueiredo, Faculdade de Tecnologia e Ciências e Colégio Estadual Edilson Freire

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2015), Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2020); Especialista em Educação Especial e Inclusiva -UNIASSELVI (2020) e Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade pelo PPGREC- UESB (2017). Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências - UniFTC, lecionando as disciplinas: Biologia Geral e Histologia; Anatomofisiologia I e II; Imunologia; e Meio Ambiente e Sociedade. Leciona também na Educação Básica as disciplinas Biologia e Iniciação Científica, no Colégio Estadual Edilson Freire - CEEF no ensino regular e técnico. Tem sua produção científica voltada principalmente para os seguintes temas: Ensino de ciências; Formação de professores; Educação, sexualidade e gênero; Relações Étnicas e contemporaneidade. Coordena o projeto de extensão Educação de trabalhadores de saúde para o respeito à diversidade sexual e de gênero, na UniFTC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades, certificado pelo CNPq e revisor dos periódicos Com a palavra, o Professor (ISSN 2526-2882 e Revista de Estudos em Educação e Diversidade.

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Publicado

14-02-2023

Edição

Seção

Artigos