RELATO DE CASO SOBRE AS POLÍTICAS DE TREINAMENTO APLICADAS NA RECEPÇÃO DA CLÍNICA ALPHA

Autores

  • Alessandra Rodrigues Uniandrade

DOI:

https://doi.org/10.55391/1679-821X.2022.2930

Palavras-chave:

Treinamento, Organização, Estudo de caso

Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância dos treinamentos dentro das organizações, em especial na recepção de uma clínica da região em que a autora atuava como gestora. Primeiramente, explicou o conceito de gestão de pessoas e a sua origem, além de trazer o surgimento da necessidade das organizações para que as empresas treinassem seus colaboradores visando melhor aproveitamento do trabalho. Em seguida discorre sobre a importância do treinamento para as organizações, visto que diz respeito a uma maneira eficiente e eficaz de agregar valor ás pessoas e, principalmente, á organização.  A partir daí, o texto analisa os riscos de se investir em treinamentos, e por fim, através da metodologia científica detalhada, o trabalho faz um estudo de caso sobre a instituição de saúde em que a autora trabalhava, mostrando como está atualmente a preocupação com treinamentos e quais são os pontos que poderiam ser melhorados, procurando demonstrar que as empresas que se preocupam com o capital humano são melhores para os colaboradores e, principalmente, para seus clientes. Como resultado, a pesquisa obteve diversas informações do cenário atual, e sugeriram-se alguns treinamentos para a organização.

Referências

ARAÚJO, Luís César G. de, e GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de Pessoas: Estratégias e Integração Organizacional. Edição compacta. 2 ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2014.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: Enfoque nos papéis profissionais.1.Ed. São Paulo. Atlas, 2001.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa. Tipos fundamentais. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n3/a04v35n3.pdf São Paulo, 1995. Acesso em: 29 de Novembro de 2018.

KNAPIK, Janete. Gestão de pessoas e talentos. 1 Ed. Curitiba: InterSaberes, 2012.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LACOMBE, Francisco Jose Masset. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: 2.Ed. Saraiva, 2011.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

PIZZANI, Luciana et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista REFERÊNCIAS

Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 10, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1896. Acesso em 09 de novembro de 2018.

Downloads

Publicado

16-10-2023

Edição

Seção

Artigos