O FEMINISMO NEGRO EM “Quarto de Despejo” – O diário de uma favelada

Autores

  • Luiz Fernando Bertoli Uniandrade

DOI:

https://doi.org/10.55391/1679-821X.2022.3002

Palavras-chave:

Mulheres, Feminismo Negro, Literatura, Sociedade, Quarto de Despejo

Resumo

Carolina Maria de Jesus, mulher negra, mãe de três filhos, catadora de papel e ex-moradora da extinta favela do Canindé em São Paulo é a autora do livro Quarto de despejo e sempre lutou por justiça contra um sistema branco e machista na década de 1960. A proposta deste estudo é analisar de forma objetiva como a obra impactou e ainda impacta a sociedade. Para tal, utilizaremos como base teórica a obra de Ângela Davis, referência no feminismo negro. As mulheres sofriam agressões, uma minoria trabalhava fora de casa e era tratada como objetos pelos próprios esposos. Carolina uma das mulheres mais importantes da literatura Negra brasileira é também uma das responsáveis por expor a vida nas comunidades e a posição da mulher negra na sociedade. Já que os "problemas" das favelas e violência doméstica eram assuntos quase que indiscutíveis na época. No entanto, Carolina sentia-se incomodada com esses acontecimentos e os expôs por meio de seus diários.

Referências

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Trad. de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

EVARISTO, C. Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Scripta, Belo Horizonte, v.13, n. 25, p. 18, 2º sem. 2009.

GONZALEZ, Lélia. “A categoria político-cultural de amefricanidade”. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 92-3, pp. 69-82, jan./jun. 1988.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: Diário de uma favelada. São Paulo: Editora Ática, 1993.

MUZART, Zahidé Lupinacci (org.) Escritoras brasileiras do século XIX. Antologia. Florianópolis/Santa Cruz do Sul, Mulheres/Edunisc, 1999.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro?. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

Downloads

Publicado

14-09-2023

Edição

Seção

Artigos