A EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DO HÁBITO DA ATIVIDADE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Carolina Petruy PUCPR
  • Deborah Ribeiro Carvalho Pontificia Universidade Catolica do Parana (PUCPR)
  • Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5935/revuniandrade.v18i2.389

Palavras-chave:

Conteúdos curriculares, Plano de ensino. Escolas públicas. 2º ciclo do Ensino Fundamental.

Resumo

Uma das funções da Educação Física escolar é propiciar o hábito da prática da atividade física, de vital importância para a saúde, que deve ser iniciado entre a infância e a adolescência. Este artigo objetiva apresentar uma proposta de conteúdo e encaminhamento metodológico para a Educação Física escolar (escolas municipais de Curitiba), que promovam o desenvolvimento do hábito da atividade física. A pesquisa tem abordagem quanti-qualitativa, sendo do tipo descritiva e estudo de caso múltiplo. Foram levantadas recomendações propostas no Brasil sobre conteúdo e encaminhamento metodológico para a Educação Física, assim como as propostas nos documentos norteadores da Educação Física das capitais brasileiras. Acompanharam-se as aulas de Educação Física de duas escolas municipais, bem como foi pesquisada a opinião de professores ativos sobre o conteúdo e o encaminhamento metodológico adotado especificamente para a disciplina. A partir da análise destes dados, foi elaborada uma proposta contemplando 14 conteúdos e 24 encaminhamentos metodológicos com maior potencial de motivação para os estudantes, a partir de quatro eixos: ginástica, dança, jogo e luta. Conclui-se com este estudo que o tempo das aulas de Educação Física deve ser melhor administrado e distribuído pelos professores e que os eixos da Educação Física escolar mais atraentes para os estudantes são jogo e luta e os menos atraentes são ginástica e dança; porém, dependendo do conteúdo e do encaminhamento dado pelo professor, os estudantes participam efetivamente de todos os eixos propostos.

Biografia do Autor

Deborah Ribeiro Carvalho, Pontificia Universidade Catolica do Parana (PUCPR)

Escola Politecnica

Programa de Pos-Graduação em Tecnologia em Saude

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Publicado

11-09-2017

Edição

Seção

Artigos