AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHADORES DA PECUÁRIA LEITEIRA AOS RISCOS OCUPACIONAIS

Autores

  • Claudilaine Caldas de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Leandra Ulbricht Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus de Curitiba
  • Antônio Renato Pereira Moro Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5935/revuniandrade.v18i1.671

Palavras-chave:

Saúde ocupacional, Riscos ocupacionais, Exploração leiteira, Agricultura familiar, Ergonomia.

Resumo

A saúde e a segurança no trabalho são fatores primordiais em todos os processos produtivos, especificamente na atividade de pecuária leiteira, uma vez que há situações de risco ocupacional nos processos laborais. O objetivo deste estudo foi analisar o contexto do trabalho desenvolvido pelos trabalhadores rurais em propriedades de gado leiteiro da região Centro Oeste do Paraná e identificar os riscos ocupacionais. A pesquisa utilizou o método de abordagem quali-quantitativo, de forma exploratória, por meio do estudo de múltiplos casos em 14 propriedades rurais cuja produção principal era a pecuária leiteira. Para a coleta de dados, 27 trabalhadores foram entrevistados e, posteriormente, tiveram suas atividades de trabalho acompanhadas para observações e diagnóstico da situação de trabalho. Esse diagnóstico foi realizado por meio da Análise Ergonômica do Trabalho. Como principais resultados, foram identificados, predominantemente, riscos ergonômicos e de acidentes, além dos riscos físicos, químicos e biológicos. Verificou-se que as irregularidades nas condições das instalações estavam causando a maior parte dos riscos identificados e, mesmo com a presença de riscos, os equipamentos de proteção individual não eram comumente utilizados. Esses resultados apontam para a necessidade da melhoria nas propriedades rurais, desde a mudança de infraestrutura às questões organizacionais. De acordo com os resultados, conclui-se que existe a necessidade de ações públicas a serem desenvolvidas pelas Secretarias de Agricultura e de Saúde, direcionadas à saúde dos trabalhadores, como o oferecimento de treinamentos para os procedimentos operacionais e em saúde e segurança no trabalho.

Biografia do Autor

Claudilaine Caldas de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Área de Concentração Ergonomia, participante do grupo de pesquisas, o Grupo de Estudo do Movimento Humano - GEMH.

Leandra Ulbricht, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus de Curitiba

Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Curitiba, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB) e leciona as disciplinas de Fisiologia para Ciências Exatas e Epidemiologia e Gestão em Saúde. Atua de forma multidisciplinar nos seguintes temas: Engenharia Biomédica, Ergonomia, Saúde Ocupacional e Saúde Coletiva.  Além disso, é coordenadora do Laboratório de Ergonomia (LAERG) da UTFPR, pesquisadora no grupo de pesquisa de Engenharia Biomédica da UTFPR e líder do Grupo de Pesquisa - Qualidade de Vida: Saúde e Trabalho que atua nas seguintes linhas: Análise Cinemática Biofotogramétrica do Movimento Humano; Análise Termográfica; Doenças Relacionadas ao Trabalho; Tecnologia em Saúde e Vigilância em Saúde.

Antônio Renato Pereira Moro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor Associado do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. É Sócio Fundador da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB) e Ergonomista Sênior pela Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO). Atua nos Programas de Pós-Graduação (M/D) em Engenharia de Produção (Ergonomia) e em Educação Física (Biodinâmica do Movimento Humano). Coordena o Laboratório de Biomecânica do CDS/UFSC e Lidera o GRUPO DE ESTUDO DO MOVIMENTO HUMANO - GEMH. Em seu currículo os termos mais frequentes na contextualização da produção técnica e científica são: Ergonomia, Biomecânica, Postura Corporal, Antropometria, Biomecânica Ocupacional, Cinemetria, Doenças Ocupacionais, Dor Lombar, Escola, Mobiliário Escolar, Ginástica Laboral, Qualidade de Vida, Trabalhadores, Esportes.

Downloads

Publicado

05-06-2017

Edição

Seção

Artigos