Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Resumo

O resumo deve ser escrito em Times New Roman 12 ou Arial 11 com espaçamento simples e texto justificado apresentado em parágrafo único. Um resumo bem preparado pode ser o parágrafo mais importante do artigo. É com base no resumo que o leitor geralmente decide se vai ler o artigo inteiro. O resumo pode ter até 250 a 300 palavras. Precisa ser de leitura agradável, ser rico em informações, bem organizado, sucinto, completo e independente. Cada frase deve ser curta e informativa. Inclua apenas quatro ou cinco conceitos, resultados ou implicações mais importantes. O resumo deve descrever: o problema sob investigação, os participantes (número, tipo, idade, gênero...), instrumentos e procedimentos usados, os resultados, conclusões e implicações ou aplicações. O resumo deve ser apresentado na seguinte ordem: Introdução: Informar, em poucas palavras, o contexto em que o trabalho se insere, sintetizando a problemática estudada. Objetivo: Deve ser explicitado claramente. Métodos: Destacar desenho de estudo (tipo e natureza de pesquisa) os procedimentos metodológicos adotados com informações sobre população estudada (número, tipo, idade, gênero...), local, análises estatísticas utilizadas, amostragem, entre outros (em caso de pesquisas experimentais) e quando artigo de revisão de literatura (bases de dados, período considerado, descritores). Resultados: Destacar os mais relevantes para os objetivos pretendidos. Os trabalhos de natureza quantitativa devem apresentar resultados numéricos, assim como seu significado estatístico. Conclusões: Destacar as conclusões mais relevantes, os estudos adicionais recomendados e os pontos positivos e negativos que poderão influir no conhecimento.

Palavras-chave ou descritores: mínimo de ter e até cinco que sejam representativos para o estudo, separadas (os) por ponto e vírgula em letras minúscula.

 

Citações

Existem dois tipos de citações: a citação literal e a citação interpretada. Na citação literal, o autor copia o texto original. Na citação interpretada, o autor escreve a ideia apresentada no texto original com suas próprias palavras. Evite fazer muitas citações literais em seu trabalho. O excesso de citações literais empobrece o artigo.

 

  1. a) Citações diretas (literais) de até três linhas ou 39 palavras 

Apresentá-la no decorrer de seu texto. Utilizar aspas e indicar o nome do autor, o ano do trabalho e a(s) página(s) de onde foi retirada a citação, entre parênteses.

Exemplo:

“A psicologia, tal como a vê o comportamentalista, é um ramo puramente objetivo e experimental da ciência natural. Seu objetivo teórico é prever e controlar o comportamento” (Watson, 1913, p. 158). (Continua o texto).

Ou

Watson (1913) afirmou que a “psicologia, tal como a vê o comportamentalista, é um ramo puramente objetivo e experimental da ciência natural. Seu objetivo teórico é prever e controlar o comportamento” (p.158).

  1. b) Citações diretas (literais) a partir de quatro linhas ou mais de 40 palavras

Apresente uma citação de 40 palavras ou mais em um bloco de texto independente, e omita as aspas. Inicie, assim, uma citação em bloco em uma nova linha e recue-a 1,3 cm da margem esquerda (na mesma posição que um novo parágrafo).

Toda a citação deve estar em espaçamento duplo como no texto. Apresentar o nome do autor, o ano da publicação do trabalho e a(s) página(s).

Exemplo 1:

Segundo Horney (1945, citado por Schultz & Schultz, 1992):

O pessimismo de Freud no que se refere a neuroses e ao seu tratamento veio das profundezas de sua descrença na bondade humana e no desenvolvimento humano. O homem, postulou ele, está fadado a sofrer ou a destruir... Minha convicção pessoal é a de que o homem tem tanto a capacidade como o desejo de desenvolver suas potencialidades e vir a ser um ser humano decente... Acredito que o homem possa mudar e continuar mudando enquanto viver (p. 374).

Exemplo 2:

O pessimismo de Freud no que se refere às neuroses e ao seu tratamento veio das profundezas de sua descrença na bondade humana e no desenvolvimento humano. O homem, postulou ele, está fadado a sofrer ou a destruir... Minha convicção pessoal é a de que o homem tem tanto a capacidade como o desejo de desenvolver suas potencialidades e vir a ser um ser humano decente... Acredito que o homem possa mudar e continuar mudando enquanto viver (Horney, 1945, citado por Schultz & Schultz, 1992, p. 374).

  1. c) Citação literal contida em mais de uma página no texto original

Usar pp. quando for necessário designar as páginas de início e fim da citação.

Ex.: (Fulano, ano, pp. 304-306).

  1. d) Citação indireta (paráfrase)

Quando você escreve as ideias do autor com suas palavras. Apresentar o nome

do autor e o ano entre parênteses.

Ex.: Darwin (1859) apresentou sua teoria da evolução das espécies, afirmando que havia uma seleção feita pelo ambiente daqueles indivíduos que estavam mais adaptados.

Utilização de Aspas ( “ “ )

  1. a) Para apresentar citações de outros autores ou instruções apresentadas aos participantes do estudo.
  2. b) Usar aspas no título de um artigo ou livro apresentado no texto.

Ex.: O estudo foi apresentado em “A interpretação dos sonhos” de Freud (1910).

  1. c) Utilizar aspas simples ( ‘ ’ ) quando ocorrer um dos casos anteriores dentro de uma  sentença onde já estão sendo utilizadas as aspas.

 

Utilização de Letras Maiúsculas

Utilizar letras maiúsculas em início de frases, em nomes próprios e na palavra

inicial de um título de trabalho, livro, capítulo, tabelas, figuras ou subtítulo. Ao escrever títulos e subtítulos de seu artigo, escreva todas as palavras com letras maiúsculas e minúsculas (excetuando os artigos, conjunções e preposições). Não utilize letras maiúsculas em nomes de leis, teorias e hipóteses.

 

Itálico

Utilizar itálico quando apresentar uma palavra estrangeira no texto (feedback), em nomes de espécies ou gêneros de animais (Macaca mulatta), em letras usadas como símbolos estatísticos ou variáveis algébricas (teste t). 

 

Números

Os números abaixo de 10 devem ser escritos por extenso no texto (quatro sessões, duas respostas), exceto: 

(a) quando fizer referência a números de figuras, tabelas, capítulos (Figura 2, Tabela 7, capítulo 3); 

(b) quando se referir a uma medida ou porcentagem (3 cm, 6%); 

(c) quando for um número decimal ou ordinal (0,5; 9º andar); 

(d) quando o número representar tempo (2 semanas, 1 h e 30 min, 4 anos). 

Os números acima de 9 devem ser escritos com algarismos arábicos (Ex. 10 sessões, 22 testes).

 

Utilização do &

Utilizar o & nas citações no corpo do texto que aparecem dentro de parênteses e na lista de referências: (Duarte & Baer, 1994).

Utilizar o e nas citações dentro do texto, fora dos parênteses: Duarte e Baer (1994) afirmam que ...

Tabela 1

Exemplos para citações no texto

 

Tipo de citação

 

Primeira citação em texto

 

Citações subsequentes no texto

Entre parênteses, primeira citação no texto

Entre parênteses,

Citações subsequentes no texto

Um trabalho de um autor

Silva (2010)

Silva (2010)

(Silva, 2010)

(Silva, 2010)

Um trabalho de dois autores

Silva e Dias (2011)

Silva e Dias (2011)

(Silva & Dias, 2011)

(Silva & Dias, 2011)

Um trabalho de três a cinco autores

Silva, Dias, Vaz, e Alves (2013)

Silva et al. (2013)

(Silva, Dias, Vaz, & Alves, 2013)

(Silva et al., 2013)

Um trabalho de seis ou mais autores

Silva et al. (2014)

Silva et al. (2014)

(Silva et al., 2014)

(Silva et al., 2014)

Instituições (grupo)

Universidade Aberta (UAb, 2015)

UAb (2015)

(Universidade Aberta [UAb], 2015)

(UAb, 2015)

Fonte: APA Style Manual, 6th Edition.

    

 Tabela 2

     Exemplo de conectores para citações

CITAÇÕES

Conectores utilizados antes da citação direta curta e longa

De acordo com Autor (ano, p.)

Conforme Autor (ano, p.)...

Para Autor (ano, p.)...

Segundo Autor (ano, p.)...

Diz Autor (ano, p.)...

Autor (ano, p.) afirma..

O mesmo autor continua...

Conectores

Paráfrase substitutiva

As ideias de....sugerem

Autor (ano) defende

Autor (ano) vem demonstrar

Autor (ano) critica

Reproduzindo as ideias...

Parafraseando...

Para continuar falando de autor já citado no parágrafo anterior

Ainda o autor...

Sintetizando...

Continua o autor...

Afirma, ainda, o autor

Paráfrases explicativas

Sumariando...

Com isso, o autor quer dizer...

Deixa claro o autor, portanto...

Pode-se entender,

Aponta o autor...

Conclui o autor,

     Fonte: Michel (2009, p. 134)

Tabelas e figuras (modelos de tabelas e figuras na APA)

Tabela 3

Título da tabela

Título da Coluna

Título da Coluna

Título da Coluna

Título da Coluna

Título da Coluna

Título da Linha

123

123

123

123

Título da Linha

456

456

456

456

Título da Linha

789

789

789

789

Título da Linha

123

123

123

123

Título da Linha

456

456

456

456

Título da Linha

789

789

789

789

Observação: apontar se a tabela é adaptada ou desenvolvida pelo autor logo abaixo da sua apresentação. 

 

Explicar o que representa a tabela sempre após a sua apresentação. Lembrando que as figuras e tabelas tem maior emprego no tópico. A ideia é transformar dados (números e figuras) em informações, então é necessário explicar o que a tabela ou a figura representam.  

 

Figura 1

Figura 1

 Explicar o que representa a tabela sempre após a sua apresentação. 

 

 

Referências

As referências devem ser completas, de forma a permitir que outros pesquisadores tenham acesso ao texto, livro, etc. que o autor utilizou para a produção do trabalho.

  • Observe que na lista de referências os nomes dos autores são separados por vírgula, mesmo em caso de ter apenas dois autores.
  • Não justificar dos dois lados. As referências são alinhadas à esquerda.
  • Seguir as normas da APA: Abaixo seguem exemplos de referências diversas e seus elementos constituintes. Siga o modelo dado para formatar as referências utilizadas no artigo.

 

As entradas são organizadas alfabeticamente por sobrenomes dos primeiros autores e formatadas com um recuo deslocado. A maioria das entradas de referência tem três componentes:

  1. Autores: os autores são listados na mesma ordem especificada na fonte, com o uso de sobrenomes e iniciais. Vírgulas separam todos os autores. Quando houver sete ou mais autores, liste os seis primeiros e use “et al.” para os restantes. Se nenhum autor for identificado, o título do documento iniciará a referência.
  2. Ano da publicação: Entre parênteses após os autores, com um ponto após o parêntese de fechamento. Se a data de publicação não for identificada, use “n.d.” entre parênteses depois dos autores.
  3. Referência de fonte: inclui o título, o periódico, o volume, as páginas (para artigos de periódicos) ou o título, a cidade de publicação e o editor (para livros).
  4. A primeira linha da referência é alinhada a esquerda. A segunda e as subsequentes tem um TAB de recuo. 

 

Exemplos de referências 

 

Livro Inteiro

Apresentar este tipo de referência quando o livro consultado foi inteiramente escrito pelo mesmo autor ou autores, mesmo que tenha sido utilizado apenas um capítulo deste livro. 

Sobrenome do autor(es), iniciais dos nomes. (ano). Título. Cidade: Editora.

Beck, A. T., Rush, A. J., Shaw, B. F., & Emery, G. (1997). Terapia Cognitiva da Depressão. Porto Alegre: Artmed.

Caballo, V. E. (2003). Manual de Avaliação e Treinamento das Habilidades Sociais. São Paulo: Santos.

 

Capítulo de Livro

Apresentar este tipo de referência quando o livro consultado contém capítulos escritos por diferentes autores e foi organizado por um autor ou grupo de autores. Nesse caso, devem ser apresentadas as referências de todos os capítulos utilizados no trabalho.

Sobrenome do autor(es), iniciais dos nomes. (ano). Título do capítulo. Em iniciais do organizador. Sobrenome do organizador(es) (Org(s).), Título do livro (páginas do capítulo). Cidade: Editora.

Duarte, A. M. M., & Baer, D. M. (1997). Overselectivity in the naming of suddenly and gradually constructed faces. Em D. M. Baer & E. M. Pinkston (Orgs.), Environment and Behavior (pp. 210-218). Boulder: Westview Press.

 

Freud, S. (1996). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Em Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud, VII (pp. 119-228). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1905).           

 

Murta, S. G. (1999). Avaliação e manejo da dor crônica. Em M. M. de Carvalho (Org.), Dor: Um estudo multidisciplinar (pp. 174-194). São Paulo: Summus.

 

Livro, terceira edição, Jr. no nome

Mitchell, T. R., & Larson, J. R., Jr. (1997). People in organizations: An introduction to organizational behavior (3ª ed.). New York: McGraw-Hill.

 

Livro editado

Gibbs, J. T., & Huang, L. N. (Eds.). (1991). Children of color: Psychological interventions with minority youth. San Francisco: Jossey-Bass.

 

Livro sem autor ou editor

Merriam-Webster’s collegiate dictionary (10ª ed.). (1993). Springfield, MA: Merriam-Webster.

(No texto, use algumas palavras do título ou o título inteiro com o ano de publicação. Exemplo: (Merriam-Webster’s Collegiate Dictionary, 1993).

 

Livro, edição revisada

Rosenthal, R. (1987). Meta-analytic procedures for social research (Rev. ed.). Newbury Park, CA: Sage.

 

Vários volumes em um trabalho editado em mais de um volume, publicação durante um período de mais de um ano

Koch, S. (Ed.). (1959-1963). Psychology: A study of science (Vols. 1-6). New York: McGraw-Hill.

No texto cite assim: (Koch, 1959-1963).

 

Manual Diagnóstico e Estatístico de Distúrbios Mentais

American Psychiatric Association. (1994). Manual Diagnóstico e Estatístico de Distúrbios Mentais (4ª Ed.). Washington, DC: APA. 

 

Neste caso, a associação entra como autor e publicador.

No texto, cite o nome da associação e do manual completo na primeira vez.

Nas citações subsequentes, pode abreviar. Exemplo: DSM-IV (1994) ou DSM-IV-TR (2000).

 

Livro traduzido

Beck, A. T., Rush, A. J., Shaw, B. F., & Emery, G. (1997). Terapia Cognitiva da Depressão (S. Costa, trad.). Porto Alegre: Artmed.

Tradução de um artigo ou capítulo de livro editado, volume de um trabalho com múltiplos volumes, trabalho republicado

Freud, S. (1961). The ego and the id. In J. Strachey (Ed. & Trans.), The standard edition of the complete psychological works of Sigmund Freud (Vol. 19, pp. 3-66). London: Hogarth Press. (Original work published 1923).

(Na tradução para o português, use a abreviação trad. para o tradutor)

 

Artigos de Periódicos.

Este tipo de referência inclui revistas científicas, jornais, revistas populares, folhetos periódicos de uma instituição, etc. 

Sobrenome do autor(es), iniciais dos nomes. (ano). Título do artigo. Nome do periódico, volume, páginas.

 

Britto, I. A. G. S. (2004). Sobre delírios e alucinações. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva6, 61-71. 

 

Duarte, A. M. M., & Baer, D. M. (1994). The effects of self-instruction on preschool children´s sorting of generalized in-common tasks. Journal of Experimental Child Psychology, 57, 1-25.

 

Guimarães, J. G., Torres, A. R. R., & Faria, M. R. G. V. (2005). Democracia e Violência Policial: O caso da Polícia Militar. Psicologia em Estudo10 (2), 165-173.

 

Artigo de revista

Kandel, E. R., & Squire, L. R. (2000, November 10). Neuroscience: Breaking down scientific barriers to the study of brain and mind. Science, 290, 1113-1120.

 

Artigo com mais de seis autores

Wolchik, S. A., West, S. G., Sandler, I. N., Tein, J., Coatsworth, D., Lengua, L., et al. (2000). An experimental evaluation of theory-based mother and mother-child programs for children of divorce. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 68, 843-85.

 

(Observe que neste caso, só os seis primeiros autores aparecem na referência).

 

Artigo de jornal diário sem autor

New drug appears to sharply cut risk of death from heart failure. (1993, July 15). The Washington Post, p. A12.

 

No texto, use uma forma reduzida do título com o ano.

Exemplo: (“New Drug”, 1993)

 

Artigo de jornal diário, páginas descontinuadas

Schwartz, J. (1993, September, 30). Obesity affects economic, social status. The Washington Post, pp. A1, A4.

 

Dissertações e Teses

Sobrenome do autor(es), iniciais dos nomes. (ano). Título. Dissertação de Mestrado (ou Tese de Doutorado), Universidade, Cidade.

Bueno, G. F. T. (2003). Efeitos do treino do comportamento verbal baseado em seleção e baseado em topografia: aquisição e emergência de relações inversas. Dissertação de mestrado não publicada, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.

 

Trabalhos e Painéis Apresentados em Congressos e Não Publicados Sobrenome do autor(es), iniciais dos nomes. (ano, mês). Título do trabalho. Trabalho (ou Painel) apresentado no Congresso, Cidade, Estado.

Banaco, R. A., Kerbauy, R., & Duarte, A. M. M. (2005, setembro). O ambiente clínico pode ser um laboratório de pesquisa? Trabalho apresentado no XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, Campinas, SP.

 

Trabalhos Institucionais

Instituição (ano). Título. Outras informações importantes.

American Psychological Association (2001). Publication manual of the American Psychological Association. Washington, DC: British Library. Conselho Federal de Psicologia (1987). O perfil do psicólogo. Dados preliminares.

 

Manuscrito não-publicado (não submetido à publicação)

Guimarães, J. G. (2005). A perspectiva psicossociológica da Psicologia Social. Manuscrito não publicado.

 

Manuscrito em preparação ou submetido à publicação, mas ainda não aceito

Guimarães, J. G., Torres, A. R. R., & Mendonça. H. (2007). Assédio moral e bem-estar: um estudo exploratório em corporações militares

Manuscrito submetido à publicação.

 

Enciclopédia ou dicionário

Bergmann, P. G. (1993). Relativity. In The new encyclopaedia Britannica (Vol. 26, pp. 501-508). Chicago: Encyclopaedia Britannica. 

 

Sadie, S. (Ed.). (1980). The new Grove dictionary of music and musicians (6th ed., Vols. 1-20). London: Macmillan.

 

Trabalhos de um mesmo autor

Apresentar em ordem cronológica:

Kim, L. S. (1991).

Kim, L. S. (1994).

Se os trabalhos forem do mesmo ano, colocar as letras ao lado do ano, de

acordo com a ordem de apresentação do trabalho no seu artigo/anteprojeto:

Kaufman, J. R. (1990a). Control ...

Kaufman, J. R. (1990b). Roles of ...

 

Comunicações Pessoais

Quando a informação apresentada no texto foi obtida através de reunião de estudo, pesquisa, orientação, telefonema ou e-mail, e a mesma ainda não foi publicada, fazemos a referência como comunicação pessoal. As citações devem ser apresentadas apenas no texto e não na seção de referências. Elas são apresentadas no corpo do texto ou em notas de rodapé.

Iniciais dos nomes. Sobrenome do autor(es) (comunicação pessoal, data completa).

Ou

(Iniciais dos nomes. Sobrenome do autor(es), comunicação pessoal, data completa).

  1. Green (comunicação pessoal, 12 de maio de 1998).

(L. Green, comunicação pessoal, 12 de maio de 1998).

 

Trabalhos Retirados da Internet

Forneça endereços que funcionem. Tenha cuidado ao digitar os endereços. No mínimo, uma referência de uma fonte da Internet deve fornecer um título ou descrição de documento, uma data (seja a data de publicação ou atualização ou a data do acesso) e um endereço (em termos da Internet, um localizador de recursos uniforme, ou URL – uniform resouce locator). Quando a informação estiver disponível, identifique os autores do documento.

A 6ª edição do Manual de Publicação da APA recomenda que, ao final de referências tiradas da internet, seja digitado o número do DOI (Digital Object Identifier) que identifica objetos de propriedade intelectual. Quando o número não estiver disponível, deve-se informar o URL. Exemplos:

DOI

Fleischman, D. A., Wilson, R. S., Gabrieli, J. D. E., Bienias, J. L., & Bennett, D. A. 2004). A longitudinal study of implicit and explicit memory in old persons. Psychology and Aging, 19, 617-625. doi: 10.1037/0882- 7974.19.4.617

URL

Wheeler, D. P., & Bragin, M. (2007). Bringing it all back home: Social work and the  challenge of returning veterans. Health and Social Work, 32, 297-300. Retirado de http://www.naswpressonline.org

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.