O papel da escola frente a alunos inseridos em contextos de violência familiar e comunitária

Autores

  • Karina Campos Pereira da Silva
  • Camila Gabriel Meireles Amorim

Palavras-chave:

Escola, violência familiar, violência comunitária

Resumo

O objetivo deste artigo foi de analisar o papel da escola frente a situações de violência familiar e comunitária em que os alunos estão inseridos e que são apresentados no comportamento e no rendimento escolar destes. Em termos metodológicos, foi utilizada a estratégia de estudo de caso, com uma coordenadora pedagógica de uma escola localizada na região de Venda Nova / Belo Horizonte - MG. Os dados coletados foram analisados a partir de duas categorias de análise: violência familiar e violência comunitária, com os quais foi possível concluir que, a escola assume frente à comunidade e a família um papel importante de identificação de manifestações de violência, porém, nos casos de violência familiar, a naturalização da violência física e psicológica, que em muitos casos não motiva a escola a acionar órgãos de proteção à infância. No que se refere à violência comunitária, a ausência de equipamentos sociais e de segurança pública no território onde a escola está localizada, podem compelir esta, a assumir de forma isolada a função de protetiva as crianças e adolescentes, envolvidas com o tráfico de drogas.

Publicado

2022-02-14