O papel das práticas parentais educativas no desenvolvimento do transtorno de conduta

Autores

  • Giovanna de Souza Gouveia
  • Amanda Thaynara Moreira da Silva Centro Universitário Campos de Andrade
  • Aislan José de Oliveira Gran Faculdade
  • Luiz Roberto Marquezi Ferro Universidade Paulista - Unip e Universidade Anhembi-Morumbi; Universidade Ibirapuera
  • Deise Léia Farias Hofmeister Gran Faculdade
  • Manuel Morgado Rezende Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.55391/2763-7883.2023.2947

Palavras-chave:

Transtorno de Conduta, Poder Familiar, Cuidados Parentais

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar através da literatura o papel das práticas parentais educativas no desenvolvimento do transtorno de conduta. Trata-se de uma revisão de literatura sistemática de natureza qualitativa e descritiva. As buscas foram realizadas nas bases de dados BVS, Scielo e Pepsic. Foram identificados 79 artigos e, com a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 7 que contemplavam o objetivo principal do estudo. A partir da análise desses estudos foi possível observar que as práticas educativas negativas podem influenciar o desenvolvimento de comportamentos antissociais.

Palavras-Chave: Transtorno de Conduta, Poder Familiar, Cuidados Parentais 

Biografia do Autor

Giovanna de Souza Gouveia

Psicóloga Clínica

Amanda Thaynara Moreira da Silva, Centro Universitário Campos de Andrade

Psicóloga Clínica

Aislan José de Oliveira, Gran Faculdade

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, doutor em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo, Mestre em Psicologia, Especialista em Dependências Químicas e Avaliação Psicológica. Atua como Psicólogo clínico e professor universitário com experiência na área de Psicologia clínica e Avaliação Psicológica, com ênfase em Dependências Químicas atuando principalmente nos seguintes temas: Tratamento (Comunidades Terapêuticas, Clínicas e Centro de Atenção Psicossocial), estruturação de serviços de tratamento, desenvolvimento, análise, avaliação e implementação de Programas Terapêuticos. Atualmente é coordenador do curso de Psicologia e coordenador do Núcleo de Inovação, Pesquisa e Extensão (NIPE) do Gran Centro Universitário.

Luiz Roberto Marquezi Ferro, Universidade Paulista - Unip e Universidade Anhembi-Morumbi; Universidade Ibirapuera

Doutor em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca. Possui pós graduação (especialização) em filosofia e ensino de filosofia (2011) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais; em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, pela Universidade Estácio (2020); em Neuropsicologia, pelo Instituto de Graduação e Pós Graduação - IPOG (2022) e em Psicologia Hospitalar, pela Universidade de Araraquara - UNIARA (2021). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista - UNIP (2011), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2007). Foi professor no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirao Preto e da Universidade São Judas Tadeu (SP). Atualmente é docente na Universidade Paulista - UNIP (Campus Araraquara) e da Universidade Anhembi-Morumbi (SP). Tem se dedicado a pesquisas nas áreas de consumo abusivo/dependência de álcool, tabaco e outras drogas na população geral e entre universitários; questões ligadas a violência; e promoção de saúde entre universitários. É membro fundador da Liga de Fenomenologia e Humanismo na Universidade São Judas Tadeu. Na clínica tem atendido clientes (pacientes) e supervisionado casos de profissionais na área da psicologia na Abordagem Fenomenológica Existencial Humanista.

Manuel Morgado Rezende, Universidade Metodista de São Paulo

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 1979), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas, 1993), doutorado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1999) e Pós-Doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade do Algarve (UALG), Portugal. Professor Titular da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Professor aposentado da Universidade de Taubaté (UNITAU). Presidente fundador da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (ABPSA, 2006-2008 e 2015-2018). Editor da Revista Mudanças: Psicologia da Saúde (2008-2011). Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamenta. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: riscos à saúde mental e à vida, abuso de substâncias, prevenção e tratamento de dependência de drogas, paternidade e promoção de saúde grupal e comunitária. Editor Associado da Revista Psicologia Saúde & Doenças. Membro do Conselho Científico da Revista Latino-americana de Psicopatologia Fundamental.

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Publicado

2023-10-03