A RELEVÂNCIA DA FAMÍLIA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA CIDADE DE CURITIBA/PARANÁ

Autores

  • Gabriele Maurício Czekailo Uniandrade
  • Renata Centro Universitário Campos de Andrade

Palavras-chave:

Leitura, Hábito, Desenvolvimento, Vocabulário

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar o hábito de leitura da família para o auxílio no letramento literário e no processo de alfabetização de crianças que estudam em escolas privadas e públicas do município de Curitiba. A pesquisa trouxe com questionamento: Será que o exemplo de pais leitores, que possuem o hábito de ler com seus filhos, os ajudará de alguma forma para que se tornem letrados e alfabetizados. Tendo como objetivo geral: Conhecer as relações das famílias com as práticas de leitura no contexto de um grupo de crianças na fase de letramento e alfabetização da cidade de Curitiba. Um dos principais objetivos específicos traz a questão: Compreender que a leitura, como exemplo o ambiente que o aluno está habituado a conviver, será mais simplificado adentrar com a prática de leitura. A pesquisa teve como sustentação teórica Leda Verdiani Tfouni (2010), Magda Soares (2003 e 2004) e Paulo Freire (1987). A importância de as crianças terem seus familiares como exemplos nesta fase é essencial para um completo desenvolvimento. O momento de leitura familiar não deve ser algo exaustivo, ao contrário, deve ser um momento de entusiasmo, onde as crianças irão se divertir e aprender muito mais.

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Publicado

12.07.2022