Sobre a Revista

Política Editorial

A política editorial estabelece princípios, diretrizes e responsabilidades para autores, editores e avaliadores, com o intuito de garantir a qualidade do conteúdo publicado. Neste sentido, é fundamental que as informações sobre o escopo, o processo de avaliação e o acesso ao conteúdo sejam divulgadas de acordo com os padrões éticos e com as responsabilidades na comunicação científica recomendados.

Foco e Escopo

Os ANAIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (e-ISSN 1980-2544) é um periódico científico que tem por objetivo contribuir na divulgação dos trabalhos de conhecimento MULTIDISCIPLINAR realizados pelos discentes e docentes da Uniandrade durante o evento anual de Iniciação Científica da instituição. Os trabalhos são publicados em forma de resumo expandido, e compreendem temas relacionados às áreas do conhecimento dos cursos da instituição. O evento acontece anualmente, sempre no segundo semestre letivo, sendo a publicação dos anais realizada no primeiro bimestre do ano seguinte.

Processo de Avaliação

Todas as submissões aos Anais de Iniciação Científica da Uniandrade serão avaliadas por um processo de revisão às cegas. Os resumos originais serão avaliados por um parecerista, especialista na área de concentração do trabalho submetido. 

Importante salientar que, antes de serem encaminhados ao parecerista, os resumos passam por uma revisão preliminar que avalia a adesão do resumo ao template e às normas de formatação da seção (ABNT ou VANCOUVER). O resumo somente é encaminhado aos pareceristas para a avaliação do conteúdo se estiver de acordo com o template e normas de formatação da sessão. Caso o resumo esteja em desacordo com a normativa, ele será rejeitado e o autor poderá fazer os devidos ajustes e realizar uma nova submissão se o prazo para novas submissões ainda estiver vigente.

Se aprovado, o autor recebe o parecer e deve fazer as correções sugeridas e devolver o resumo em sua versão final.

Os pareceristas indicarão uma das quatro decisões possíveis abaixo:

  • Aceitação para publicação;
  • Pequena revisão;
  • Grande revisão ou;
  • Rejeição.

O autor deverá estar atento ao andamento do processo editorial em curso e realizar as correções sugeridas pelo parecerista, quando solicitado e dentro do prazo vigente. Todo o processo de comunicação será realizado por meio  da plataforma.

Após a aceitação final pelo editor, o(a) autor(a) recebe o parecer final: aceite ou não para publicação no anais da Semana Científica da Uniandrade. Pequenas revisões podem ser solicitadas nesta etapa.

Periodicidade

  • A Revista de Iniciação Científica da Uniandrade é uma publicação anual.

Indexação

  • Google Acadêmico

Submissões

Para submeter o trabalho, os autores devem enviar um resumo expandido. Eles podem optar por um dos modelos abaixo indicados:

  1. Template 1 (ABNT): Citar as referências e referenciar no texto, use as normas da ABNT.
  2. Template 2 (Vancouver): As citações e referências no texto devem seguir as normas da Vancouver.

Leia todas as instruções aos autores para submissão.

Polí­tica de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.