O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Daniele Oliveira Alves Rodrigues Uniandrade

Palavras-chave:

Brincar, Educação Infantil, Consciência Pedagógica, Protagonismo

Resumo

O presente trabalho tem como tema a aprendizagem na educação infantil. O objetivo é abordar como se dá o processo de ensino-aprendizagem utilizando de brincadeiras para alcançar os resultados da intencionalidade pedagógica e identificar as contribuições que o ato de brincar traz para a sala de aula. Pretendesse compreender a importância de brincar e da organização dos espaços para que essa brincadeira seja desafiadora e possibilite inúmeras propostas. Entendesse a brincadeira como um espaço de imaginação e reinvenção da realidade em que os estudantes se envolvem desde muito cedo. Assim, a ideia é averiguar se pode ser benéfico e se pode, de fato, servir para ampliar a capacidade de desenvolvimento e aprendizagem dos conteúdos de maneira assertiva e técnica, na educação infantil. Utilizando-se como ferramenta de pesquisa entrevistas com alguns profissionais da educação e estudantes da instituição, foram utilizados como metodologia de pesquisa e análise de resultados. A escolha deste tema surgiu das observações dos estágios realizados e dos diálogos com profissionais de educação infantil, para que se tenha a compreensão e aquisição desse trabalho por meio do lúdico com os estudantes, tendo em vista a melhoria na qualidade da educação, o bem-estar dos estudantes.

Downloads

Publicado

25.05.2023